24 maio 2013

A Elite, de Kiera Cass

Atenção: Tentei evitar dar spoilers do primeiro livro, mas como se trata de uma sequência, é inevitável a citação de fatos do primeiro livro.

Em "A Elite", a narrativa continua em primeira pessoa e sendo narrada por America Singer, uma adolescente que foi escolhida para participar da Seleção, um grande reality show onde o príncipe escolhe sua princesa e futura rainha de Illéa. Na segunda "etapa" que forma a elite, America, Natalie, Celeste, Marlee, Kriss e Elise ainda estão disputando o coração do príncipe Maxon.

No segundo volume também são esclarecidos mais fatos sobre a criação da Illéa e de como aconteceram a Terceira e a Quarta Guerra Mundial. É super envolvente o modo com o qual a autora nos traz isso.

Os rebeldes estão cada vez mais perto. E os conflitos estão aumentando no mundo. É hora de fazer contatos políticos e de, talvez, se preparar para uma guerra.

A disputa está cada vez mais acirrada e America conta com seu coração dividido entre Aspen e Maxon. Um Dois e um Um. Um soldado e um príncipe. Aspen é um amor seguro, e a pessoa com que America sempre acreditou que iria passar o resto da sua vida, enquanto que Maxon representa a insegurança em se tornar princesa, mas talvez seja por quem seu coração bata mais forte. No primeiro livro, eu era totalmente team Maxon, mas esse segundo me deixou com dúvida. Adorei a história, no geral, mas ela me fez gostar um pouco menos do Maxon e talvez, menos ainda do Aspen. Façam suas apostas, quem será que America vai escolher? Aspen ou Maxon?
"-Como é amar?- É a coisa mais maravilhosa e terrível que pode acontecer com você. Você sabe que encontrou algo incrível e quer levá-lo para sempre consigo. E um segundo depois de ter aquilo, você fica com medo de perder. (...) O amor é um medo belo."
Li várias resenhas de "A Elite" antes de ler o livro e um comentário que se destacou entre elas foi o fato de que boa parte dos autores das resenhas acharam que esse livro foi melhor do que "A seleção". Pessoalmente, concordo de maneira plena. "A Elite" é aquele tipo de romance para se sentar e ler de uma vez de tão empolgante que é. A escrita e narrativa evoluíram de uma forma surpreendente e empolgante. O livro me empolgou do começo ao fim. Tinha lido o primeiro e pensado "Ah, só mais um livro distópico". Depois de ler o segundo, todavia, paguei pela minha língua.

Entrar na cabeça da America é uma confusão só. E a autora consegue nos passar exatamente isso. Os sentimentos da protagonista, a confusão, suas dúvidas e angústias. Juro pra vocês que senti na pele o caos em que se encontra a vida de America. O modo como os detalhes bombásticos são encaixados também foi algo que me agradou. O livro é repleto de surpresas e revelações o tempo todo, de forma que acaba prendendo a leitura do leitor, quem não consegue parar de lê-lo até ter terminado o livro. E aposto que, se todos que leram "A Elite" tivessem em mãos a sequência, leriam diretamente, sem pensar duas vezes.

Para quem já gostou de "A Seleção" leia logo "A Elite", o livro consegue ser muito melhor que o primeiro. Você que ainda não deu uma chance pra história ou deu e se decepcionou com o primeiro, acho que é hora de tentar de novo. Leia "A Elite", mas já aviso, você vai ficar com o coração na mão durante a leitura inteira.

Karine Pestana

0 comentários: