19 outubro 2011

Desespero de uma adolescente.



Olá pessoal! Bom, eu realmente não fazia ideia do que postar hoje. Na verdade, eu nunca faço ideia do que vou postar, até que vem algo na hora e posto. Eu sou muito sem criatividade e sem inspiração. Na verdade, a inspiração até vem, mas na hora errada. Sempre quando eu não posso anota-la e depois acabo esquecendo... Já é natural isso. Então hoje passei o dia imaginando o que iria postar e adivinhem, não sabia. Até que escrevendo isso aqui eu resolvi desabafar com vocês.
Pela primeira vez na história eu estou com medo. Muito medo de repetir de ano. Tá, minhas notas não estão tão ruins em relação a outras pessoas da minha sala... Mas eu preciso tirar 7,3 na média de Português e eu não sei se irei conseguir. Deixa eu explicar: eu nunca gostei de português, nunca fui boa. Mas esse ano o meu professor mudou e ele é realmente bom. Eu passei a entender português e a prestar atenção na aula. Mas ele não faz uma prova fácil, na verdade ele faz a prova pensando em ferrar o aluno. É SÉRIO. Acho que quando ele está preparando a prova ele pensa: "essa questão ninguém vai acertar!". Te juro. Aí eu estudo mas não consigo tirar nota boa... Eu fui para recuperação em todos bimestres nele mas não consegui recuperar minha nota... Agora eu estou com muito medo de não conseguir recuperar também...
Sem falar que eu preciso ficar com 6,9 na média de química e 6 na média de matemática, história, espanhol... Eu sei que é fácil, mas aí que vem o problema: EU NÃO CONSIGO ESTUDAR.
Não adianta, eu acho que eu tenho problema de atenção, porque sempre que eu tento estudar, algo me faz parar. E, na maioria dos casos, é a internet. Eu passo a tarde toda em casa sozinha, aí eu fico na internet o dia todo vendo séries e tal... E não estudo. Nem nos dias de prova. E eu preciso de ajuda, eu sei que preciso. Mas eu não consigo... Eu já pensei em trancar meu notebook, em mudar a senha das minhas redes sociais, mas aí eu ainda assim iria ver as séries... Acreditem, eu já até pensei em postar aqui nas quartas a matéria que eu preciso estudar para quem sabe me ajudar, rs.
Então, vou deixar esse desafio para vocês: me AJUDEM a estudar. Que dica vocês dão para mim? Qual o conselho?
Faltam 2 semanas para começar a semana de testes e eu preciso mesmo estudar...

Beijos,

15 comentários:

Gabriela Wegner disse...

Oi Lê! Fica tranquila flor, você vai conseguir estudar sim!
Quer uma dica? Usa o computador pra estudar! Sei lá, procura no google alguma coisa sobre a matéria, às vezes você acha jogos e até músicas sobre a matéria!
Mais tenta ficar longe AO MÁXIMO das redes sociais, se não, você não vai conseguir estudar mesmo!
Em em relação às notas, você não tá precisando de muita nota, então, fica tranquila! Dá o máximo de si e tenho certeza que você vai conseguir! :)
Beijoos

Unknown disse...

Hey flor, pensei que fose apenas eu assim. Caramba, eu preciso de 5,8 em física, e nem te falo em matemática. E chuta? o pior minha escolha tem que pagar 66 reais pra fazer recuperação, e só pode fazer 2 !!! Que lindo né? Então não reclame. Eu pensei que todo mundo aqui fosse nerd e coisa e tal, e eu fosse difenrete. Geralmente que lê, quem gosta , gosta de eetudar tambem. Somos duas!! Conta comigo rs, vc ta em qual série?

@leticial3 disse...

Obrigada pelo apoio Meninas! Eu até tento pesquisar no google e tals, mas parece que os outros sites chamam por mim hahahaa

Mar, estou na 2° série do Ensino Médio, e você?

j disse...

Lê, também era assim no meu ensino médio, mas fui desanimando da internet. Isso é fase. Tenta programar horários para fazer cada coisa, mas sempre marca o horário do estudo primeiro. Ou então, em vez de ir para casa, fica no colégio, estuda na biblioteca, isso sempre ajuda.

Beijos

Dreamer Girl disse...

Oi Letícia, vamos aos conselhos então...

Primeiro - Nada de pânico, quando bater o nervosismo, feche os olhos, inspire fundo contando até 7, segure o ar por alguns segundos e depois solte o ar lentamente contando até 7 também. Lembre nervosismo dá branco.

Segundo - Poucos, ou nenhum professor se interessa em ferrar o aluno. Isso é o teu medo que faz a tua imaginação voar. Palavra de professora.

Terceiro - Noto que atualmente os adolescentes tem pouco poder de concentração. Em média, só conseguem se concentrar por 15 minutos. Ok. Então a dica é fazer pequenas fichas com as regras e anotações mais importantes e espalhe pela casa. Cole algumas no espelho, outras na porta da geladeira, no espelho do banheiro, na porta do guarda-roupa... E cada vez que você ver uma ficha leia-a em voz alta para memorizar.

Quarto - releia por 15 minutos antes de dormir um resumo da matéria que tu precisas memorizar. Assim será uma das últimas coisas que tu pensarás antes de dormir e ficará gravado na memória por mais tempo.

Quinto - Abuse das cores, quando escrevemos, preto no branco, ao ler usamos apenas um lado do cérebro. Se fizeres as anotações com canetas coloridas usarás ambos os lados. E talvez durante a prova tu te lembres até da cor que fizeste a anotação.

Sexto - No dia da prova não fique perto de quem está em pânico. Isso contagia, e logo tu ficas em pânico também.

Sétimo - Não pegue o caderno minutos antes de começar a prova, isso só te deixará insegura e nervosa.

Oitavo - 20 gramas de chocolate meio amargo ou um capuccino podem ajudar. O açúcar, a cafeina e o cacau em pequenas quantidades funcionam como um combustível para o cérebro. Água também é importante, uma vez que quando estamos desidratados temos dores de cabeça e a velocidade de raciocínio fica lenta.

Nono - Quando começar o seriado que tu gostas, lembre-se que tu podes vê-lo mais tarde através da internet. Estude, o final de ano é agora e não depois. O mais importante é a tua vitória.

De coração desejo para ti muito sucesso.

Taís.

http://olhareseleituras.blogspot.com/

Mayara disse...

Nhaaaaa, sei bem como é essa falta de vontade de estudar... só não sei exatamente qual a cura. Acho que parte da consciência de cada um. Tipo, quando fico com muito medo, eu estudo tanto que acaba indo tudo bem e bom, como eu faço isso? Eu me forço a se desligar do mundo e falo: "se eu estudar AGORA, ATÉ MAIS TARDE, eu uso o PC mais cedo..." aí com esse pensamento, eu permaneço firme e forte hahaha, pq o meu maior problema também é o vício no pc ><
Nha, enfim, eu realmente não sei como fazer, mas te desejo boa sorte nas provas \o

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

letícia vou te passar a dica que eu usava quando estudava, eu nunca fui boa em estudar, de pegar o livro e ler, então o que eu fazia era anotações, sim anotações dos itens da matéria que eu não sabia ou tinha dificuldade, daí no intevalo das minhas aulas eu estudava na biblioteca da escola, daí quando chegava em casa tinha que trabalhar e não tinha tempo pra pegar no livro ou caderno.
Faz assim, estuda na biblioteca da escola e em casa vc pode ficar a vontade na net!!
Acho que daria muito certo, vc poderia até fazer um grupo de estudo, só que pra estudar tá? Beijooooos Flor e boa sorte, pensamento positivo sempre, estarei torcendo por vc!! =D ♥

Anônimo disse...

Faz o seguinte, selecione a matéria que tem que estudar, dê uma lida, pegue folhas em branco ou um caderno velho, repasse os exercícios e faça-os. É o melhor jeito para se estudar matemática português e a maioria das matérias; já que história e geografia são mais leitura mesmo.

www.cor-e-make.blogspot.com

Luana disse...

Oi Lê, nossa estou praticamente na MESMA situação que tu, tipo, eu preciso de poucos pontos, mas isso não é motivo pra eu pensar " ahh então eu vou estudar só o necessário " pq se eu tirar nota vermelha mesmo já tendo passado eu TEREI de ir na recuperação e perderei as férias ( e eu já estou de passagem comprada! ), e as matérias desse último bimestre estão pegando fogo total! Não consigo resolver um exercício de álgebra, e o pior é q eu nem entendo uma matéria e a professora já parte pra outra ¬¬' Minhas provas também vão iniciar daqui a 2 semanas, daí também estou com esse desespero =(

No teu caso, que é português, acho legal estudar pelo computador. Tem um site chamado Só Português, lhe recomendo é muuuuito bom! Lá você poe ler as matérias, fazer exercícios e tal...


Boa sorte pra tu e pra mim.





Bjsssssssssssssssss ;*

Unknown disse...

oi leticiaa! nao fica assim nao! só se esforçar e voce passa, o segredo é ficar calma!
boa sorte!

Aione Simões disse...

Oi Letícia!
Eu entendo seu desespero!
Quer dizer, na verdade nunca fiquei na situação de realmente precisar de nota pra passar, mas eu não tenho mais paciência pra estudos (4º ano da faculdade você também vai estar de saco cheio, acredite), e também não consigo mais estudar.
O que eu te recomendo é: tire um dia de folga. Um dia pra você não fazer nada e não se sentir culpada por não estar estudando. Realmente relaxe e aproveite!
Depois, coloque na cabeça que você precisa estudar, sente longe do seu computador e estude, do melhor jeito pra você. Se possível, tente estudar acompanhada de alguém que realmente estude com você, senão vocês vão bater papo e o estudo não vai sair.
Mas o principal é você estar relaxada. O desespero só vai te bloquear ainda mais!
Coloque na cabeça que você precisa estudar e que você quer estudar, que você consegue!

Boa sorte, e tenho certeza que tudo vai dar certo!

Beijos!

gi_riva disse...

não se desespere, o que funciona para mim é sentar estudar um pouco,quem sabe fazer um resumo bem resumido, então relaxe faça outra coisa(algo não muito demorado)então estude mais um pouco.é importante começar a estudar dias antes e não em cima da hora porque a sim bate o desespero, tire um dia por semana de decanso(no qual você não estuda).
é o que e faço quando estudo(quase nunca)pois tambem tenho muita dificuldade de me concentrar e prefiro prestar muita atenção na aula.
bom espero que tudo de certo para você, não desista.
beijo

Alessandra disse...

Oi Lê *-*
Fiz um post com o mesmo assunto, estou de recuperação em 2 matérias: His & Mat, perdi pontos (por coisa boba). Estou 'tentando' estudar mais em casa, mais não consigo, alguma coisa sempre me chama mais atenção, sabendo dessa minha fata de atenção, minha mãe fez um cantinho pra mim, e me ajudou a fazer listas, das minhas prioridades, e acredite, está me ajudando!
Beijos,Garota de Cristal

Gabriele Santos disse...

eu gosto muito de procurar video aula sobre o assunto que estou estudando.
Eu sei o que é isso. A média do meu col é 6 e ano retrasado tinha que tirar 8 em matemática para passar. E acredite eu consegui. \o
Então não fique em pânico. Basta você organizar sua vida. Você pode ter seu pc a seu favor. Tem muita coisa legal sobre português na net, e de forma bem divertida. Tem uma série da rede cultura muito interessante 'tudo oq é sólido pode derreter' que trata sobre literatura. É muito legal.
Ah e eu não preciso de notas eu preciso parar de faltar para passar de ano. rsrsrsrs

Unknown disse...

Nossa lê.
Fica calma, muitas vezes isso acontece comigo, sério. E muitas vezes odeio isso.
Aconcelho você, como a Aione escreveu, vc tire um dia de folga.
Muitaas vezes se vc estudar demais, isso cansa e no final vc num entende nada!
Isso acontece comigo.
Muitas vezes tento tirar notas melhores nas primeiras provas para ficar mais próxima da média para que no final do ano, nas últimas provas eu não fique muito preocupada com essas coisas.
Se acalme, vc vai conseguir :)

Sem preocupações :)
Mais claro que você tem que estudar e tals, para que consiga entender essas coisas, sempre quando tiver dúvidas em algum assunto pergunte ao professor, isso muitas vezes auxilia o aluno, e de ver em quando busque estudar em grupo, com alguém que queira estudar e não ficar conversando! Tipo quando estudo para provas, ñ gosto de estudar em grupo, mais cada um tem seu método :)

Beijos:*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com/