09 agosto 2011

10 motivos para crer que você é um leitor assíduo


    Boa tarde, blogueiros!
    Em falando-se de livros, livros e, adivinhem, mais livros, dedico a todos os leitores assíduos uma postagem  bem-humorada com alguns dos "sintomas" que são comuns entre os portadores da mania de leitura aguda. Bom divertimento a todos!

10 motivos para crer que você é um leitor assíduo

Portadora da mania de leitura aguda que espera nunca ir a uma reabilitação


    Você tem se sentido contente, completo. Os seus cartões de crédito podem estar estourando, a sua vida social completamente deplorável, a faculdade e a escola nos momentos mais críticos do ano... Ah, qual é o problema? Você apenas está lendo. Carpe diem. Pois então, colega leitor, conheça abaixo dez de alguns dos sintomas que indica que "sofremos" do mesmo bem.

1. Das suas últimas 10 compras, 11 foram livros. Na sua casa, ninguém aguenta mais receber livros. Seus pais talvez nem paguem as contas, mas eles estão tentando lhe avisar que, da forma que a situação caminha, você acabará entrando no vermelho. Sorte deles não conhecerem as promoções malucas da Submarino e da Saraiva.
2. Você lê muito. Muito. Não consegue mais ficar um dia sem ler, não é? Quando você termina uma história, vai se consolar com outra, e mais outra... E por assim vai.
3. Amanhã tem prova na escola/faculdade, mas você está lendo. Muito bonito, senhor leitor. E aquele teste cabeludo de Física, como fica? Você já fez o seu projeto para a feira cultural do colégio?
4. Sua vida social está, como dizer, nada social. Vivia reclamando de que ninguém o chamava para sair, de que faltavam festas, de que não teria com quem assistir àquele lançamento imperdível no cinema... Mas eis que você não se importa mais com isso. Aposto que um dia desses o seu amigo lhe ligou chamando para a badalação mais aguardada do ano e, como uma pessoa educada, a sua resposta foi algo do gênero "Não posso, tenho que estudar" ou ainda "Preciso ajudar a minha mãe a lavar a louça". Além de quê, não tem mais dinheiro para saídas; precisa comprar aqueles livros novos!
5. Sente ciúme dos seus livros. Sabe quando aqueles seus primos pequenos vão à sua casa, ao seu quarto e a primeira coisa em que você pensa são os seus livros? "Oh, não toquem neles!" Ou ainda, aquela colega de longe pede emprestado o seu predileto e não faltam desculpas para negar... "É que eu vou emprestar a uma amiga.","Na verdade, esse livro não é meu, é do meu irmão e ele não gosta muito que o levem...".
6. Você não pode passar em frente a uma livraria sem ter surtos de maníaco literário agudo. Quando vê livros, fica emocionado, melodramático. As páginas cheirando a novas querem inebriar-lhe, querem ser aspiradas por suas narinas, querem seus olhos lá, pousados nelas... É mais forte que nós, não?
7. Teve sonhos na última noite com as personagens daquele livro incrível! É isso mesmo! Você, mocinha que está apaixonada pelo Jace, já até o imagina enquanto dorme, como se fossem velhos amigos ou algo mais, claro. Esteve lendo Stephen King? Puxa vida, não queria estar em seus pesadelos...
8. Seus assuntos são: livros, livros e livros; não exatamente nesta ordem. As pessoas já não lhe aguentam mais falando deles. Claro que, para cada idade e cada um, há um assunto diferente. Aos mais velho você fala de clássicos, aos jovens fala de sobrenaturais, às crianças quer incentivar o hábito literário.
9. Independentemente da quantidade, se perguntarem o que você deseja ganhar de aniversário a resposta será: livros. Tudo bem que você está necessitado de uma estante ou uma prateleira nova, mas para eles sempre há lugar em sua casa, não?
10. Você criou um blog literário. Não aguentou mais ficar longe de seus livros, quer conversar com gente que compartilha desse sentimento e mostrar a todo o mundo as palavras de um leitor assíduo...

   Parabéns, você foi diagnosticado com a mania de leitura aguda. Junte-se ao nosso time!

   Abraços,
da blogueira literária e leitora assídua assumida,

25 comentários:

Unknown disse...

Nossa Ana fiquei boba!
No item 7 sobre sonhar com os personagens a primeira pessoa que me veio foi "Jace" pra continuar lendo e ver o nome dele ali! kkkkkk
Adorei o post; me identifico com TODOS os sintomas pois é... kkk
beijoos!

blog cabelos ao vento

Raphaela disse...

Aninha,

estou doente e completamente viciada neste diagnostico ai, viu!? dhsuhdushduhs

AMO, AMO, AMO! Fazer o que?! Pelo menos é um vício saudavel!

Beijokas!

Raphaela
EQualize da Leitura
@EqualizeLeitura

Evellyn disse...

Ahhah mt bom!
menina o 6 é mt verdade!! Parece ate maluquice!
A 5 então, assino embaixo.
A 4 .. uau, sou eu!
A 1.. menina, vc recebeu meu espirito pra escrever isso? Huahua
Sar e Sub ja me faliram!

bjs
hey Evellyn!

Gabriela Wegner disse...

UAL! Você escreveu minha biografia é? HAHAHAHA
As únicas coisas que eu não faço são o 4 e o 7... Porque o resto...! HAHHAHA
Nota 10
http://livrosemeninas.blogspot.com

Alinne disse...

kkkkkk
Então sofro desta doença!Rs
Assim que acabo de ler um livro já emendo outro e por aí vai...O bom é que aqui em casa não reclamam, aliás entram no esquema, principalmente o meu pai, que assim que acaba de ler um, me pergunta: Não tem outro não?
Beijos.


Books E Desenhos

A Leitora disse...

Me reconheci em umas 7 situações ali, de natal e aniversário eu pedi livros, e no dia dos namorados, eu ja disse pro meu noivo, "eu quero livros" uahuahua ele ficou doido, porque eu só peço isso!
mais fazer o que? livro é td de bom! e sonho com alguns personagens! os meninos da IAN, sempre fico ansiosa pra saber o que vai acontecer no final dos livros!!!
Adorei sua postagem, muito legal!
Ah tem resenha nova lá no blog! que tb criei pra conhecer pessoas que dividam comigo este amor encontrolável!
Beijos
Brih
Meu Livro Rosa Pink

j disse...

OMG, estou doente! No 1, nem meus visinhos aguentam mais receber livros (eles é quem recebem quando não tem ninguém em casa) ;x
Acho que o único que eu não faço 100% é o 4, mas os outros.. o 6 mesmo, acho que está sendo subestimado!

Beijos
Conjunto da Obra

Thaís Varine disse...

Ah que bom eu sofro desse mal kkkk Só não fali ainda porque mamãe me ensinou a me controlar e só comprar em promoções. Me seguro pra não dar a louca e comprar os livros que eu quero logo quando lançam com aqueles preços absurdos hihihi

Beijos

Aione Simões disse...

Ok, me identifiquei em TODOS os tópicos. Aliás, ri demais com o 4, me vi muito nele!
Sem contar o "único assunto ser livros" e "você fez um blog literário". Ah, e também quando sonho com os livros ou com os blogs. Hahaha
Adorei!
Beijos!

Entre Fatos & Livros disse...

hahaha
Adorei o post! Com certeza eu tenho mania de leitura. Eu já sei que vou escutar montes quando o carteiro chega aqui em casa! Até eles estão me dando bronca, agora. E eu tenho culpa? É o trabalho deles entregarem meus preciosos! *.*

Esse é o melhor vício que existe!

BjoO
Pri
Entre Fatos e livros

Anônimo disse...

Excelente post!
Definitivamente não sou uma leitora assídua! Gosto de ler, adoro passar na livraria e adoraria ganhar livros de presente (coisa que não acontece).

Unknown disse...

Ahhh IMPRESSIONANTE! kkkk
Que post perfeito.. ri muito lendo e me identificando em TODOS os pontos!! Nossa, ainda bem que não estou nessa sozinha... é que das pessoas que eu conheço pessoalmente, eu sou a única do tipo e as vezes me sinto meio que alien né? Achei que o problema era comigo! Conheço muitos leitores, mas nunca alguém como eu que se encaixa em todos esse pontos acima! Ufa, que alívio! Não sou a única neurótica, maníaca, que gasto praticamente todo o meu dinheiro em livros mesmo tendo dezenas dele em casa ainda esperando na estante ^^ Simplesmente não consigo deixar de comprar, é mais forte do que eu!

O engraçado é que minha vida passa constantemente por todas as situações citadas por você! Isso foi o que mais gostei! Poderia escrever exatamente a mesma coisa!

Beijos! :*

Robledo Cabral Filho disse...

Você acredita que eu me identifiquei com TODOS os pontos? Principalmente com o (1)! As editoras enviam os livros pra mim, e o pessoal daqui de casa sempre fica espantado quando os pacotes chegam, haha. Expliquei pra eles o motivo do envio de tantas obras, mas mesmo assim eles sempre se surpreendem, rs. Também me identifiquei de maneira curiosa com o (7) e o (9). Aliás, Ana, não se esqueça de que o meu aniversário é no próximo dia 14 de setembro... *assobia*

Parabéns pelo post! Esses textos são sempre muito legais. Outro ótimo é aquele "date a girl who reads" (parece que agora fizeram um "date a boy who reads" também). Conhece?

=*
http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

Gabriele Santos disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
acho que tenho todooos os sintomas.
ontem mesmo minha amiga disse:
Gabi de aniversário você pode ganhar: livros, livros, e mais livros auhsuhsa
Adorei, adorei, adorei o post.

Gabi Orlandin disse...

Oh não, fui diagnosticada com a doença, porque me identifiquei com todos os indícios! Adorei o texto, bem criativo.
Beijos.

Anônimo disse...

Adorei o post! haha Não sei nem sobre qual item comentar porque eu me encaixo em simplesmente TODOS! USHUAH Sério, estou começando a ficar com medo disso... rs Beijos,

@minha_estante - Minha Estante

Aline Gasparini disse...

Ah Meu Deus, eu tenho a mania de leitura aguda 'Haha. Li esse texto com o meu namorado aqui do meu lado e ele quase morreu de rir, realmente você falou todos os sintomas que eu tenho 'Haha. Quando a questão do ciúme, acho que o meu vai além, sou completamente obcecada por meus livros 'Haha. Enfim, adorei, adorei e adorei o post, super bacana mesmo :D

Beijos&beijos
Book is life

Francielle Couto Santos disse...

Oi, Ana!

Nossa, amei esse seu post. *-* Há um tempo eu postei também algo do tipo no Universo Literário, e eu acho um máximo. :) Convenhamos que cria uma enorme interação entre, nós, leitores e blogueiros, já que esses pontos citados tem muito a ver conosco. \O/

Realmente, dos 10 sintomas eu me encaixo em quase tudo... com 9, mais precisamente. Exceto pelo número 3 de título ''amanhã tem prova na escola/faculdade, mas você está lendo...''. Quando há prova eu deixo tudo de lado, mesmo sendo muito ruim e massacrante. Fico bem histérica em épocas de prova, sabe? Principalmente quando é aquele tipo de prova onde você fala que ''só Jesus te salta'', AHAUAHAU. Engraçado que esses dias sonhei que fazia parte da história do último livro que li... nossa, impressionante como a narrativa não sai da minha cabeça. :D No mais, todos os pontos aludidos estão corretíssimos, e quem é bookaholic como nós, entende.

Beijos. :*
http://universoliterario.blogspot.com/

Paola Aleksandra disse...

ahuahauah Ana eu adorei isso!

Juro eu me encaixo completamente nos 10 motivos, meus cartões e minhas compras são só de livros, até no salão deixei de ir por causa disso (o que faz minha mãe brigar comigo, ahuahauh). Em casa, além de conta, só chega livro pra mim, minha visa social realmente não existe mais, fora os outros (como o blog, e uma leitura seguida da outra), realmente, sou uma leitura assídua! >.<

Beijokas

Pah, Livros & Fuxicos

Luana Feres disse...

Era mais fácil você ter colocado meu nome, hein, hahaha. Nossa, me identifiquei bastante! Sempre fico lendo quando tenho que estudar, todo mundo me dá bronca, mas não da para evitar. Um livro assim é bem melhor que um livro de quimica.

Beijos

Teorias de Gi disse...

Exatamente só naum tenho um blog literario aina, meus presentes de niver, natal, ano novo, sei la mais o q é livro...amigo oculto todos fic feliz em me tirar pois sabe exatamente o que dar, odeio q pegem meus livros exceto quando empreso, pois só sou eu q compro livros então eles passam de mão em mão...Há a submarino com essas promo loucas que naum resisto....e quando vou ao shopping quase nem ligo pra lojas de rou´pas mas quase surto em uma livraria...kkkkkkkkk coisa de luco né....na livraria eu falo a eu quero ler este, este e este vi no blog tl é legal é um sarro...meu marido fala vou ao banheiro e eu falo te espero na livraria kkkkkk ele naum gosta de ler ent~o deixo quase louco...o massa da submarino é que vc ganha léguas então estes dias troquei R$ 100,00 que ganhei ds leguas por 3 livros, a batalha do apocalipse, o diario de Ane frank e a garota daapa vermelha...eu amei a postagem parabens....beijussssss...

Teorias de Gi disse...

Desculpe os erros ortograficos estou no notebook e com unhas postiças enormes q coloquei, resultado como quase todas as letras kkkkkkkkkkk!

Luana Rodrigues Farias disse...

Bah é assim mesmo,mas até que eu saio kkk, e sobre emprestar eu até empresto mas pra menina que mora longe realmente não dá fica horrível.

Bjs

Livros e Tsurus disse...

KkKK Muito Bom!!

Você acaba de me descrever nesse post!!!

O único que eu não posso ser é o número 6, pq aqui onde eu moro não tem Livraria, mas se tivesse, eu teria que passar bem longe mesmo pra não surtar!! Kkk

Eu acabei de entrar pro número 10: http://livrosetsurus.blogspot.com

:D

Beijos

Helana Ohara disse...

Adorei.. Adorei.
Querida Ana,
não adianta, leitores não tem vida social, principalmente aqueles que são donos de Blogs.
Não sei se acontece com você, mas ás vezes quando saio com meus amigos, acabo não tendo muito assunto porque meus acontecimentos com o Blog e os livros e cinema, eles não entende.
Embore não leia tanto como gostaria de ler...É bom dividir leiturinhas.