02 outubro 2011

Cinema cult Itália - Estranhos Normais

Título original: Happy Family

Lançamento: 2011 (Itália)
Direção: Gabriele Salvatores
Atores: Fabrizio Bentivoglio, Margherita Buy, Fabio De Luigi, Valeria Bilello.
Duração: 90 min
Gênero: Comédia


Vincenzo (Fabrizio Bentivoglio) é um escritor decidido a escrever o roteiro de um filme. Desta forma cria uma história onde duas famílias se aproximam, após dois jovens de 15 anos resolverem se casar. Diante desta situação, Vincenzo cria personagens em que as mães são neuróticas, os pais mais loucos que seus filhos, as avós completamente malucas e os cachorros se apaixonam.



   
Dando início à seção Cinema cult, que hoje vai parlar de Itália, o filme por vocês votado há duas semanas será nosso protagonista: a comédia de 2011, Estranhos Normais.
 
Antes de fazer quaisquer considerações a respeito dele, sinto-me no direito de ser um tanto quanto parcial e pessoal ao explicar os motivos que me levaram a adiar a resenha em uma semana. Fato um, Estranhos Normais é um filme recente, ainda deste ano, que teve sua estreia em julho. Fato dois, filmes italianos não são, exatamente, os mais fáceis de serem encontrados nos cinemas ou em downloads. Fato três, um filme que estreou em julho é antigo o suficiente para ter saído de cartaz e, em contrapartida, novo demais para já ter downloads e/ou DVDs disponíveis. Agora imagine como encontrar e conseguir assistir a este filme dentro de um prazo, sem exibições nos cinemas, downloads raríssimos e muitos sem terem sequer legenda... Adiei o prazo em uma semana. Encontrei um download dublado (pulos de alegria) e, infelizmente, ele me encaminhou a uma daquelas páginas de cadastre seu celular e assista. Gastei R$4,99 de créditos do meu aparelho. Entrei no site do Megaupload, e vi a imagem do filme, muito contente. Contudo tive outra surpresa... Precisava de senha para assistir a ele. Hora de procurar por senhas e usuários especiais no Google. Descubro o JDownloader, um programa que prometia permitir downloads sem as tais senhas requeridas e quase, quase, que esta resenha não saía hoje. Foi tudo por vocês. Acreditem.
 
Ao filme, dirigido por Gabriele Salvatores (que é um homem), o mesmo vencedor do Oscar de Melhor Estrangeiro em 1992 pela comédia Mediterrâneo (aquela na qual ninguém votou na enquete), Happy Family, o título original e muito mais interessante que o traduzido, a propósito, teve uma aparição silenciosa pela mídia, mas agradou consideravelmente a crítica que, em sua maioria, classificou-o como um "bom" filme.
 
O espectador vai acompanhar nessa típica comédia italiana a história de Ezio (Fabio de Luigi), um escritor/roteirista desgraçado com sua vida, que acaba de se divorciar e transferir a sua crise para a criatividade e o inseparável computador ao redigir uma história completamente atípica em que duas famílias de notáveis contrastes se unem pela decisão de seus filhos de 15 anos de se casarem.
 
Com um estilo de narração bem característico, impossível não nos divertirmos nos momentos em que Ezio entra em crise e as personagens reclamam com ele para que continuem sua história cômica com enfoque nos relacionamentos modernos.
 
A convivência entre a família rica de Filippo (Gianmaria Biancuzzi) e Caterina (Valeria Bilello), com a de uma classe social bem mais baixa, da adolescente rebelde Marta (Alice Croci) rende, em meio ao humor, até mesmo uma crítica ou uma forma de representar a sociedade contemporânea, as relações cada vez mais distanciadas no meio familiar, o individualismo e tudo mais que possa compor a Happy Family, título bem sarcástico, a propósito.
 
Personagens caricatos como a avó de Filippo, que sofre de Alzenheimer e a mãe do próprio Ezio, que garantiu uma participação especialíssima colaboram para que o filme seja uma típica comédia italiana bem agradável.
 
Como alguns críticos ressaltaram, há notáveis influências em Estranhos Normais de outras obras e cineastas famosos, dos quais destaco o já conhecido por todos, Tim Burton. Até mesmo a fotografia e a ambientação que mistura o humor com um lado mais "cult" típico do diretor em Meia Noite em Paris, por exemplo.
 
Por fugir dos padrões típicos e esperados de uma comédia comum, é pouco provável que você encontre por aí propagandas escandalosas ou muitos comentários a respeito do longa, que pouco se enquadra nos padrões do cinema doméstico por seu notável "quê" artístico, responsável por lhe render, inclusive, o Prêmio Pirelli na 6ª Semana do Cinema Italiano.
 
Estranhos Normais é a adaptação da peça teatral que Gabriele Salvatores (diretor do mesmo) produziu com Alessandro Genovesi e é válido para aqueles que estiverem em busca de uma boa comédia. Sutil, sem exageros, tudo na dose certa para o entretenimento do espectador.
 
Infelizmente, só encontrei o trailer sem legenda...
 
 
Um bom domingo a todos,


14 comentários:

Marina Oliveira disse...

Nossa, nunca tinha ouvido falar desse filme. Vou procurar. :)
Beeeijos

Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com

Aione Simões disse...

Oi Ana!
Você poderia ter adiado até por mais de uma semana com tantos imprevistos!
Mas posso te dar uma dica?
A maioria dos filmes que você for fazer download vão te redirecionar pra essa página que você deve cadastrar seu celular. Mas você não precisa cadastrá-lo.
Quando essa página abrir, olhe pro link na barra de navegação. Normalmente, o link para o megaupload (ou para outro site de download) estará lá no meio, camuflado no link da página que você está. Ou ele estará no meio do link, ou no final ou então invertido. Mas é só olhar, a maioria fica desse jeito que falei! Ai você seleciona o link da página de download, abre outra guia, cola lá e vai direto pra página sem precisar fazer cadastro!
Espero que tenha ajudado ^^

O filme parece ser bem interessante!
Tem o estilo italiano mesmo, pela comédia, e gostei da referência ao Tim Burton!

Beijão e boa semana!

Unknown disse...

aaaaadoooroo cinema europeu; vou dar um jeito de assistir esse parece ser muuuito bom de verdade *-*

Alinne disse...

Que chato isso do download, ter que fazer cadastro e ainda por cima perder créditos, geralmente procuro os sites que após alguns minutos liberam o download.
Esse filme não conhecia, parece ser bem legal, adoro filmes europeus.
Beijos.

Books e Desenhos

Renann disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renann disse...

Olá este filme é muito bom. ainda vou fazer um post sobre ele em meu blog http://www.filmesitalianos.com.br

Luana disse...

KKKKKKKKKKKKK Goste :)
Adoooro uma comédia :D

O último filme de comédia que eu assisti foi Professora sem Classe.
HAHAHA muito legal.

Esse também parece ser bem engraçado. E o interessante é que é uma comédia italiana né? Muito legal.



______

Ana, posso lhe pedir um favor, pode votar no GN2 na enquete do canto direito desse blog: http://www.rosachiclete.tk/

:)






Bjsssssssssss ! ;*

Just Books disse...

Essa coisa de ter de inscrever o celular para baixar algo é super chato D:

Mas que bom que você conseguiu baixar o livro, ele parece ser bem legal ;D

Bj;*
Naty - Just Books !

Karol (Blog Miss Carbono) disse...

Não faz meu tipo de filme, a verdade é que não sou muito fã de comédias (assisto mas é muito dificil dar risada e tal).
Mas assistiria se estivesse num bom dia (ou seja, final de semana o/)

Cara, serio, vc escreve muito bem! gostei muito da critica do filme =D

teh mais

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Que tempo corrido né meninas... eu gostei da dica, mais ainda estou tentando terminar um livro, um anime e ver um filme... rsrsrsrs... aí aí... passando aqui e deixando um kissu enorme!! =D

Bruna Tenório disse...

Que demais! Nunca tinha ouvido falar nesse filme, e imagino a dificuldade para encontrá-lo... vou procurar e ver se encontro pra baixar, fiquei com vontade de ver!

Unknown disse...

Oi Aninha, Nossa que jornada para você conseguir finalmente fazer o download do filme ^^ Ainda bem que conseguiu e parabéns por não ter desistido =)

Acho que esse é o tipo de filme que vou adorar, com um quê de cult, sarcástico, um filme de arte com uma certa influência do Tim Burton (um dos meus diretores prediletos), tudo isso já basta para atiçar a minha curiosidade em relação a ele!

Concordo que o nome original é realmente melhor mas confesso que até gostei do "Estranhos Normais". O bom do original é que o título já comporta o caráter irônico do filme em si!

Gostei mesmo da dica e quando ele tornar-se mais acessível com certeza irei procurá-lo para conferir! ^^

Beijos!

Unknown disse...

Gostei do trailer, parece ser um bom filme... e gosto desse estilo tb! Vamos ver se encontro pra baixar =D

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Anônimo disse...

Meu, estou procurando feito doido! Não consigo achar! AAAAHHH!!!