Uniexpo Litoral
Ana e as fiéis escudeiras, Larissa (camerawoman de Panicana) e Jéssica |
Sábado, 13 de agosto, e enfim o calor! Os termômetros da Baixada chegaram a marcar 33º. Caiçaras como somos, estávamos todos contentes. Foi dia de Uniexpo Litoral e, enquanto o pessoal estava na praia aproveitando para "tirar o mofo" de um inverno que parece durar tanto, fomos as três à exposição para pensarmos um pouco no futuro.
Os convites chegaram ao meio da semana e ficamos realmente empolgadas com a possibilidade de termos um contato bacana com os estudantes e profissionais de grandes universidades paulistas, tais quais a mais temida e adorada USP, Unicamp, Unesp, FEI, Cásper Líbero e algumas outras de renome nacional.
Pela localização praiana, os estudantes das célebres faculdades que vieram a Santos eram, em sua maioria, da área biológica. Futuros biólogos marinhos, biólogos e os alunos dos cursos que agora passam a ser voltar ao petróleo, pela bacia descoberta na região.
Ao chegarmos, fomos primeiramente à sala da Unicamp. Batemos um papo pouco descontraído e não menos interessante com um dos estudantes de lá. Falou-nos de competição, de prestar o vestibular como "trainee" e das áreas mais concorridas. Não preciso sequer dizer que os números para Medicina são assustadores, preciso? Aos que pretendem cursar Música, entretanto, boas notícias: são poucas as chances de reprovação. A prestigiada Universidade de Campinas é, indubitavelmente, uma boa escolha àqueles que realmente estão se dedicando e aspiram a um caminho de sucesso. Todavia, os que desejarem cursar Jornalismo (como eu), terão de buscar outra alternativa, como Comunicação Social, que a instituição oferece, ou outros ares mesmo...
Depois, dirigimo-nos à sala da USP, que contava com um painel enorme da cidade universitária. Fiquei abismada com o tamanho! Os estudantes que tinham viajado de São Paulo para Santos, para a Uniexpo, eram de cursos bem menos tradicionais. Oceanografia, meteorologia, astronomia e uma professora da temida Poli, a escola técnica destinada aos futuros engenheiros. Senhora muito séria, que retratava bem o comprometimento da Universidade de São Paulo. Para quem não sabe - poucos, creio eu - o vestibular da FUVEST (para entrar na USP) é o mais concorrido do Brasil e, a universidade, foi eleita a melhor da América Latina, a 38ª do mundo.
Hora de Unesp, que entre as mais concorridas brasileiras só perde para a USP, e um outro passeio pela área biológica. Havia animais mergulhados em formol e, decididamente, não levo vocação para a coisa. Fiquei enojada, só esperava encontrar algum estudante de Jornalismo... Mas eis que me lembro da Cásper Líbero, universidade particular de São Paulo que conta com os melhores cursos de comunicação do país, a mais renomada em termos de Jornalismo. Lá conversei com uma moça que estava fazendo o curso e dizia gostar muito; ela era, inclusive, estagiária em uma revista, disse que o ramo é muito abrangente e podemos mudar facilmente de opção entre as carreiras que encontramos no próprio Jornalismo. A propósito, informou-me do vestibular diferente da Cásper, que não conta com questões de Química ou Física, por exemplo. Fiquei radiante! Recebi alguns marcadores da universidade e um lápis fofíssimo, desejaram-me "boa sorte" no vestibular de 2012. Quem sabe, não?
Uma passada pela Metodista, também particular, encontro outro futuro jornalista. Um rapaz que já estava a cursar seu quarto e último ano e que mostrou-se um verdadeiro apaixonado pela carreira. Logo reconheci nele o comunicólogo e perguntei-lhe se tinha vontade de seguir no Fotojornalismo, pela câmera (excelente, a propósito) que carregava em seu pescoço. Contou-me que adorava todas as vertentes que a carreira proporcionava e estava produzindo um site para sua monografia.
Apresentação de Química. "Quem aqui nunca tomou chopp?" |
Às 16h30min as atividades se esgotariam e acabamos saindo de lá mais cedo, às 16h. Tínhamos ficado tão entusiasmada com o cursinho que acabei tendo a brilhante ideia de ir até o lugar, dentro de uma hora ele estaria fechado. Perguntei às minhas amigas se concordaram e ficamos todas empolgadas com a perpectiva de já podermos nos inteirar um pouco mais, até porque, as inscrições começam em novembro para os alunos de 2012 e a quantidade de vagas é limitada. Por que não, certo? Errado... Primeiramente, dei a ideia sem saber aonde, exatamente, ficava a avenida mais famosa da cidade em que nasci.
- Ana, você sabe chegar lá? Só temos uma hora...
- Sem problemas, a gente pergunta na rua...
Andamos até uma farmácia totalmente sem direção e acabei perguntando a um senhor a que altura ficava a Conselheiro Nébias. O coitado me deu tantas explicações que eu já não fazia mais ideia do que ele falava... Mas, sem problemas, como tinha prestado atenção ao início, tomamos o caminho e andamos, andamos, andamos, como andamos sob o sol escaldante de um dia de verão em pleno inverno...
- Meus pés estão doendo...
- Meu cabelo "tá" suando...
- Minha cabeça dói...
- Ai, eu "tô" resfriada...
Paramos então num restaurante após a longa caminhada. Sentei ao ar livre, descansei e fui perguntar à moça do caixa aonde ficava a Conselheiro Nébias, pois já estávamos andando há um tempão e nada da Avenida.
Descubro então que estávamos entre o canal 1 e 2 e que a dita ficava à altura do 3. Pergunto a ela quanto tempo achava que demoraríamos para chegar, pois o lugar fecharia às 17h e já eram 16h30min.
- Olha, deve dar uma meia hora...
Pedi então uma água bem gelada, desmoronei na cadeira e fiquei pensando se não era melhor ter aceitado a sugestão de minha amiga e ter ligado para polícia pedindo que nos levassem até a Conselheiro Nébias, nossa "suposta" casa que, incrivelmente, ficaria ao lado do cursinho. Eles nem sequer desconfiariam...
Brindes da Uniexpo |
Um bom domingo e feliz dia dos pais a todos os paizões,