01 novembro 2011

Os nossos mocinhos literários

Uma boa tarde ao leitor que por aqui hoje passa!

Antes de qualquer outra coisa, fique claro que esta postagem não é nenhum tipo de teste de revista juvenil para decidir com qual mocinho literário você combina mais e aquelas histórias todas... Não que eu não fizesse esses testes (não que eu ainda não os faça, pensando que aquela revista de cinco reais realmente me conhece), mas trago hoje algo mais descontraído e que sempre divide opiniões entre as leitoras de diversos gostos por este mundo. Dez estereótipos de mocinhos, dez exemplos juntamente a eles e alguns comentários espirituosos esperando por sua aceitação, com entretenimento como principal objetivo.

1. O mocinho certinho
Estereótipo: Esse é o verdadeiro príncipe dos contos de fada e até vem no cavalo branco em alguns casos. Um homem educado, amoroso, preocupado com o estado da vida da protagonista, inteligente, piegas, daqueles que nem as sogras resistem aos encantos... Uma chatice meiguice só! Só podem ser dotados de almas femininas um tanto quanto femininas para compreenderem todos os mistérios obscuros que se passam na mente das mulheres.
Exemplo: Edward Cullen, da saga Crepúsculo

2. O mocinho misterioso
Estereótipo: Dono de beleza es-ton-te-an-te e um tremendo mal-educado. Pronto, poderia ter terminado a descrição, mas este mocinho acabaria se assemelhando a outros que virão. Fique claro que o mocinho, por mais misterioso que possa ser, é apenas misterioso. Ele nunca é ruim, apenas se esconde para não machucar a sua amada que é, quase sempre, parte de uma profecia amorosa insana à la cartomante.
Exemplo: Daniel, de Fallen

3. O mocinho Dom Juan
Estereótipo: Não é necessariamente o mocinho, mas o herói da história. Encanta todas as mulheres, também não hesita em se enrolar com cada uma e continua sendo amado, respeitado e querido. Traço mais comum entre as mocinhas na literatura juvenil, mas de origens puramente masculinas.
Exemplo: Rodrigo, de Um Certo Capitão Rodrigo

4. O mocinho sensual
Estereótipo: Normalmente é rico em atributos físicos e uma personalidade de homem de sangue quente, por assim dizer. Tal qual um predador com sua vítima e que costuma render cenas fortes, sensuais e sexuais com sua escolhida. Adorado pelas mulheres, mas não necessariamente um Dom Juan.
Exemplo: Todos da série Irmandade da Adaga Negra

5. O mocinho heroico
Estereótipo: Sempre voltará para sua amada, mas deve focar sua mente na jornada que deverá seguir pelo futuro. É nobre, austero, teimoso... Semelhante ao certinho, mas que coloca seu "destino" à frente de sua paixão, maior seja ela.
Exemplo: Aragorn, de O Senhor dos Anéis

6. O mocinho nerd
Estereótipo: Vem se popularizando recentemente com o aumento da produção de livros juvenis. Nem sempre é lindo fisicamente, mas compensa pela inteligência e o interesse por assuntos geek. É fofo e está na moda.
Exemplo: Will, de Avalon High

7. O mocinho-que-vai-virar-melhor-amigo
Estereótipo: Outra categoria que veio para ficar e, infelizmente, nunca sai tão contente das histórias. Aparece para auxiliar a mocinha enquanto o amado da mesma se encontra preocupado demais com seus nobres problemas. Tem algumas características do nerd e do certinho, podendo também ser sensual.
Exemplo: Simon, da série Instrumentos Mortais

8. O mocinho problemático
Estereótipo: Costuma ser o protagonista da história e tem em si todas as características do heroico, além de notáveis problemas e devaneios perturbados. Sofre de crise de perseguição, egoísmo, raiva temporária e outros sintomas. Contudo, é inevitável não fazer com que as mocinhas por ele se apaixonem e reconheçam sua coragem e a nobreza.
Exemplo: Percy Jackson

9. O mocinho inimigo
Estereótipo: Aquele com o qual cada novo diálogo é uma chuva de faíscas. Normalmente o casal começa o livro se detestando, pertencem a mundos totalmente diferentes e acabam, por todas essas contradições, apaixonando-se. É teimoso, orgulhoso, egocêntrico, mas um fervoroso amante.
Exemplo: Kartik, da Trilogia Gemma Doyle

10. O mocinho proibido
Estereótipo: Cheio de características do certinho que se confundem com o sensual e acabam conduzindo a situação a algo descontrolado. Não costumam ser proibidos por sua conduta, mas por algo em sua condição, como a idade (disparidade), gostos suspeitos, posição social, sobrenaturalismos, entre outros fatores agravantes.
Exemplo: Ezra Fitz, da série Pretty Little Liars

*Apêndice: O mocinho que, na verdade, é vilão
Estereótipo: Tão atraente quanto qualquer outro mocinho (mais até), porém que promete vingar o lado negro da força. Vilões também amam, afinal.
Exemplo: Damon Salvatore, da série Diários de Vampiro

Qual o SEU tipo de mocinho? Compartilhe com a gente!

Um bom feriado a todos,

23 comentários:

Raquel Pereira disse...

Adorei o post,
Deu vontade de ter um de cada desses mocinhos aqui só pra mim... #egoistamodeon.

Mas os que eu queria mesmo, assim, de verdade pra mim são: O mocinho misterioso, O mocinho sensual e O mocinho proibido. E até q O mocinho Nerd tbm não é nada mal...

Bjok

Adriana T disse...

Amei o post! Meus mocinhos favoritos são os misteriosos e os heroicos.

@leticial3 disse...

meu tipo de mocinho é o Damon e ponto final ahahahahha

Larissa disse...

sou sempre a favor dos mocinhos vilões e mocinhos sexy. os problemas também são bons. fato é, pra mim mocinho certinho demais não convence, e é por isso que sempre fui team Jacob. os certinhos são os que enjoam mais fácil!
adorei o post!!

Nanda disse...

ooooooi! kkkk, eu AMO os mocinhos misteriosos *-* mas meu favoritos são os inimigos e proibidos *0* hahahaha!
Só na parte lá do mocinho que na verdade é vilão (que tbm adoro) o Damon só é assim na série poxa! KKKKK E ele nem seduz tanto no livro u.u rs

Beijos, Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

Milena disse...

Ameeei o post, hahahaha.
Infelizmente (ou não, né kkk) meus mocinhos preferidos são os mocinhos problemáticos, os inimigos e os vilões :x HUIAEHIOAEHOIAEI alok. Fazer o que? :(

Beijos!!

Danzinha disse...

Mjeu mocinho é definitivamente o Damon!! aushaushauhsauhs. Só seti falta do meu Dimitri *-*

Beijos

Amigas entre livros

Aione Simões disse...

Ana, amei o post!
E poxa, não tenho um só tipo!
Posso escolher vários? Hahaha
1, 2, 3, 4, 9, 10 e vilão.
Quer dizer, pelo menos pra ler eu gosto desses haha!
Se fosse pra escolher pra mim, mesmo, acho que eliminaria o 9, o 10 e o vilão!
O 9 e o vilão porque não tenho paciência pra brigas. O 10 porque, bom, ninguém merece querer e não poder rsrs!
Beijão e bom feriado!

Anônimo disse...

Oi! Que post legal! Melhor do que as matérias que vi na tal revista de cinco reais! Todos estes mocinhos, embora não sejam perfeitos (e quem é? mesmo na ficção não há perfeição) tem um lado interessante.
Favorito? O mocinho heroico.

Anônimo disse...

haha incrível o post!
O meu seria o 10! tenho uma quedinha pelos malvados *lalala*

Bjokas

Lu Tazinazzo disse...

Achei bem legal o post, Ana. Não sei se eu que sou muito velha mentalmente, mas nenhum desses mocinhos de agradam. Sou mais mocinhos tipo o Jack Sparrow, House, Ross, de Friends...

Beijos

Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com/

Entre Fatos & Livros disse...

OI Meninas!
Sentiram minha falta? Eu senti falta de vcs! Estava sumida pq aqui basta uma chuvinha para eu ficar sem net e esse mês... aff! Além disso eu estou tda enrolada tentando resolver as coisas para comemoraar o niver do blog. Enfim...

Amei o post. A verdade é q eu me apaixono em todos os livros. Meu perfil preferido é o Mocinho sensual, o Mocinho inimigo e o mocinho vilão. Adoro um bom menino mau. hahahaha

Ótimo post mesmo!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Unknown disse...

Ana, adorei o seu post pra variar! Realmente hiper divertido! :D

Seus comentários perspicazes e irônicos foram os melhores! kkkk Gosto de cada um desses mocinhos em particular, realmente não consigo escolher o meu preferido! Adoro o Edward - sou team Edward com certeza - mas ao mesmo tempo, tenho uma grande queda pelos badboys e Edward de Badboy não tem nada, muito pelo contrário, é tão certinho que as vezes fica chato rsrs Mas impossível não se apaixonar perdidamente por ele!

Ao mesmo tempo, o problemático do Percy é um amor, adoro demais esse menino fofo e corajoso criado pelo Rick Riordan!

Da Irmandade da Adaga Negra não precisa nem dizer né, difícil é escolher o meu preferido entre eles, mas sem dúvida alguma todos eles se enquadram perfeitamente na categoria que você os atribuiu!

Enfim, amei, super divertido e ótimo pra descontrair! =)

Bjão!

Just Books disse...

Aiin, adoreei o post, muito divertido! ;) Tantos mocinhos diferentes para nos apaixonarmos, sério, eu acho que tenho um diferente apra cada tipo de mocinho descrito aí. E Damon para mim foi o melhor dos exemplos! Eu quero um 'mocinho' desses! kk'

Bjão;*
Naty - Just Books !

Leitura entre amigas disse...

Ahh que post ótimo!Adorei meninas!!
Acho que o mocinho inimigo é o meu preferido! kkk
Beijos!

Elidiane - Leitura entre amigas

Teorias de Gi disse...

Adorei o ultimo colocaria diferente pra mim Damom é Vilão q na verdade é mocinho, ele tenta rsrsrsrsrs meu preferido é mocinho proibido (adorooooo) e nm resisto a um livro que tenha um casal q se odeia e pertence a mundos diferetes então posso ficar com os dois tipos? kkkkkkkkkk beijussss!

Joelma Alves disse...

Adorei o post!!
Acho que 'O mocinho que, na verdade, é vilão.' é o melhor, né! rsrs
=)

Aline Gasparini disse...

Ah, fico impressionada com a sua criatividade para criar posts divertidos e interessante. Confesso que de todos os mocinho, o meu preferido é o mocinho que, na verdade, é vilão. Não sei porque mais acho eles incrivelmente mais atraentes do que os outros .

Beijos&beijos
Book is life

Nati Rabelo disse...

que post criativo!!!

Eu nunca li, nada dos exemplos rsrs, mas não sei qual é minha preferência, aiiii que indecisão, gosto do 6, do 9, do 2, aiii hahahaha

Bejinhos =)

ka macedo disse...

Ahhh, eu ri muito com essas descrições! Sao eles descritos sem tirar nem por, hahaha.
Mas... De uma forma ou outra, sempre conseguem nos conquistar.
Meus favoritos... Bom, vou escolher pelos personagens em si. Amo os homens da Irmandade, então, O mocinho sensual. Sou completamente apaixonada pelo Kartik, portanto, O mocinho inimigo. E, por fim, tem o Percy que me conquistou horrores, ou seja, o mocinho problemático.
Engraçado como todos deveriam ter tantos defeitos, mas só ficam cada vez mais perfeitos com cada característica não? Haha.
Adoreiii o post Ana!

Beijosss

fabdosconvites disse...

Escolher é duro, mas valos lá, o mocinho certinho, o misterioso,o sensual, o proibido (sempre é bom) e o vilão, jogue tudo na panela e está feito a escolha, rsrsrsrs. Bjs, Rose.

Gisele disse...

Nossa adorei todos eles!!!!!!
Principalmente Edward Cullen..aii Jesus!!!!!..e é claro o lindo do Damon!!!!
Dos outros não tenho o que comentar pq naum tive contato ainda, + ficou muito legal o seu post!!!!!!

bjus

Luana Costa disse...

7. O mocinho-que-vai-virar-melhor-amigo: Tem algumas características do nerd e do certinho, podendo também ser sensual.