27 dezembro 2011

Top Piriguetagem Literária

Boa tarde, leitores e leitoras, especialmente para as leitoras, porque o tema de hoje é, digamos, bem feminino.

Passando pelo blog da Nanda, o Viagem Literária, vi ESTA postagem divertidíssima sobre os personagens masculinos favoritos da mesma, que incentivou suas leitoras a fazerem, também, suas listas com os machos queridinhos da Literatura. Quem vem comigo nessa?


De acordo com a descrição no Viagem Literária...
"Para quem não conhece o termo ele está no Aurélio TOC Livros e segundo a Luciana Mara:
De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão 'é meu' quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).”"
E o meu top 10... 

10º lugar: Cam, da série Fallen
Naturalidade: Estados Unidos
Primeiramente, tenho que fazer minha defesa. Não gosto da série Fallen. Li apenas o primeiro livro e não tenho interesse de prosseguir com Tormenta ou Paixão pois acho que falta personalidade à história, é... Isso, entretanto, não impediu a autora de criar um personagem que, curiosamente, adoro. Cam é o lado negro da força, não exatamente o vilão, mas um alguém complexo, que tem trevas e luz e que me encantou desde o primeiro momento. Pena que a Luce também não tenha visto isso...

9º lugar: Jon Snow, da série As Crônicas de Gelo e Fogo (A Game of Thrones, na TV, pela HBO)
Naturalidade: Winterfell, do Norte, do frio
Jon não tem perfil de mocinho. Não vive, pelo menos até A Fúria dos Reis (segundo volume da série de sete) um romance. Mas nem precisaria. É um dos meus personagens favoritos dessa coletânea que conta com muitos, muitos reis, rainhas, príncipes, princesas, lordes, guerreiros e todo tipo de gente de uma era medieval paralela. Jon é nobre, corajoso e leal a seus amigos. Além disso, gosto muito de sua ligação com Arya, sua irmã.

8º lugar: Andrius, de A Vida em Tons de Cinza
Naturalidade: Lituânia
Andrius me fez querer chorar. É um sobrevivente em meio à guerra, em meio à repressão de Stalin. Apoia Lina, a protagonista do livro, incontestavelmente e não a abandona apesar de tudo, apesar de todos. É uma daquelas relações maduras que nos deixam a pensar o quão fúteis podemos ser às vezes e, melhor, o quão forte pode ser um amor quando nada mais o é.

7º lugar: St. Clair, de Anna e o Beijo Francês
Naturalidade: Estados Unidos, com uma mistura de França e Inglaterra
A mocinha que não suspirou com St. Clair em Paris que atire a primeira pedra. Esse foi um personagem muito cotado neste ano, com o lançamento do livro no Brasil e não foi à toa. Étienne St. Clair é um cavalheiro, é inteligente e sagaz, dotado de uma beleza totalmente descompromissada, com jeito de quem não faz o menor esforço para ser bonito e de uma simpatia de apaixonar qualquer desavisada. Anna soube, desde a primeira vez que o viu, que estava com um grande problema...

6º lugar: Matt, de Garota, Traduzida
Naturalidade: China (not a Made in China)
Garota, Traduzida não é um livro muito popular, mas que, não obstante, conquistou minha total simpatia e afeto. Apesar de o espaço de tempo ser muito rápido, é impossível não nos envolvermos com a vida sofrida de Kimberly e não sentirmos sua paixão pelo adorável Matt, um chinês de mãos fortes e incríveis olhos castanhos, muito gentil e amável, resistente lutador da vida. As cenas entre os dois são sempre emocionantes, o amor tão puro e tão complicado... Ah, como eu suspirei, chorei...

5º lugar:  Aragorn, da trilogia O Senhor dos Anéis
Naturalidade: Algum lugar da Terra Média
Já falei outras vezes de Aragorn por aqui e simplesmente o adoro, de puro coração. Às vezes toda a sua nobreza, sua obrigação me incomodam e irritam, mas é difícil não se sentir tocada pelo fardo que ele carrega em nome de seu amor por Arwen, ver o quanto ele luta e sofre em batalha para poder unir-se a ela. Estou ficando toda sentimental já no 5º personagem da lista... Essa piriguetagem literária mexe com a cabeça... 

4º lugar: Tariq, de A Cidade do Sol
Naturalidade: Afeganistão
Poucos livros mexeram comigo quanto A Cidade do Sol e assim também o fez o seu grande mocinho, Tariq, que reapareceu em um momento tão importante da história e esteve com Laila o tempo todo. A trajetória de ambos, assim como a de quase todos desta lista, vem de um amor desde a infância, que cresce e passa com pureza pelo desejo, por todas as formas de união e os faz ficar juntos até mesmo na maior das dificuldades. Tariq, que supostamente seria frágil por viver em meio a uma guerra e por ter tido uma perna amputada ainda quando criança após brincar próximo a uma mina, revela-se, na verdade, muito corajoso e com disposição para enfrentar o maior dos males em nome de seu amor. 

3º lugar: Alex, da série Desculpa se te chamo de amor
Naturalidade: Itália
Ah, Alex! 37 aninhos e uma beleza intocável, um jeito todo cortês. Homem criativo, inspirado, apaixonado. Responsável, metódico, careta... Até o dia em que o furacão Niki, de 17 anos, surge em sua vida e torna tudo uma bagunça, uma adorável bagunça. Alex é simplesmente encantador, é um homem à moda antiga e que surpreende sua amada com presentes inesperados, com um novo cortejo para cada encontro. Italiano, de quebra, com um sotaque molto bello

2º lugar: Ren, da série A Maldição do Tigre
Naturalidade: Índia
Mais suspiros vindos de todas as leitoras de plantão. Venhamos e convenhamos, o que é Dhiren, o príncipe indiano que encantou Kelsey e todas nós a cada 24 minutos que pôde tornar-se homem e deixar de lado sua forma de tigre? Collen Houck disse, em uma entrevista, que escreveu seu livro idealizando algo como A Bela e a Fera e é impossível não notarmos que essa carga sentimental da obra aparece em seu livro também. A complexidade entre o homem e a criatura o tornam mais compreensível, humano e facilmente amável. Ren precisa do amor de Kelsey para ser homem, e nós, meras leitoras, precisamos dele.

1º lugar: Kartik, da trilogia Gemma Doyle
Naturalidade: Índia
Primeiramente, uma declaração: amo, amo, amo de paixão a trilogia Gemma Doyle. Quem não leu não faz ideia do quão boa é essa série juvenil totalmente distinta e aprofundada, por vezes sombria e até mais sensual do que o gênero costuma propor. E assim como gosto da série, gosto de Kartik, que não é a imagem mais correta do mocinho, mas de um personagem que evolui, erra e é uma confusão complexa de sentimentos nos três volumes, sempre ligado à Gemma. Um rapaz rústico, com a pele castanha, os cabelos cacheados, os olhos brilhantes e os lábios cheios que inspiram desejo na protagonista da trilogia. A relação entre eles é extremamente conturbada e tensa, avança e retrocede o tempo inteiro, contudo, ainda assim, cada passo é um novo mergulho sem volta a um amor que se constrói muito delicadamente, em torno de intrigas, promessas, desejo e paixão. Um mocinho que também quebrou meu coração por tanto amor e se torna, a cada leitura, mais merecedor de seu primeiro lugar.
_____________________________________________________________

Os leitores talvez não tenham compreendido o porquê de o item naturalidade estar presente em minha ampla lista. Entretanto, se observarem bem, poderão notar que tenho uma forte tendência a piriguetagem literária oriental. E isso não quer dizer apenas olhos puxados, porque há muito mais para além do Oriente, contudo um ar todo exótico, afrodisíaco e quente que embala as melhores paixões literárias. Em outra análise, percebe-se que meus dois mocinhos prediletos de todos os prediletos são indianos. Então, bora pra Índia encontrar o Ren e o Kartik?


Para as que torceram o nariz à menção à Índia, esse senhor aqui embaixo é de lá, viram, lindinhas?


Beijinhos pra vocês e não deixem de organizarem seus top 10 Piriguetagem Literária também! Aproveitem e deixem o link da postagem no Viagem Literária pra Nanda conferir. E peço desculpas aos leitores, homens, do blog. Vocês sabem que os adoro igualmente, né?




1 comentários:

Aione Simões disse...

Hahahahaha...Eu ri demais com o nome do post! Mas eu achei que fossem coisas que personagens já fizeram e que foram consideradas piriguetagens rsrs
Acredita que o único da lista que li foi Anna e o Beijo Francês? Impossível o Étienne não estar presente!
Quero muito ler A Maldição do Tigre e Desculpa se te chamo de amor!
Notei uma certa tendência sua aos personagens de personalidade mais forte. E te entendo, eles são irresistíveis!
Beijão!