31 maio 2013

Just Listen, de Sarah Dessen

"Ele tem uma missão quase impossível: fazer com que Annabel 'Não pense nem julgue. Apenas ouça'".

Just Listen nos trás a história de Annabel, uma garota que tem potencial para ser uma das pessoas mais felizes do mundo, já que, como todos julgam, ela tem de tudo. Só que não é bem assim. Sua amiga Sophie não é mais sua amiga e assim acontece o mesmo com Emily e Clarke.

Annabel tem grandes dificuldades de lidar com conflitos. Trabalha como modelo, mas só porque sua mãe quer, não porque gosta. Annabel se vê então envolvida em um drama familiar. Sua irmã do meio está doente, seus pais não a veem como deveriam ver. E tudo é uma grande confusão.

O relacionamento mãe-filha é bem focado no livro, assim como o relacionamento de irmãs. Já que Annabel tem duas, Kristen e Whitney. Vivendo nesse drama familiar, Annabel acaba sendo a única filha que não dá trabalho, também, não era pra menos, já que a mesma guarda todos os sentimentos para si própria. Ela sofre em silencio. E se preocupa em não magoar a todos.

A vida de Annabel está de ponta cabeça. Até Owen aparecer nela. Ok, ele bagunça um pouco mais a sua vida, mas é para melhor. Owen é um cara sincero que respira música. Música eletrônica e músicas estranhas, como diz Annabel. Owen não é nem um santo, contudo ele está tentando ser uma pessoa melhor. Sua reputação é péssima, mas a de Annabel também não é lá essas coisas. Eles estudam na mesma escola e nunca haviam reparado muito um no outro. Ele também é DJ de uma radio comunitária por isso existe toda uma influência musical na história. Ele faz várias playlists para Annabel. Uma mais diferente de outra. Achei que esse toque musical à história ficou muito bom, é um modo de ver como a musica influencia a nossa vida e muitos momentos nela. Owen ajuda Annabel a ser mais sincera já que ela própria se julga uma mentirosa, que mente mal, por sinal. Owen não é o típico garoto de um livro juvenil, ele é diferente. Ele não tem nada de surpreendente, nem de lindo de arrancar os cabelos e muito menos de arrancar suspiros dos leitores. Ele é fofo e lindo, mas à sua maneira, que é diferente da maneira com que estamos acostumados a ler e ver por aí.
"Mas agora, olhando para Owen, tudo voltou. Não apenas o dia que resultou nisso, mas todas as vezes desde que ele fez isso pela primeira vez, oferecendo não apenas a sua mão, mas uma amizade que me salvou. Eu estava sozinha e com medo e, sim, com raiva, e de alguma maneira Owen enxergou isso, mesmo quando todas as outras pessoas preferiram desviar o olhar e fingir que nada estava acontecendo."
No começo, a leitura foi um pouco cansativa, inclusive por eu estar lendo pelo pc. Contudo, a partir da metade, li o livro de uma vez só. O livro aborda temas pesados e profundos de uma forma leve, acho que isso é um pouco característico de Sarah Dessen. Este é o segundo livro que leio dela, li Como Salvar uma Vida e simplesmente me encantei, com esse livro nem tanto. Apesar de ter de tudo para ser um livro bom, não sei, achei ele comum demais. Ele não me conquistou. Adorei os personagens, eles são bem construídos. A família de Annabel e as relações são completamente bem fundamentadas. O livro é bem escrito, acho que por isso que vou procurar ler mais Sarah Dessen mesmo assim.
"Seja uma música, uma pessoa ou uma história, não há como saber de algo quando se conhece apenas um trecho, quando se deu uma rápida olhada ou se ouviu parte de um refrão."

Karine Pestana

0 comentários: