21 agosto 2011

Sugestão de nova coluna: Cinema cult

   Confabulando comigo mesma sobre a possibilidade de encaixar na grade mensal do blog uma nova coluna, uma vez que conseguimos nos organizar e adquirir uma frequência certa, pensei em algo que pudesse ser inovador e abrangesse mais esse lado cultural distinto que gosto de abordar por aqui.
   De livros, creio que tenhamos o suficiente. A carga é pesada e a produção de mais de uma resenha por semana pode acabar mexendo com meus padrões de leitura e a própria qualidade do texto. Publicidade cansa e não é algo realmente novo... Chego então aos filmes. Mas que filmes? Harry Potter, Piratas do Caribe? Nada de muito inovador também. Além de quê, não é sempre que acompanho os lançamentos do cinema, perdi esse costume há algum tempo. Passando por meus arquivos na memória, chego ao meu filme predileto, do qual já inclusive falei aqui no blog. O Segredo dos Seus Olhos, argentino, vencedor do Oscar de Melhor Estrangeiro, mas não tão popular quanto um Capitão América. Então por que não trazer estas raridades do cinema aos queridos leitores do Na Parede do Quarto? Por que não apostar nessa vertente magnífica que tem em si o lado mais puro da cultura erudita? Por que não mostrar ao espectador do típico cinema de Hollywood, o melhor da Itália, da França, as mais premiadas em todo o mundo? Por que, em vez, de Hollywood, não conhecemos a enorme indústria indiana de Bollywood? E ainda, o próprio cinema brasileiro, talvez não Se eu fosse você, mas alguns que não estouraram tanto em vendas quanto o popular queridinho da Rede Globo.
   Diga então, caro leitor, você topa essa viagem pela sétima arte comigo?
   Para ilustrar melhor, alguns filmes que poderiam/poderão aparecer nesta coluna e um de que já fiz a resenha. O Segredo dos Seus Olhos, neste link.

O Labirinto do Fauno
Título original: (El Laberinto del Fauno)

Lançamento: 2006 (México, Espanha, EUA)
Direção: Guillermo del Toro
Atores: Ivana Baquero, Doug Jones, Sergi López, Ariadna Gil.
Duração: 112 min
Gênero: Ficção
Status: Arquivado
   Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.



Mar Adentro
Título original: (Mar Adentro)

Lançamento: 2004 (Espanha)
Direção: Alejandro Amenábar
Atores: Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas, Mabel Rivera.
Duração: 125 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado
   Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.


 
 
 
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Título original: (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain)

Lançamento: 2001 (França)
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Atores: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Yolande Moreau.
Duração: 120 min
Gênero: Comédia
Status: Arquivado
   Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
 


 
   Além disso, as resenhas contariam com links de download para os filmes ou, aos mais impacientes, como eu, para assistirem online.
   Espero que aprovem a ideia e, caso sejam apreciadores do cinema dito como "cult", deem sugestões dos filmes que podem vir por aí.
   Abraços,


29 comentários:

Caio Henrique disse...

Muito boa as recomendações Ana! Acho que numa próxima poderia ter 500 Days of Summer, Gigantic e Clube da luta! São meio Holywoodianos, mas são muito "cults", e "A Origem" é super cult! HAUHAUHAUAHUAH

Aione Simões disse...

Idéia super aprovada, Ana!
Eu também amei "O Segredo dos Seus Olhos", o filme é maravilhoso!
Dos que você indicou no post, só não assisti "Mar Adentro", os outros dois são lindos e excelentes também!
Parabéns pela iniciativa!
Beijos!

Herida Ruyz disse...

Adorei as dicas. Assisti o Labirinto do Fauno. É muito bom!
Bjs

Clayci disse...

Adorei a ideia .. álias os dois filmes que eu amo esta nessa seleção .. o Labirinto do Fauno faz com que eu chore de soluçar.. a cada vez que assisto .. e o Fabuloso Destino de Amélie Poulain.. retrata uma infancia como todas as outras FANTASIA.. amo a fotografia do filme e a forma que o verde contrasta com o vermelho =) adoro

Vanessa Meiser disse...

Nossa, você escreve muito bem, parece até que estou lendo algum texto da Martha Medeiros (to comparando sim!). Acho que já lhe disse isto em outro comentário, mas penso que não deverias deixar passar este seu talento, você tem ótimas idéias e é muito fluente e convicta no que escreve. E a propósito, estamos mesmo precisando de novidades na blogosfera, aprovada a sua idéia.

Balaio de Livros.

Gil_Effy disse...

Eu tenho esse filme , O labirinto do fauno, mas ainda não vi, ele parece ser bem legal..também quero ver esse da Amelie, sempre tive curiosidade em vê-lo..

Bom Domingo!!!
^^

Priscila Lima disse...

Olá flor, seja bem vinda ao meu cantinho! Também adorei seu blog e estou seguindo :) Com relação a postagem, que coincidencia falarmos sobre o mesmo assunto (filmes) *-*

Ótima semana, viu
Beijo

Luana Rodrigues Farias disse...

Mar a dentro tenho vontade de ver de mais, bah menina tem desafio pra vc no blog.

Bjs

Carla Wolf disse...

Adorei o primeiro e o último filme,gostei dessa sua idéia de inovar,é por isso que te sigo,você inova sempre,e isso nunca me deixa na monotonia.Adorei!
http://caahwolf.blogspot.com/

Fernanda Almeida. disse...

Olá Ana, obrigada por ter visitado meu blog, não poderia deixar de retribuir.
Adorei o post, é muito bom quando são mostradas coisas diferentes, quando se sai do óbvio.
Parabéns pelo blog, e sucesso.

Unknown disse...

Já vi o labirinto do fauno, é legal! Os outros ainda nao vi, mas boa dica!
estou seguindo vc *-*

http://lovedramatic.blogspot.com/

Unknown disse...

Anaaa,

Tô meio sumida esses dias (estava viajando e sem muito tempo de entrar na net) mas agora já estou de volta e não poderia deixar de passar por aqui, adoro o seu cantinho e sempre encontro coisas de qualidade!

Falando em qualidade, essa sua ideia está mais que aprovada, adorei demais! Sou louca por cinema, desde os maiores blockbusters e recordes de bilheteria até os mais desconhecidos, aqueles que ninguém nunca ouviu falar ^^

Com certeza serei leitora assídua desse novo setor! Não conhecia esse O Segredo dos Seus Olhos, vou procurar saber mais sobre ele, já esses outros ilustrados abaixo conheço todos. Já assisti o Labirinto do Fauno e confesso que não foi muito bem o que eu esperava, mas o filme é muito bom, só um tanto triste, o que me deixou triste e quem me conhece sabe que eu tenho um problema com filmes muito tristes, enfim! Todos eles tem muita qualidade e sou louca para assisti Amelie Poulain, tenho certeza e que vou adorar e já ouvi falar maravilhas dele! Tem uma série que era uma das minhas preferidas, Pushing Daisies (não sei se você conhece) que dizem que era mais ou menos do mesmo estilo! Pena que nunca o pego passando (não gosto de ver filmes no computador) vou ver se o alugo na locadora mesmo!

Bjão!

Nathália Risso disse...

Oi Aninha!
Adorei a ideia da nova coluna, bem diferente :D
Dos três filmes indicados, eu assisti a Mar Adentro e Amélie Poulain, e gostei muito de ambos!
Acredito que as pessoas precisam deixar o preconceito de lado e procurar assistir a esse tipo de filme, afinal não são só filmes americanos que são bons né?
http://www.booksinwonderland.com/p/trocas.html

Unknown disse...

nhaaain assim que eu vi o nome do post eu pensei "tem q ter amelie no meio e se nao tiver eu vou ter a cara de pau de sugerir nos comentarioos"
isso porque para mim esse é o melhor filme do mundo kkk
amo de paixão meeeesmo; fiquei feliz de ver ele aquii
beijooos

Cabelos ao Vento

Tsu disse...

Oi Ana!
Excelente iniciativa! O povo fala de filmes pop e deixa os filmes de qualidade de lado!
Eu mesma ando vendo filmes mudos recentemente...tem cada coisa boa!

Adorei vc ter citado ali o Labirinto do Fauno..eu sou fascinada com essa obra-prima...tão cheia de interpretações, chocante, original...


Fico feliz em saber que o conteúdo do meu blog te agradou. Espero poder contar com seus comentários no meu blog á partir de agora, para que possamos trocar idéias. Se você reparar eu não abordo apenas animes e semelhantes no blog, tem artigos de filmes também.
A referência á anticristo e serial killer no anime Monster é uma metáfora. Afinal, as pessoas se referem ao vilão Johann como um demônio e ele de certa forma o é. Nãopor ser agressivo mas sim por saber manipular.
Bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

Nana Barcellos disse...

Oiee Ana!
Ideia super aprovada +1
Nossa eu amo O labirinto do Fauno, fico imitando ele naquela cena que ele coloca as mãos sobre os olhos e abre kkkkkkkkkkkkk
Amélie Poulain eu já vi e gostei, mas não lembro de muita coisa. Amei a fotografia.

bjs e uma ótima semana
Nana _ Obsession Valley

Anônimo disse...

Eu já vi o Labirinto do Fauno, é bem legal, mesmo!!
http://lollyoliver.wordpress.com/

Anônimo disse...

Que ideia legal! Meus parabéns pela inciativa.

"Por que não apostar nessa vertente magnífica que tem em si o lado mais puro da cultura erudita?" Oi? kkkk Frase inspiradora. UHSHUAS

Enfim, eu tenho muita vontade de ver o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. :D Esperamos pelas resenhas! Beijos,

@minha_estante - Minha Estante

Anônimo disse...

Muito bom o post.
Adorei o teu modo de expressar-se.
E gostei das dicas. Fiquei interessada no Labirinto do Fauno! rs
Beijos, Mila ♥

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

Fernanda Assis disse...

Ei Ana,

Achei bem legal a ideia para a nova coluna, mas eu sou uma negação para o cinema, nunca tenho tempo de acompanhar.

Desta lista ai não li nenhum rsrs.

P.S: Tem entrevista com a Voziha no post de sábado xD

bjos
Nanda

Bruna Tenório disse...

Adorei a ideia! SUPER aprovada! Aliás, se quiser atualizar esse post com os links de download eu nem ligo, haha :P brincadeira!

Beijão!

Alinne disse...

Adorei a ideia da coluna!
Destes filmes já vi O labirinto do Fauno é bem legal.
Também sou impaciente e adoro ver um filme, por isso sempre faço download de filmes e seriados, vale muito a pena!
Beijos.


Books E Desenhos

Sthaelle disse...

Yaaaay, eu adorei! *-*

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um dos meus filmes favoritos, e eu sempre assisto, aiai s2

Já tinha visto mar adentro, mas nem lembrava tanto assim dele rs


Beijos
Thata e os Livros ~

Thaís Varine disse...

Acredita que de todos que você citou ainda não assisti nenhum?! Pois é, mas desses eu fico interessada pelo O Labirinto do Fauno. Já ouvi falar tanto dele que fico curiosa ;D

Beijos

Unknown disse...

Como cinéfila assumida, eu super apoio sua futura coluna rs. É tão bom falar de filmes e dividir nossas opiniões... eu adoro!

O único que vi foi O Labirinto do Fauno e no começo do filme achei que não fosse gostar, mas me surpreendi e adorei!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Aline Gasparini disse...

Super bacana a sua ideia, adorei :D
Dos filmes citados, a um tempo estou louca para assistir O Labirinto do Fauno e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, ambos parecem ser muito interessantes.

Beijos&beijos
Book is life

Livros e Tsurus disse...

Já embarquei nessa viagem....Adorei a nova coluna! Tem tanto filme bom esperando pra ser descoberto.

Eu descobri O Segredo dos Seus Olhos no Oscar, achei o título tão lindo, fiquei louca pra assistir, mas até hoje não vi =/ Quero ver!

Desses do post, o único que já assisti foi O labirinto do fauno, eu gostei bastante!

Vou procurar os outros para ver!

Beijos

http://livrosetsurus.blogspot.com

Helana disse...

Labirinto do Fauno é lindo, poético, gostoso de assistir.
Foi amor a 1° assistida esse filme! E ele está na estante dos meus amores.

Amelie Poulain.. Bem Amelie é Amelie, eu tenho livro, trilha sonora, DVD especial importanto, tudo ♥ Super me identifico com ela.

Victor disse...

Adorei a proposta, mesmo. Dos filmes citados, vi e amei "O Labirinto do Fauno" e "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". Sao ótimos filmes, muito bons para cortar essa onda Hollywoodiana mesmo. Precisamos todos de um pouco disso. Ah, e deixo a dica de dois ótimos filmes franceses que vi recentemente. Trata-se de "O Pequeno Nicolau", uma comédia de muito bom gosto, e "As Múmias do Faraó" ( cuja traducao nao colou muito bem, mas... ), uma fantasia com ótimos toques cômicos ( de um humor mais negro, devo acrescentar ). Mar Adentro nao me chamou muito a atencao ( a nao ser pelo fato de que a atriz loira que apareceu fez um filme espanhol de terror ótimo, "O Orfanato", também do excelente Guillermo del Toro ), mas como é dica sua, vou considerar =)

Que seja um comeco de uma ótima coluna!

Beijos,

Victor