Título: Anna e o Beijo Francês
Título original: Anna and the French Kiss
Autor(a): Stephanie Perkins
Tradução: Fabiana Paganini de Andrade
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
ISBN: 978-85-63219-32-9
Edição: SP, 2011
Gênero: Ficção; Literatura Norte-americana; Romance; Literatura Juvenil
Onde comprar: R$14,90 na Fnac
"Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto - que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? "
Anna e o Beijo Francês foi uma agradável surpresa. Não é à toa que toda a blogosfera está fazendo comentários positivos a respeito dele.
Primeiramente, o livro tem um ritmo maravilhoso, fácil e que embala. Quando você se dá conta, já está nas últimas páginas, quase despedindo-se de Anna e St. Clair, de Paris, a cidade mais romântica do mundo, de Meredith, Rashimi, Josh...
Ao início, confesso, fiquei com um pé atrás com a Anna. Por ser um livro adolescente, é comum que as paixões sejam coisas que despertem muito rapidamente, que a problemática não seja algo extremamente complicado, mas achei que ela foi, como dizer, muito rápida. No instante em que viu St. Clair já estava pensando nele e, incrivelmente, os dois já tinham uma química invejável. Ah, e ele também tinha uma namorada, lembrete básico.
Depois desse breve instante de hesitação, no qual já estava até com a nota que daria ao livro na cabeça, mudei meus conceitos. Ao longo da história, lembrei-me de que, afinal, sentimento é assim mesmo, surge ninguém sabe de onde, com uma intensidade que ninguém entende como e com pessoas que jamais sequer tínhamos sonhado existir.
Nas primeiras páginas do livro, já temos a nossa protagonista indo a Paris por vontade única de seu pai escritor que, muitas blogueiras estão especulando, tratar-se de Nicholas Sparks. Se realmente for, parece que Stephanie Perkins não gosta dos livros dele. É... Anna não tem uma relação muito saudável com seu pai por conta da separação dele com sua mãe e das várias implicações que ele lhe faz. Anna, como admiradora e crítica das artes, detesta os livros de temas clichê que ele escreve. Anna ama cinema e eu simplesmente adoro as várias alusões que ela faz ao longo do livro a respeito de filmes e diretores.
Quando a mocinha chega à SOAP (School of America in Paris), conhece Meredith, uma simpática jovem que a convida para tomar um chocolat chaud e a acaba apresentando a todo o seu grupo de amigos, com os quais Anna estaria o tempo inteiro em diante. Rashimi, não tão simpática quanto a primeira, de poucas palavras, meio arrogante, mas ainda assim uma nova amiga. Josh, o divertido, o leal, o namorado de Rashimi. E aí vem Étienne, não tão alto quanto Josh, quase da mesma altura de Anna (só eu achei isso engraçado?), cabelo meio bagunçado, adorado por todos e principalmente por todas, namorado de Ellie, que agora está na faculdade, a típica jovem que todas querem ser, com uma imagem sensual e que desperta a raiva das mocinhas que cortejam St. Clair. Nada de líderes de torcida neste romance juvenil. Gosto disso.
A amizade do grupo flui naturalmente, Anna acaba tornando-se parte deles. Sentam juntos durante o café da manhã, o almoço, estudam em conjunto, saem para desbravar as noites em Paris. Entretanto, naturalmente, surgem os subgrupos em meio ao principal. Anna e St. Clair tornam-se uma dupla em suas saídas pela Cidade-luz e logo notamos a empatia entre o casal.
"Eu olho de volta. Ele está sorrindo para mim.
- Bem-vinda a Paris, Anna. Estou feliz por você ter vindo."
p. 66
Fato um, Meredith, a amiga que acolhera Anna naquela cidade na qual ela pensava estar sozinha, também estava apaixonada por St. Clair. Dois, ele, por sua vez, namorava Ellie e não fazia questão de terminar com ela, ainda mais depois da descoberta de uma tragédia que o abateria como nada seria capaz de o fazer. Três, Anna ainda tinha esperanças com Toph e voltaria no feriado para Atlanta.
A partir desses três "pequenos" problemas, a história toma rumos muito interessantes e, antes que você se dê conta, já estará terminando o livro para saber qual será o final de nossa mocinha.
Anna e o Beijo Francês, apesar de não ter uma história realmente complicada, tem a leveza e a criatividade dignas de um juvenil. Ele é ousado e faz parte dessa nova geração de livros jovens que realmente são jovens, não um bando de bobinhos e bobinhas que dependem uns dos outros com declarações melosas. As relações aqui são dinâmicas, são sinceras e poderiam acontecer em qualquer lugar (aposto que você adoraria ter um St. Clair em sua vida).
Falando de estética, a Novo Conceito fez muito bem em manter a capa original que, a propósito, é lindíssima. Outra coisa que adoro é o fato de a capa ser dura, não é daquelas com as quais temos que tomar um cuidado imenso para que não se amassem. A diagramação é limpa, simples e com aquele charme das letras encaracoladas com um toque parisiense, romântico ao livro.
Classificação final:
4 de 5 (Muito Bom)
Agradecimentos especiais à Editora Novo Conceito, parceira do blog, que me enviou dois kits do livro para sorteio. Obrigada pela confiança!
________________________________________________________________________
Sorteio do Kit Anna e o Beijo Francês + Batom + Marcador do blog
Por conta do envio dos dois kits, um vai para vocês! E o resultado do sorteio sairá apenas quando o blog atingir a marca de 500 seguidores. Avisaremos o vencedor via email.
Para participar basta...
1. Ser seguidor do blog (Ir até a caixa de seguidores na barra à direita e selecionar o botão acima das fotos, "Seguir". Você pode seguir com sua conta do Google, do Twitter e de outras redes sociais).
2. Residir no Brasil.
3. Deixar um comentário (qualquer que seja este, desde um mais elaborado a respeito da resenha, até um simples "participando).
4. Preencher o formulário AQUI.
Agora se você não se contenta com um número participante na promoção, vamos lhe dar mais algumas CHANCES EXTRAS, que não são obrigatórias, lembrando.
1. Seguir o twitter do blog @nparededoquarto
2. Seguir o twitter da Editora Novo Conceito @Novo_Conceito
3. Divulgar a frase no Twitter até 10 vezes(preencha o formulário novamente a cada 1 divulgação) por dia, sem intervalo de horário necessário.: "Quero ganhar o livro Anna e o Beijo Francês que o @nparededoquarto e a @Novo_Conceito vão sortear no link http://migre.me/599zx"
4. Divulgar a mesma frase acima em outras redes sociais, tais quais Orkut, Facebook, Skoob...
5. Assinar o feed do blog (Receba em seu email).
6. Postar o banner da promoção em seu blog.
Link-Me

Lembrando que é imprescindível que você preencha o formulário a cada 1 chance extra, para que não corra o risco de perder números.
O resultado do sorteio sairá quando o blog atingir 500 seguidores. Sem data prevista.
Conto com a participação de todos,