18 setembro 2011

Cinema cult - Enquete #1

Uma boa tarde ao leitor do Na Parede do Quarto!

Quem aqui se lembra daquela postagem na qual vim com a ideia da coluna Cinema Cult (aqui)? No geral, para quem não leu, a proposta era trazer resenhas de um cinema um pouco mais erudito do que aquele com o qual estamos acostumados nas salas de sétima arte de todo o Brasil.

Pensando nisso e de qual maneira poderia dar início oficialmente à coluna, resolvi que a cada mês traria ao blog o texto crítico voltado a um filme de um país específico, que seria escolhido por vocês. Para começarmos do alto, com muita qualidade, cheguei à conclusão de que Setembro seria o mês da Itália e, hoje, além de trazer a vocês algumas considerações a respeito dele, selecionarei três filmes para uma enquete que ficará disponível até a quinta-feira aqui no blog. No próximo domingo, teremos a resenha do vencedor.

Sobre o cinema italiano...
O cinema italiano é mais próxima à arte propriamente dita, sendo, juntamente com a França, o maior vencedor de Oscar de Filme Estrangeiro e de muitos outros festivais conceituados ao redor de todo o mundo.
Tal contato com a arte deve-se também ao próprio continente do qual é proveniente. A Europa hospeda muitos dos maiores cineastas do mundo e suas relações artísticas vêm de muito tempo atrás.

Em termos de história, assemelha-se, em alguns pontos, ao cinema brasileiro. Enquanto nos anos 70 a Itália levava seus filmes populares de comédia às casas dos conterrâneos, o Brasil vinha com o gênero cômico da pornochanchada.

Algumas décadas atrás surge o neorrealismo que acabaria por se tornar a principal corrente italiana, seguidos de período de pós-guerra, trazendo filmes mais sérios e reflexivos.

Desde então, os longas produzidos na Itália são caracterizados pelo forte apelo artístico e sentimental, que não costumam abranger ao público dos filmes "domésticos", por assim dizer, vindos principalmente de Hollywood, com histórias comuns e que tendem a entreter apenas.

Entre os principais diretores italianos temos Michelangelo Antonioni, Mario Bava, Bernardo Bertolucci, Federico Fellini, Marco Ferreri, Nanni Moretti, Pier Paolo Pasolini, Vittorio de Sica, Giuseppe Tornatore, Luchino Visconti, Franco Zefirelli, entre outros.

Os filmes escolhidos de hoje... 

Título: Os Sonhadores
Título original: I Sognatori
Lançamento: 2003
Direção: Bernardo Bertolucci
Atores: Michael Pitt, Louis Garrel, Eva Green, Robin Renucci
Duração: 130 min
Gênero: Drama

Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.







Título: A Doce Vida 
Título original: La Dolce Vita

Lançamento: 1960
Direção: Federico Fellini
Atores: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux
Duração: 167 min
Gênero: Drama

O filme passa-se em Roma e conta a história de Marcello Rubini, um jornalista especializado em histórias sensacionalistas sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente, que passa a cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, por quem fica fascinado.





Título: Mediterrâneo
Título original: Mediterraneo
Lançamento: 1991
Direção: Gabriele Salvatores
Atores: Diego Abatantuono, Claudio Bigagli, Giuseppe Cederna, Claudio Bisio, Gigio Alberti, Ugo Conti, Memo Dini, Vasco Mirandola, Vanna Barba, Luigi Montini
Duração: 96 min
Gênero: Comédia, Guerra

O filme se passa na década de 40, quando um grupo de soldados é mandado para uma ilha da Grécia, mas não sabia que a sua missão era proteger o lugar contra Mussolini. Os anos passam e eles são esquecidos lá. 






Título: Estranhos Normais
Título original: Happy Family

Lançamento: 2011
Direção: Gabriele Salvatores
Atores: Fabrizio Bentivoglio, Margherita Buy, Fabio De Luigi, Valeria Bilello.
Duração: 90 min
Gênero: Comédia

Vincenzo (Fabrizio Bentivoglio) é um escritor decidido a escrever o roteiro de um filme. Desta forma cria uma história onde duas famílias se aproximam, após dois jovens de 15 anos resolverem se casar. Diante desta situação, Vincenzo cria personagens em que as mães são neuróticas, os pais mais loucos que seus filhos, as avós completamente malucas e os cachorros se apaixonam.




Título: Cinema Paradiso
Título original: Nuovo Cinema Paradiso

Lançamento: 1988
Direção: Giuseppe Tornatore
Atores: Antonella Attili, Enzo Cannavale, Isa Danieli, Leo Gullotta
Duração: 123 min
Gênero: Drama

Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.



Pois bem, e que comece a enquete! Qual desses filmes lhe interessou mais?
Deixe seu comentário e o seu voto na coluna ao lado.

Um bom domingo,


15 comentários:

Just Books disse...

Gostei da nova coluna Ana! Bem criativo ;D

Já votei na enquete, o que me chamou mais atenção foi o primeiro "Os Sonhadores".

Bj;*
Naty - Just Books !

Dani Vidal disse...

Bem, eu sou viciada em cinema clássico, visto que atualmente poucos são os filmes de qualidade que estão sendo lançados.
Mas vamos ao que interessa...E o meu voto vai paraaaa: La dolce vita.

O filme é maravilhoso, sem contar que é uma produção do Fellini.

Aione Simões disse...

Oi Ana!
Adorei a introdução sobre o cinema italiano!

Eu jurava que "Os Sonhadores" era francês! Não fazia idéia de que era italiano!
Já assisti ao filme e adorei!

Mas meu voto vai pra "Cinema Paradiso"! Não tive a oportunidade de assisti-lo, ainda, mas pelo que já ouvi a respeito, o filme é maravilhoso!

Beijos!

Luana Feres disse...

Não sou muito de assistir filmes cults, não por falta de vontade, mas por preguiça de procurar alguns bons, e baixar/alugar/comprar. Mas acho bacana da sua parte fazer dicas assim, o cinema é uma arte tão boa quanto o livro, dependendo da obra. Pode emocionar do mesmo jeito dependendo do autor. Ja vi umas citações da La dolce vita, foi onde surgiu o termo Paparazzi, né? E OS sonhadores parece ser muito bacana, foi o que mais me interessei. Louis Garrel, nhami!

Beijos
Mulher gosta de falar

Unknown disse...

Oi Ana, tudo bem? ^^

Lembro muito bem desse post no qual você falou sobre a ideia do cinema cult! Lembro também de ter achado e comentado que era uma ótima ideia!

Adorei essa sua breve retrospectiva histórica, pois nos insere um pouco no contexto dos filmes abordados!

Dentre os filmes citados o que mais tenho vontade de assistir é sem dúvida alguma o Cinema Paradiso, do qual já ouvi muito falar mas nunca o vi!

Os Sonhadores me chamou a atenção por ser protagonizado pela Eva Green, que é uma atriz que gosto! Também tenho muito vontade de ver A Doce Vida, e depois do Cinema Paradiso seria a minha próxima escolha!

Beijos

Anônimo disse...

Eu já vi Os Sonhadores, e é muito bom!
Me interessei por Estranhos Normais.

Unknown disse...

Pode ser todos?kkk. Desses eu já assisti Os Sonhadores e Cinema Paradiso, que são muito bons. Os outros eu quero assistir também =D.

Rapha disse...

Oiiii :D

Aninha nao assisti nenhum destes, mas tem um que vc deveria assistir e resenha-lo aqui é o Vermelho como o Céu, já assistiu? É maravilhoso!! (http://rapha-doceencanto.blogspot.com/2011/01/dica-vermelho-como-o-ceu-rosso-come-il.html)

Já votei na enquete ^^

Beeeijocas
@raphablog

Anônimo disse...

Eu nunca vi nenhum desses. Não sou um total cinéfilo, mas fiquei muito curioso quanto a estes filmes, porque eu me dei conta de que nunc avi nenhum filme italiano. :/ Acho que nem de outra de língua, só os hollywoodianos mesmo... rs Espero sua resenha, já votei na enquete. Beijos,

@minha_estante - Minha Estante

Anônimo disse...

Eu nunca vi nenhum desses. Não sou um total cinéfilo, mas fiquei muito curioso quanto a estes filmes, porque eu me dei conta de que nunc avi nenhum filme italiano. :/ Acho que nem de outra de língua, só os hollywoodianos mesmo... rs Espero sua resenha, já votei na enquete. Beijos,

@minha_estante - Minha Estante

Sthaelle disse...

Oi Ana!

Ainda não assistir nenhum filme da relação acima, mas me interessei bastante por " The dreamers"
e Happy Family ;)

Adorei o post, super criativo :)

Beijos
Thata e os Livros ~

Unknown disse...

Votei em cinema paradiso!! *-*
tenho uma musica da trilha sonora e acho ela LINDAAAA

Anônimo disse...

Eu realmente gostei dos filmes! E ah que delícia conhecer um pouco mais sobre a Itália *-*
Eu gostei de TODOS, quero assistir a TODOS, mas meu voto hoje vai pra Happy Family, só por que os cachorros se apaixonaram! ^.^
Beijos, Mila ♥

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

j disse...

Nossa, eu não assisti nenhum, mas todos parecem muito bons ;~ Acho que preferiria Cinema Paradiso ;D

Beijos

ka macedo disse...

Adoreei a idéia Ana!
Só não sei se voto em Cinema Paradiso (classiiico!) ou em Os Sonhadores (que parece ser bem interessante).
Gosto bastante desse lado do cinema. Na verdade, gosto de todos os lados e acho legal você fazer alguma coisa diferente assim :)

Ah, seus marcadores já chegaram simm. Estão perfeitos *-* Muito obrigada pela troca e pela notinha!

Beijoos
Minha Bagunça.
PS: E vou só avisar: está tendo uma promoção com marcadores autografados lá no blog :D se te interessar dá uma olhada lá