14 agosto 2011

Uniexpo Litoral


Uniexpo Litoral

Ana e as fiéis escudeiras, Larissa (camerawoman de Panicana) e Jéssica

   Sábado, 13 de agosto, e enfim o calor! Os termômetros da Baixada chegaram a marcar 33º. Caiçaras como somos, estávamos todos contentes. Foi dia de Uniexpo Litoral e, enquanto o pessoal estava na praia aproveitando para "tirar o mofo" de um inverno que parece durar tanto, fomos as três à exposição para pensarmos um pouco no futuro.
   Os convites chegaram ao meio da semana e ficamos realmente empolgadas com a possibilidade de termos um contato bacana com os estudantes e profissionais de grandes universidades paulistas, tais quais a mais temida e adorada USP, Unicamp, Unesp, FEI, Cásper Líbero e algumas outras de renome nacional.
  Pela localização praiana, os estudantes das célebres faculdades que vieram a Santos eram, em sua maioria, da área biológica. Futuros biólogos marinhos, biólogos e os alunos dos cursos que agora passam a ser voltar ao petróleo, pela bacia descoberta na região.
   Ao chegarmos, fomos primeiramente à sala da Unicamp. Batemos um papo pouco descontraído e não menos interessante com um dos estudantes de lá. Falou-nos de competição, de prestar o vestibular como "trainee" e das áreas mais concorridas. Não preciso sequer dizer que os números para Medicina são assustadores, preciso?  Aos que pretendem cursar Música, entretanto, boas notícias: são poucas as chances de reprovação. A prestigiada Universidade de Campinas é, indubitavelmente, uma boa escolha àqueles que realmente estão se dedicando e aspiram a um caminho de sucesso. Todavia, os que desejarem cursar Jornalismo (como eu), terão de buscar outra alternativa, como Comunicação Social, que a instituição oferece, ou outros ares mesmo...
   Depois, dirigimo-nos à sala da USP, que contava com um painel enorme da cidade universitária. Fiquei abismada com o tamanho! Os estudantes que tinham viajado de São Paulo para Santos, para a Uniexpo, eram de cursos bem menos tradicionais. Oceanografia, meteorologia, astronomia e uma professora da temida Poli, a escola técnica destinada aos futuros engenheiros. Senhora muito séria, que retratava bem o comprometimento da Universidade de São Paulo. Para quem não sabe  - poucos, creio eu - o vestibular da FUVEST (para entrar na USP) é o mais concorrido do Brasil e, a universidade, foi eleita a melhor da América Latina, a 38ª do mundo.
   Hora de Unesp, que entre as mais concorridas brasileiras só perde para a USP, e um outro passeio pela área biológica. Havia animais mergulhados em formol e, decididamente, não levo vocação para a coisa. Fiquei enojada, só esperava encontrar algum estudante de Jornalismo... Mas eis que me lembro da Cásper Líbero, universidade particular de São Paulo que conta com os melhores cursos de comunicação do país, a mais renomada em termos de Jornalismo. Lá conversei com uma moça que estava fazendo o curso e dizia gostar muito; ela era, inclusive, estagiária em uma revista, disse que o ramo é muito abrangente e podemos mudar facilmente de opção entre as carreiras que encontramos no próprio Jornalismo. A propósito, informou-me do vestibular diferente da Cásper, que não conta com questões de Química ou Física, por exemplo. Fiquei radiante! Recebi alguns marcadores da universidade e um lápis fofíssimo, desejaram-me "boa sorte" no vestibular de 2012. Quem sabe, não?
    Uma passada pela Metodista, também particular, encontro outro futuro jornalista. Um rapaz que já estava a cursar seu quarto e último ano e que mostrou-se um verdadeiro apaixonado pela carreira. Logo reconheci nele o comunicólogo e perguntei-lhe se tinha vontade de seguir no Fotojornalismo, pela câmera (excelente, a propósito) que carregava em seu pescoço. Contou-me que adorava todas as vertentes que a carreira proporcionava e estava produzindo um site para sua monografia. 
Apresentação de Química. "Quem aqui nunca tomou chopp?"
   Depois, assistimos a um show de Física e Química de professores excelentes de um novo cursinho em Santos, ambos formados pela Universidade de São Paulo. O riso foi garantido durante a apresentação e a plateia acabou aprendendo algumas coisas cotidianas de forma bastante descontraída, ficamos nos perguntando por que nem todos  os professores lecionavam daquela forma... Após a "palestra", um papo com os professores sobre vestibular e ENEM, sobre a vida do vestibulando, os tipos de questão de cada prova e ficamos sabendo de histórias de verdadeira determinação e também de alguns mal-sucedidos ou realmente determinados que faziam cursinho há quatro anos...
   Às 16h30min as atividades se esgotariam e acabamos saindo de lá mais cedo, às 16h. Tínhamos ficado tão entusiasmada com o cursinho que acabei tendo a brilhante ideia de ir até o lugar, dentro de uma hora ele estaria fechado. Perguntei às minhas amigas se concordaram e ficamos todas empolgadas com a perpectiva de já podermos nos inteirar um pouco mais, até porque, as inscrições começam em novembro para os alunos de 2012 e a quantidade de vagas é limitada. Por que não, certo? Errado... Primeiramente, dei a ideia sem saber aonde, exatamente, ficava a avenida mais famosa da cidade em que nasci.
- Ana, você sabe chegar lá? Só temos uma hora...
- Sem problemas, a gente pergunta na rua...
   Andamos até uma farmácia totalmente sem direção e acabei perguntando a um senhor a que altura ficava a Conselheiro Nébias. O coitado me deu tantas explicações que eu já não fazia mais ideia do que ele falava... Mas, sem problemas, como tinha prestado atenção ao início, tomamos o caminho e andamos, andamos, andamos, como andamos sob o sol escaldante de um dia de verão em pleno inverno...
- Meus pés estão doendo...
- Meu cabelo "tá" suando...
- Minha cabeça dói...
- Ai, eu "tô" resfriada...
  Paramos então num restaurante após a longa caminhada. Sentei ao ar livre, descansei e fui perguntar à moça do caixa aonde ficava a Conselheiro Nébias, pois já estávamos andando há um tempão e nada da Avenida.
   Descubro então que estávamos entre o canal 1 e 2 e que a dita ficava à altura do 3. Pergunto a ela quanto tempo achava que demoraríamos para chegar, pois o lugar fecharia às 17h e já eram 16h30min.
- Olha, deve dar uma meia hora...
  Pedi então uma água bem gelada, desmoronei na cadeira e fiquei pensando se não era melhor ter aceitado a sugestão de minha amiga e ter ligado para polícia pedindo que nos levassem até a Conselheiro Nébias, nossa "suposta" casa que, incrivelmente, ficaria ao lado do cursinho. Eles nem sequer desconfiariam...


Brindes da Uniexpo
     Um bom domingo e feliz dia dos pais a todos os paizões,


19 comentários:

Luciana disse...

Nossa que aventura Ana,rs

A feira deve ter sido o máximo mesmo.

bjs

estilorosa.blogspot.com

Caue1507 disse...

não sabia que teve uma uniexpo por aki^^' tbm sou super perdido na cidade D: hsuahashuasuhasuhasuhas mas deve ter sido super lgl! *-*

--
hangover at 16

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Olá Ana... está doente? de que? gripe? Eu ando dando umas crises de rinites horriveis, e por isso meu Blog está todos atrasado, não consigo ficar um dia sem crise, estou tomando varios remedios pra controlar... mais se cuide, senti sua falta por aqui... rsrsrsrs... seu Blog continua demais e amei a postagem, é isso aí pensando no futuro, melhoras Flor, bjs e bom inicio de semana pra vc!! ^.^

Francielle Couto Santos disse...

Oii!

Nossa, acho bacana essas feiras... quando tem aqui e eu posso ir, marco presença. É sempre bom.

Gostei bastante do post, e essa deve ter sido bem legal. Espero que esteja melhor.

Um abraço.
http://universoliterario.blogspot.com/

Clayci disse...

Mas 33°? O LOKO rsrs deve ter sido boa mas bem cansativa

Nana Barcellos disse...

Oie Ana
vishe HAHAHA já estou acostumanda com essas temperaturas...moro no RJ
Putz nem gosto de Química, nunca gostei.

Ah você deve ter lembrado de Benjamin Button por causa do Big Bang hahah

Adorei o post

bjs e boa semana
Nana - Obsession Valley

Aione Simões disse...

Esses eventos são ótimos pra se conhecer mais sobre as universidades, cursos e vestibulares!
Muito animadora a idéia, pra você que quer jornalismo, de um vestibular sem física e química hein?
A cidade universitária é gigante mesmo! No começo achava que não ia me localizar lá dentro, mas a gente se acostuma!
E eu achava que a Unicamp era mais concorrida que a Unesp, que legal saber que não!
Beijos!

Fernanda Assis disse...

Ei Ana,

Estou até imaginando o sofrimento, pq o calor do RJ não é para qualquer um. Eu quase morri quando fui ai no verão hahaha.

Chego dia 2 para a bienal, temos que combinar de encontrar viu?

Ah a Núcleo de Ideia é uma agência publicitária, eles fecham com editoras aleatórias o lançamento de algum livro e normalmente mandam para alguns blogs o pedido de parceria para post de lançamento + promoção + livro para resenha.

bjos
Nanda

Teorias de Gi disse...

OI amiga vc foi marcada, tem desafio pra vc em meu blog, beijussss...

j disse...

haha, meninas, que aventura!
Essa rotina de vestibulanda não é fácil.
Legal você querer jornalismo, era uma das faculdades que eu me interessava quando fiz terceirão. Acabei passando para Administração, gostando do curso, e me apaixonando pelo Direito, que é o que vou tentar esse ano.

Beijos e bons estudos!

Alinne disse...

Que aventura!
É muito legal conhecer um pouco mais a respeito dos cursos e instituições.A USP é enorme mesmo!Quando fui conhece-la quase me perdi lá dentro!Rs.
Definitivamente amo Biologia! É a área feita para mim...Jornalismo parece ser bem legal também.
Beijos.

Books E Desenhos

Larissa disse...

nossa, vcs devem ter sofrido hein? :P pelo menos valeu a pena! é sempre bom se informar sobre essas universidades grandes. acho que meio que faz a gente perder o temor delas. muito bacana essa exposição :D

krika disse...

Uau, um sofrimento que valeu a pena hein!

Eu indiquei seu blog para responder a tag: 10 coisas de moça fina! Fui indicada pela Luciana - estilorosa- e adorei. Dê uma passadinha lá em www.preteritosmatinais.blogspot.com
Espero que curta responder.

Bjs
paz e bem

Bianca Sampaio disse...

Queria muito que tivesse um evento desses aqui, mas consegui me decidir apenas visitando faculdades e assistindo a palestras promovidas pelo colégio.
Espero que não se arrependa da escolha, é uma ótima área! E quem faz o que gosta sempre se dá bem (:

Beijos, Bianca
epilogosefinais.co.cc

Nathália Risso disse...

Oi Aninha :)
Nossa, vocês devem ter sofrido né? aushuahs
Essas feiras são muito bacanas, em especial para os futuros vestibulandos, que podem conversar e saber um pouco do que enfrentarão!
E pensar que eu queria medicina!
Você passa em Jornalismo, com certeza :D
Deve ter sido cansativo!!!
Adorei o post :DD
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Resenha - Liberte Meu Coração
Tem nova promoção de marcadores no blog! Participe :) http://migre.me/5rVly
Passa lá :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

Nessa disse...

Olá!!
Nossa, que legal o evendo!!! e adorei os brindes que vc ganhou!!bj

http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Vanessa disse...

Ah que bacana *-* Nem me fale em faculdades, preciso escolher o que vou fazer e olha que só faltam poucos meses UAHSUAHSUAS sou muito indecisa q Enfim, adorei o post (:

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Unknown disse...

muuuuuitoo legaal! *-*
Ultimamente ando com faculdades subindo a cabeça tbm, to no terceiro ano e os vestibulares tao chegando... omg kkkk
Adorei o post, beiiiijos Ana ^^


Cabelos ao Vento

Isabella Colmanetti disse...

Uau, Ana!

Que maratona! HAUHAUAHA...
Também adoro quando surge uma oportunidade de feira de profissões ou palestras sobre cursos, embora eu também esteja decidida na carreira como você. Apesar disso, sempre é bom adquirir novos conhecimentos de qualquer área e participar de algumas experiências.
Também estou com aquela revistinha da Unesp e me maravilho só de imaginar que muito provavelmente (TOMARA) ano que vem eu poderei fazer o que amo de paixão! haha...

Um super beijo,

Isabella Colmanetti

universoliterario.blogspot.com