![]() |
Perdoem o atraso! |
Autora: Lygia Fagundes Telles
Editora: Ática
Número de páginas: 87
ISBN: 85-08-05853-5
Gênero: Literatura brasileira; Antologia de contos
Quando na escola? Durante o estudo da corrente literária do Modernismo, que normalmente ocorre ao 3º ano do Ensino Médio, ou o conhecimento dos contos, sem nível estudantil certo.
O amor transforma uma simples ajudante de cabeleireiro na persistente Pomba Enamorada, numa espera sem fim. Um homem à beira da morte vê num colar de pérolas a saída para suspender o esquecimento inevitável da mulher que ainda é sua. A lembrança do primeiro amor de uma menina atravessa os anos encerrada num enfeite de cerejas de cera. Uma bolha de sabão paira no ar, transparente, fragilíssima, e no entanto impenetrável...
Banal, sublime, vago, fulminante... O amor tem todas as formas e está em toda parte. Mas é sempre mistério. Lygia Fagundes Telles, com a maestria de sua arte, sonda as profundezas desse abismo. Não para desvendar-lhe o segredo, mas para nele mergulhar o leitor. Nos oito contos deste livro, mesmo quando não mencionado, o amor é o personagem principal.
Acho um pecado colocar uma obra de minha autora predileta na seção “Encontrei na escola”, que tende a ser vista como a daqueles livros chatos para o estudo... Muito pelo contrário, grande parte da riqueza literária está contida aqui. Mais acentuada, porém, intrínseca em sua grandeza incalculável, majestosa, impregnada de lirismo e mistério. Com esta antologia não poderia ter sido diferente. Apesar das poucas páginas, garanto que a leitura vale a pena.
Somos apresentados a oito contos que têm como tema central o sentimento que mais mexe com nossas cabeças, o utópico e por vezes catártico, amor. A antologia é composta por “As cerejas”, “Pomba enamorada ou uma história de amor”, “As pérolas”, “Herbarium”, “A chave”, “Apenas um saxofone”, “O encontro” e “A estrutura da bolha de sabão”.
É importante ressaltar o quão peculiar a escrita de Lygia pode ser. O leitor deve se deparar com contos refinados, que admitem interpretações lentas, que tendem a surgir com o tempo e sobre as quais a própria autora, numa entrevista ao início do livro, comentou.
“Não espero ser compreendida, espero ser lida. Se possível, amada – confessei a um leitor que parecia preocupado, gostava dos meus livros mas muita coisa não conseguia compreender. Não tem importância, respondi.”
Lygia Fagundes Telles
Entre os oito selecionados para a coletânea que vieram de outros livros da autora, deparamo-nos com as mais distintas vertentes do amor e do desamor. Histórias de idílios da juventude, de mocinhas que se desiludem em saber o quão triste pode ser a rejeição, ciúmes que assumem tons de Bentinho em “Dom Casmurro” como no célebre conto, “As Pérolas”, paixões que transcendem o tempo e a própria realidade...
Um exemplo da criatividade e até de um lado mais bem-humorado da autora pode ser visto no texto muito sutil e paralelamente distópico, “Pomba enamorada ou uma história de amor”, que nos narra a vida de uma moça que não consegue se desapegar de uma paquera de bailinhos juvenis, cheia de viço e de disposição para amar incontestavelmente, ao longo de todo o seu trajeto.
A nostalgia chega a palpitar, a doer em “Apenas um saxofone” num sentimento descontrolado, exagerado em que a paixão sufoca, é letal e promete tirar o ar do leitor. “A estrutura da bolha de sabão” nos presenteia com uma das mais belas metáforas sobre o amor, tão fino quanto a película que envolve a espuma, que deve ser soprado com cuidado para não ser demais, facilmente levado pela ventania, que fascina, encanta...
“Nossa vida foi tão maravilhosamente livre! E tão cheia de amor, como nos amamos e rimos e choramos de amor naquele décimo andar, cercados por gravuras de Fra Angelico e retratos dos seus antepassados.”
p. 67
Nessa mistura sentimental envolvente que promete ao leitor respirar novos ares literários, Lygia coordena com maestria seus contos e seus tantos modos de amar.
“A palavra escrita é como uma tatuagem, escrever é um ato de amor.”
Lygia Fagundes Telles
Avaliação Geral:
Nota 4 de 5 (Muito Bom)
Uma boa quinta-feira a todos e não deixem de conferir a promoção que está rolando AQUI no blog.