15 dezembro 2011

Confissões de um Turista Profissional, por Kiko Nogueira


Título: Confissões de um Turista Profissional
Autor: Kiko Nogueira
Editora: Novo Conceito *(parceira - cortesia)
Número de páginas: 94
Edição: Ribeirão Preto 2011
ISBN: 978-85-63219-43-5
Gênero: Crônicas; Turismo; Viagens

"Mas me pergunto se não há certa histeria coletiva nesses safáris, especialmente quando europeus e americanos fazem o passeio. [...] Ao viajar para um país em desenvolvimento, como a África do Sul e o Brasil, eles pensam que vão encontrar macacos cruzando a avenida (como naquele episódio dos Simpsons)."
É nesse ritmo bem humorado que somos conduzidos pelas várias narrativas do jornalista Kiko Nogueira, um turista verdadeiramente profissional que já viajou por todo o mundo e tem algumas boas e divertidas verdades a dizer em relação a certas utopias turísticas de todos nós.

São 38 crônicas curtas dispostas ao longo das 94 páginas, além de uma introdução bem interessante feita por Tati Bernardi, que é amiga do autor.

Em Confissões de um Turista Profissional, Kiko Nogueira, num ímpeto de ousadia jornalístico, sem papas na língua, já se apresenta ao seu leitor com uma crônica extremamente especulativa sobre boatos de que o governo estaria investindo dinheiro em cursos de inglês para ensinar prostitutas até a Copa 2014, um forte incentivo ao turismo sexual que tentamos, a todo custo, apagar da imagem de nosso Brasil. Mostra-se, além de turista, um brasileiro, e aceita certas características que são atribuídas a nós por estrangeiros de uma forma que deixa o seu leitor a pensar.
"Acontece que é verdade. Infelizmente, somos, de maneira geral, um povo bonito, orgulhoso disso, sexualmente provocante."
São histórias de turistas, de mochileiros, de ambientalistas, casais... Todo o tipo de gente que migra, imigra e emigra pelos quatro cantos do mundo de um ponto de vista privilegiado. É impossível não nos identificarmos com os trechos sobre lembranças de viagens que todos compramos em feiras de artesanato e depois nos arrependemos pela inutilidade das mesmas, sobre a paixão pelas compras que os Estados Unidos inspiram, sobre a vaidade de relatar uma grande viagem, sobre ir a grandes pontos turísticos esperando experiências surreais e deparar-se apenas com uma fílha desoladora de gente se esmagando para ver a Monalisa ou o Cristo Redentor.

Não diria que é um daqueles livros hilários, até porque não creio que seja essa a sua função. É mais como uma conversa descompromissada com um colega que é literalmente viajado, um informativo e um compartilhamento de opiniões e ideias que certamente já passaram pela sua cabeça. Deixo o destaque para a crônica "O Rio do João", que é uma mistura nostálgica e irônica, sucessivamente.

Uma leitura de puro entretenimento, quase como uma revista, que passa rápido e deixa um gostinho bom. Para quem busca por mais informações específicas, não é o livro certo, mas como um apanhado geral, cumpre bem o seu papel em suas poucas páginas. Para quem não estiver dispondo de muito tempo para ler e, ainda assim, quiser se aventurar em algo, é uma boa pedida.
"Uma lista de arrependimentos clássicos: cadeirinhas de rede para varanda que você adquire e só depois se lembra de que não tem varanda; legítimas redes cearenses, as quais irão para o sítio que você ainda vai comprar; almofadas de renda que não combinam com sua sala, com sua Tv e com São Paulo."
Avaliação Geral:
Nota 3 de 5 (Bom)

_______________________________________________________

Resultado da promoção de Marta, do autor Breno Melo

Como foi anunciado NESTA postagem, as inscrições seriam válidas apenas até hoje, dia 15 de dezembro, quinta-feira, ao meio-dia, e o resultdo seria divulgado ainda hoje.
Foram 108 participações e o número sorteado foi...



Mandarei um e-mail que deve ser respondido dentro de 3 dias. Caso não o seja, será realizado um novo sorteio.
Deixo, enfim, meus sinceros agradecimentos ao autor Breno Melo, pela confiança e pela disponibilidade.
___________________________________________________

Uma boa quinta-feira a todos!


16 comentários:

Kassiane Cardoso disse...

É um livro com poucas páginas,mas deve ser engraçado...histórias sobre viagens sempre são boas para se compartilhar com as pessoas,e guarda-las com muito carinho na memória...

__
Não ganhei a promo =( kkkkkkkk
é mais sorte da próxima vez =D

Beijos

Paula C. disse...

Aeeee!!!
Adoreiii!
Muito feliz! =***

Anônimo disse...

Oi, Ana :) Eu tenho esse livro aqui, só aguardando eu terminar minha atual leitura pra ler.

Eu já andei folheando umas páginas e achei a narrativa bem fluida. Realmente, o leitor se sente entrosado com as crônicas e não tem como não se identificar com algo que é descrito.

Ótima resenha! :D

Bjs ;)

Carla Wolf - Vestindo Ideias disse...

Gostei da história do livro,parece ser muito boa!
Sou do blog caahwolf.blogspot.com/ porém encontrei problemas,então criei esse,se você puder seguir,serei grata
wolftheideia.blogspot.com/

Alinne disse...

Tenho esse livro aqui em casa para ler, mas não sei se irei gostar por causa do tema, porém de qualquer forma é sempre bom saber opiniões sobre viagens.
Indiquei um selinho para vocês meninas, espero que gostem.
Bjus.

Books e Desenhos

Nessa disse...

Olá!
Eu estou participando de varias promoções p/ ver se ganho este livro! Parece ser muito bom e divertido!!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Aione Simões disse...

Oi Ana!
O livro parece ser interessante e cumprir bem sua função, como você bem falou!
Tenho curiosidade de lê-lo, principalmente por ser tão curto!

Parabéns à vencedora, que ela aproveite muito a leitura do livro!

Beijos!

Unknown disse...

UAU :D
bem legal, tenho pouco interesse nesse livro.
Masis é super fofo a capa ^^

Beijos :*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com/

Unknown disse...

Oi Ana,
Desde o momento em que recebi esse livro me interessei por ele, parece ser divertido e escrito num tom bem descontraído! O bom é que ele é fininho, então dá pra ler a qualquer hora, mesmo durante alguma outra leitura, quase como uma revista, como você mesma apontou!

Parabéns para a vencedora da promo! ^^ Também ganhei esse livro num sorteio recentemente! =)

Beijos!

Danzinha disse...

Tô com esse livro aqui em casa. Parece ser um livro realmente muito rápido e interessante. Eu adoro viagens então acho que esse é uma boa pedida.

Beijos

Amigas entre Livros

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Este livro deve ser BOM de ler, deve ter varios fatos e momentos bons de se imaginar!!
Como vão meninas?? As ferias aqui em casa finalmente bateu... ehhh... e graças a meu pai do ceu as coisas estão melhorando e indo tudo pro lugar certo!!!
Como sempre com coisasmaravilhosas... um beiju no coração de cada uma!! ♥
http://www.artesdosanjos.com.br/

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Ana!
Recebi este livro da NC juntamente com alguns kits na semana passada e ainda não pude ler, pois há outros livros na frente da minha lista de leitura.
Adorei a sua resenha e acredito que vou adorar as dicas de viagem, sou formada em Turismo e este tema me interessa muito.
Bjos.


Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Ju disse...

Mesmo não sendo hilário, parece ser uma leitura divertida. E co m vária informações relevantes, provavelmente, para aqueles que pretendem sair de casa e passear seja lá onde for.

Beijos

Cíntia Mara disse...

Também dei nota 3. O livro é legalzinho, mas não é ótimo. Acho que as crônicas ficariam melhor nas revistas ou jornais do que reunidas. Achei meio contraditório, às vezes. Por exemplo, uma hora ele diz que não vale a pena pegar fila nos pontos turísticos e na crônica seguinte dá a entender justamente o contrário. Por outro lado, há crônicas meio repetitivas, como a que fala da briga entre os "viajantes" e os "turistas" e a que fala sobre os "mochileiros".

Beijos

Unknown disse...

oooooooi Ana!
eu ri MUITO lendo esse livro; o autortem um senso de humor que bateu com o meu; achei genial e um dos trechos que eu lembro de ter gostado muito foi esse que vocÊ ressaltou, da rede e das almofadas coloridas; vale a pena ler!
Beijão

Aline Gasparini disse...

Estou com esse livro aqui na minha fila de leitura. E pela sua resenha, deu para ver que é bem bacana, fiquei curiosa. Ótima resenha :D Ah, e é lógico parabéns a vencedora.

Beijos&beijos
Book is life