19 julho 2011

Cartas ao Harry Potter por Bill Adler

 
   Como troquei meu dia (ontem) com a Letícia, a resenha da semana passou para a terça-feira. A postagem dela irá ao ar na quinta.

Título: Cartas ao Harry Potter

Título original: Kids' letters to Harry Potter from around the world
Seleção das cartas e entrevistas por: Bill Adler
Tradução: Alzira Allegro e José Garcez Ghirardi
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 190
ISBN: 978-85-99560-20-4
Edição: São Paulo 2007
Gênero: Coletânea de cartas infantis
Onde comprar: R$9,90 na Saraiva
   Em uma coletânea muito especial de cartas de criança de todo o mundo, incluindo 10 cartas de leitores brasileiros, fãs do muitíssimo popular Harry Potter compartilham com seu herói e mago seus segredos, sonhos, preocupações e fantasias. Para esses jovens leitores, os livros de Harry Potter tornaram-se senhas e portas de entrada para um mundo de magia e de aventuras extraordinárias. Porém, conforme as cartas e entrevistas neste livro encantador mostram, foi no próprio Harry Potter que as crianças descobriram a magia ainda mais incrível – a amizade.

   Primeiramente, obrigada pela editora parceira do blog, a Novo Conceito, por ter mandado dois exemplares de Cartas ao Harry Potter. Nesta sábado terá uma promoção potteriana especial.

“Acho que as crianças gostam de Harry Potter porque os livros têm a mistura exata de mistério, mágica e reviravoltas inesperadas na história. Os valores que estão por trás também marcam as crianças, e elas sempre querem ler mais.”
Ann, 12 anos – Chulavista, Califórnia

   É nesse clima doce de sonhos de crianças que acompanhamos Cartas ao Harry Potter, um livro encantador que reúne os mais distintos fãs do bruxo vindos de todas as partes do mundo. Há cartas de estadunidenses, canadenses, australianos, neozelandeses, irlandeses, ingleses, sulafricanos, filipinos, indianos e, ao fim, uma seleção especial que a Novo Conceito fez com 10 cartas de crianças brasileiras.
   Importante avisar sobre o fato de que, quando a edição americana foi lançada, a saga estava apenas em seu quarto livro (O Cálice de Fogo), e o primeiro filme ainda era um projeto. Muitas personagens queridas não foram citadas pelas crianças, além de alguns fatos por todos nós conhecidos. Como a edição brasileira foi publicada em 2007, as cartas brasileiras já falam sobre a série até o sexto volume (O Enigma do Príncipe), se não me falha a memória.
   Ao ler esta coletânea, impossível não me recordar da época em que tinha a mesma idade que algum dos remetentes e que aspirava às mesmas coisas. É uma leitura utópica, onírica. Meninos e meninas que sonham em voar na Firebolt, que dizem comunicar-se com Hermione, que adorariam lançar feitiços em seus pais e que lamentam pela orfandade de Harry. Crianças e, não apenas crianças, mas também pré-adolescentes e adolescentes até 16 anos dedicam linhas cheias de carinho ao bruxo que os fez crer em magia, que os fez ficarem aguardados até tarde esperando na fila da livraria pelo próximo lançamento, ou então acompanhando angustiosamente o Torneio Tribruxo, presenciando a volta de Voldemort, Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado.

“Acho que a J.K. Rowling não devia se apressar para escrever os livros. Assim eles ficam melhoras e também porque, se ela escrever rápido demais, eu vou ler rápido demais e o mundo maravilhoso de Harry Potter vai acabar”.
Kevin, 11 anos – Stratford, Connecticut

   Harry Potter, caro Kevin, vive dentro de nós.
   As cartas são muito bem organizadas, algumas são de escolas específicas nas quais os alunos falam de como haviam conhecido o mundo do bruxinho, falam que suas professoras liam em voz alta os livros na sala de aula. Falam de uma paixão mundial de forma tão inocente, tão gostosa que é impossível não se render. Além do que eles escreveram a Harry, há – com alguns – entrevistas de Bill Adler perguntando a respeito do futuro da série, se Harry e Hermione deveriam ficar juntos e, quanto a isso, quase todos torceram o nariz.

“Não acho que o Harry e a Hermione foram feitos um para o outro. Acho que seria mais bonitinho se a Hermione e o Rony terminassem juntos.”
Karen, 15 anos – Davado City, Filipinas

   Além dos textos há, em algumas páginas, imagens belíssimas que remetem à magia, não exatamente a Harry Potter, mas ao mundo bruxo em geral. Todas da ilustradora Syrena Doné, como esta ao lado.
   Ao fim, recomendo a leitura a todos os fãs da série e àqueles que querem apegar-se ao gostinho da infância potteriana mais uma vez. Ótima também para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental compartilharem com a classe, os alunos adorariam, provavelmente. Apenas não darei uma nota melhor porque a infantilidade cansa às vezes quem não é mais criança, são muitas cartas e faltou-me o interesse em alguns instantes, o que não torna o livro ruim, de qualquer forma.


Avaliação Geral:
3 de 5 (Bom)

Beijinhos,




 

22 comentários:

Aione Simões disse...

O livro deve ser muito fofo!
Eu não sabia que tinha sido lançado antes dos filmes e na metade da série!
Beijos!!

Thaís Varine disse...

Eu adoraria ler esse livro!
Adorei a parte de que a menina disse que Ron e a Hermione ficariam melhor juntos do que ela com o Harry ;D

Beijos

Gabriella Matos disse...

Não sou muito fã de Harry Potter =\
Pra falar a verdade eu assisti só 1 filme, mas não atendi a historia e desisti!! haha

Beijos
http://withbossa.blogspot.com/

Caíque Pereira disse...

Sou potterfanático desde 2003, quando uma prima me aconselhou a alugar o DVD de 'A Pedra Filosofal', e desde então foi só amor, ou melhor, magia. Namoro esse livro há muito tempo, mas nunca achei para vender, é ótimo saber que a Rocco não é a única editora brasileira a investir em Harry Potter. Acho que deve ser divertido ler o que outros fãs de outras nacionalidades podem achar de Harry Potter, acho que muita coisa diferente e interessante saiu daí. Entendo o ponto em que disse que, às vezes, a leitura se torna chata e cansativa pela infantilidade, mas acho que o livro não é para ler com essa obrigação de dar nota, de redigir uma opinião sobre ele, é para aproveitar, rir e se divertir lendo as cartas, sem se preocupar com o tempo ou com as condições, bom, é assim que eu lerei, não planejo nem fazer resenha dele (: Beijão Ana!

;* Livros, Letras e Metas

Carla Wolf disse...

Nossa,já tinha ouvido falar do livro 'Fãs de Harry Potter' não desse,tenho uma amiga que vai amar esse livro!
http://caahwolf.blogspot.com/

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Adorei a dica de livro... realmente as historias de Harry Potter é de encher os olhos e a imaginação!!
Beijooooooos
^.^

Alessandra disse...

Não sabia desse livro, vou ver se compro. Deve ser lindo *-*

Garota de Cristal

Entre Fatos & Livros disse...

Eu estou de olho nesse livro.Deve ser mto fofo e gostoso ver como compartilhamos o carinho pelo bruxinho mais amado do mundo.

Amo HP e ainda não estou mto conformada com o fim. =/

Já q vc gosta de Hp, dá uma olhadinha no post de hj. Ringue Literário Especial HP, com linha do tempo, curiosidades, citações...

http://twixar.com/0FEdCMuje

BjoO
Pri
Entre Fatos e LIvros

Beatriz Gosmin disse...

Haha, resenhei este livro hoje no meu blog!

Ele é muito fofo!
Fiquei adimirada e feliz quando li as cartas das crianças, elas mostram como HP é importante pra elas.

Beijos

Bia | Blog Livros e Atitudes

Chel Lima disse...

Este livro para ser uma delícia de ler! *-* Sempre tive vontade de lê-lo, na verdade. Acho que tudo o que leva o título Harry Potter me dá uma certa curiosidade (vício!xD). Adorei sua resenha, falou bem do livro. Quero ler, as cartas parecem muito lindas *-* Beijos,

Rachel Lima
http://etcoetra.blog.br

mamãe blogueira disse...

Gostei!!!
Minha filha é viciada em Harry Potter.
Estou seguindo,quem quiser seguir
http://dheboravitoria.blogspot.com/

Siga que sigo de volta.bjao

Clarissa Santos disse...

Vi HP7-2 ontem e me desfiz em lágrimas... acho q se eu ler eu livro, vou inundar a Terra com um tsunami lacrimal! :~~~
respondendo seu comentário, Um certo capitão rodrigo e Ana terra são, na verdade, capítulos da trilogia O Tempo e o Vento do Veríssimo! Eles foram publicados separadamente por serem estórias fechadas. :)
Beijos

Anônimo disse...

Adorei seu Blog. e ja me tornei segudor!! me siga tbm. Hoje no nosso site tem leilão 100% Grátis
www.bidubidu.com.br... Se cadastre.

Blog: http://bidubidu.blogspot.com/

Sucesso!!

Universo Literário disse...

Oi, Ana! :D

HP entrou na minha vida há pouco tempo graças aos meus colegas de faculdade. Não sou nem de longe uma verdadeira potteriana (fã árdua de longa data), mas estou me tornando uma aos poucos. A magia da série e tudo que a cerca me encantaram literalmente. Adorei os filmes e estou a caminho da leitura dos livros que, por sinal, eu já tenho (e já iniciei). \O/ Mas, quer saber? Sou sim uma potteriana! Mesmo em pouco tempo, eu soube apreciar o que Harry tem de melhor, e cada ensinamento transmitido por ele e seus amigos. Estou apaixonada por esse trio e por cada detalhe na qual pude me agarrar... é algo inexplicável em meio a tantos detalhes na qual poderia passar o resto da tarde aqui falando. Talvez soe um tanto poser, mas você como fã de verdade, deve me entender. São sentimentos que apenas existem... que foram plantados em mim e que continuarão vivos por muito tempo.

O livro parece ser muito bom, e é uma excelente dica de leitura. \O/ Adorei!

Beijão. :*
Fran.

j disse...

Ai, que coisa mais fofa! Deve ser uma obra linda, cheia de sonhos, e nos ajuda a repassar cada sentimento único que tivesmo com HP.
Adorei!

Beijos

Fernanda Assis disse...

Ei Ana,

Ai que fofo, eu não tinha tido curiosidade de ler este livro ainda e agora adorei. ^^

bjo
Nanda

Paola Aleksandra disse...

Oi

Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas além de lindo ele deve ser muito fofo, pois, imagino que deva haver muito sentimento nessas cartas.

Beijokas

Livros & Fuxicos

Aleksandro Machado - Crokup. disse...

Passei só para te desejar um feliz dia do amigo querida *-*.

mil beijos

www.crokup.blogspot.com

Thaís disse...

os livros sempre sao melhores q os filmes neh?
gostei do teu blog flor
estou seguindo
da uma passadinha la no meu, se gostar segue tbem

bjuu

http://tahbeauty.blogspot.com/

Liliana disse...

Olá,

Primeiro obg por comentar no meu blog, adorei sua visita. Gostei muito das colunas, adorei o top 10 fotografias, e quanto as cartas para Harry Potter, é a primeira vez que leio sobre esse livro, mas gostei bastante, é diferente e tb é fofo... surge uma interação entre os personagens e os leitores. ^^

Parabéns pelo post, sucesso!
Espero sua visita mais vezes ;**

Letícia disse...

Como fã de HP, já conhecia o livro, mas o post foi ótimo, deu pra conhecer mais, vou até comprar!

Aline Gasparini disse...

Ah, acho a capa desse livro super fofa, e como fã de Harry Potter, com certeza não poderá falta na minha estante. Adorei a resenha ;*

Beijos&beijos
Book is life