05 fevereiro 2012

Algumas curiosidades sobre livros, literatura e escritores


Todos nós, como leitores assíduos, perguntamo-nos constantemente a respeito de certos fatos que rondam o mundo literário e confundem nossas mentes. Pode ser, por exemplo, uma dúvida frívola sobre alguma parte do livro, ou, quem sabe o que significa ISBN? Quantos livros são publicados anualmente? Qual é a postura dos próprios autores quanto à literatura? Reuni essas e mais algumas curiosidades na postagem de hoje, com todos os devidos créditos.

I. Sobre livros e literatura
________________________________

Partes de um livro



O que é ISBN?

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes às agências nacionais. No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira desde 1978, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

A partir de 1º de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente número de publicações, com suas edições e formatos.

Qual é a melhor posição para leitura?
Parado, fortalece a coluna; de cabeça baixa estimula a circulação do  sangue; de barriga para cima é mais prazeroso; sozinho, é estimulante, mas egoísta; em grupo, pode até ser divertido; no banho pode ser arriscado; no automóvel, é muito perigoso... Com frequência, desenvolve a imaginação; entre duas pessoas, enriquece o conhecimento; de joelhos, o resultado pode ser doloroso... Enfim, sobre a mesa ou no escritório, antes de comer ou na sobremesa, sobre a cama ou na rede, nus ou vestidos, sobre o sofá ou no tapete, com música ou em silêncio, emprestado ou comprado, entre lençóis ou no closet, sempre é um ato de amor e de enriquecimento.

De onde vem o sarau? E o que é?
Sarau é um termo originado da língua latina seránus – relativo ao anoitecer; após o pôr do sol e foi criado no século 16, mais precisamente em 1522, para designar o período avançado além do horário normal de quaisquer atividades rotineiras. Em tempos modernos, o termo é usado para indicar a ocorrência de uma antiga tradição literária em que as pessoas se reúnem, geralmente no período noturno, para ouvir música, cantar, conversar, dançar, dizer poemas próprios ou de autores conhecidos.

Qual é a maior biblioteca do mundo?
A Biblioteca do Congresso, localizada em três edifícios na capital dos Estados Unidos, Washington D.C., possui mais de 144 milhões de livros em 470 idiomas.


Livros publicados em 2012
De acordo com o Worldometers, em torno de 113.550 livros foram publicados neste ano em todo o mundo.


Conexão entre o hábito da leitura na adolescência e ascensão na carreira profissional adulta

Um dos passatempos preferidos de muita gente pode ter resultados gratificantes também a longo prazo. Ler ajuda a aumentar o conhecimento de novos vocabulários, estimula a imaginação e auxilia no aprendizado. Os benefícios da leitura, no entanto, não param por aqui. Uma pesquisa realizada pelo departamento de Sociologia da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, avaliou a relação entre o hábito de ler na adolescência e o sucesso profissional na vida adulta.

Os pesquisadores ouviram 17.200 pessoas nascidas em 1970 que contaram detalhes sobre as atividades extra-curriculares praticadas quando tinham 16 anos e compararam com o estágio de sua carreira profissional aos 33. Os dados da pesquisa mostraram que as mulheres que liam na adolescência tinham 39% de chances a mais de conquistarem um cargo elevado. Entre as que não liam, a chance caía para 25%. Já os garotos que liam regularmente, a probabilidade subiu de 48% para 58%.

II. Sobre escritores
________________________________

Machado de Assis era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Nova Friburgo. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina (Carolina Augusta Xavier de Novaes).
Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica.

Cecília Meireles, numa das viagens a Portugal, marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.


Fontes:
Agência Brasileira do ISBN
Amigos do Livro
Worldometers
Portal Nacional de Saúde
Oxford University
Njovem (Editora Abril)


________________________________

Bastante coisa interessante, não? Se souber de mais alguma coisa distinta, não deixe de compartilhar conosco nos comentários, quem sabe não fazemos um acréscimo de informações à postagem?

Um bom domingo a todos!

0 comentários: