23 maio 2013

O Cavaleiro Fantasma, de Cornelia Funke

Jon Whitcroft acabou de ser mandado a um internato e sua mãe está de namorado novo, existe algo mais lamentável? Sim! Ele deixou pra trás seus amigos, irmãs e cachorro, além de ter  passado dias tendo pesadelos com a sua mais nova escola. Como se tudo já não estivesse ruim o bastante, ele passa a ser perseguido, na nova cidade, por assustadores fantasmas que desejam vingança por coisas que aconteceram até mesmo antes da mãe de Jon ser nascida. 

Ninguém na nova escola parece acreditar que Jon realmente viu fantasmas, o que o leva a inventar uma desculpa para o seu surto no dia anterior. Apenas Ella acredita no garoto e vai até ele descobrir exatamente o que está acontecendo. Ela é uma garota esperta, neta de uma estranha senhora, que cria sapos e leva a vida fazendo visitas guiadas sobre fantasmas nas igrejas locais. Zelda entende tudo de fantasmas, e Ella não fica atrás, a garota ajudará Jon a desvendar um dos maiores mistérios sobre o passado de sua família.

O Cavaleiro Fantasma carrega o selo jovem da Companhia das Letras e foi escrito por uma das mais premiadas autoras da literatura infanto-juvenil atual. Cornelia Funke encanta sempre em suas obras e esse livro não fica atrás, ela mistura o sobrenatural com o cotidiano de um jeito que fica fácil acreditar que fantasmas realmente existem e é nesse contexto em que se desenrola o livro. 
A narrativa em primeira pessoa de Jon é muito envolvente e ele é um menino adorável, mas meu personagem favorito foi exatamente aquele que empresta seu nome ao título. O Cavaleiro Fantasma é um herói, daqueles que têm um lado sombrio e um pouco assustador, mas seu coração é nobre e sua causa é justa. O livro tem um contexto real, os cenários existem, de fato, e os personagens são inspirados em pessoas que a autora conhece, o que dá uma beleza a mais à trama.

A capa do livro também me deixou apaixonada, apesar de meio difícil de se ver pela foto, ela tem detalhes em prata e branco além de ter uma ilustração maravilhosa. Mesmo acreditando que não se deve julgar um livro pela capa, ao abrir o envelope e olhar para o desenho, eu tive certeza de que este seria um daqueles livros que não parariam na minha estante, porque merece ser lido e apreciado por todos.

Fernanda Evangelista

0 comentários: