22 janeiro 2011

Criatividade: cadernos personalizados

   Há alguns dias atrás, eu dei algumas dicas de cadernos de coleções meigas que poderiam ser adquiridos em livrarias. Hoje, entretanto, venho com uma proposta diferente, autêntica e, basicamente, inventiva. Para que gastar com o caderno novo se você mesmo pode criar o seu?

   Deixo aqui algumas fotos que inspirarão qualquer uma de vocês e, no fim, a minha própria customização, bem simples e barata.

Fotos do We Heart It






E agora... Vamos ao tutorial!


Caderno personalizado

Precisará de...
- 1 caderno (preferencialmente brochurão) liso
- Guardanapos decorativos ou recortes de jornais em preto e branco ou Hqs também em preto e branco
- Lápis ou lapiseira
- Régua
- Tesoura
- Cola (em bastão ou líquida)
- Plástico para encapar

Lembrando que...

...A ideia vai de cada um, eu apenas dou as dicas.
…Quanto mais caprichosa e criativa você for, mais bonito sairá.
...Não é necessário gastar muito para criar.

Eu utilizei os guardanapos de papel decorados, que são aqueles usados por quem faz decoupagem e por serem bastante baratos. Custam em média 2 reais, você pode encontrá-los em grande diversidade em lojas de artesanato, sem contar que para quem adora vintage (como eu) vai se deliciar com as estampas delicadíssimas.
Como eu fiz...


   Para não usar a folha decorada por inteiro, forrei a capa do caderno de um papel preto (cartão, porém bem mole) e deixei algumas lacunas quadradas, uma vez que o desenho em si é preto e branco.
   Fiz as contas e decidi fazer 4 fileiras, com 3 colunas cada, intercalando um quadrado decorado e um preto, como um desenho de calçada. Foi bem rápido, a pior parte mesmo é a de colar o guardanapo, por ele ser extremamente frágil. No começo eu estava usando cola em bastão, mas depois eu usei a líquida com um pincel, para não deixar marcado o papel sensível. Depois é apenas esperar secar e encapar o seu caderno. Tudo certo e extremamente simples.



   Com jornais eu acho que saem excelentes trabalhos, basta você recortar trechos irregulares, que sobreponham o outro e tudo no melhor estilo preto e branco, que nunca sai de moda. Assim como com as Hqs. Caso você deseje algo mais autêntico, pinte algumas partes de vermelho (adoro preto e branco com um toque avermelhado, glamour puro).
 

   Para as que estiverem dispostas a um trabalho maior, aconselho que comprem tecidos delicados e fitas em tons pastéis para criarem um típico caderno romântico, uma tendência impossível de errar: meiga e feminina.
  O mais importante de tudo, é que o caderno fique com a sua cara, pois ele estará ao seu lado até o final do ano. Em todos os momentos...
“Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o be-a-bá
Em todos os desenhos coloridos vou estar[...]”


1 comentários:

Mariana disse...

Acho muito triste que eu não vou roubar esse seu caderno pra copiar a lição :(