09 fevereiro 2012

Resultados da pesquisa de opinião 2012


Ainda no início do ano, em meados de janeiro, decidimos por disponibilizar uma pesquisa de opinião aberta a todos os leitores do blog, para sabermos como estamos com vocês, quais as postagens preferidas, os temas buscados por quem frequenta aqui diariamente, o perfil do leitor e algumas outras coisas mais para que pudéssemos promover mudanças agradáveis a todos. No total foram 16 itens aos quais os interessados responderiam sinceramente. Dentre eles, uns poucos obrigatórios que fazem parte dos resultados que disponibilizo a todos hoje, comentados e com todas as estatísticas percentuais de cada questão.

1. Qual seu principal interesse em participar deste blog?



Literatura - 85,7%
Mundo Jovem - 10,7%
Beleza - 4,1%
Fotografia - ---
Promoções - ---



Aqui as respostas não foram, de certa forma, uma surpresa. É notável pelos comentários, e-mails e seguidores nas redes sociais que a maioria dos leitores do blog tem como enfoque a área literária. Não somente os leitores, mas principalmente o próprio Na Parede do Quarto, que abrange 4 postagens sobre o tema semanalmente, quando não mais. Fiquei contente também em saber que ninguém tem como principal interesse as promoções.

2. Qual nota, de 0 a 10, você daria a este blog?



0 ----
1 ----
2 ----
3 ----
4 ----
5 ----
6 ----
7 ----
8 - 42,85%
9 - 32,1%
10 - 25%



Não é como se estivéssemos esperando apenas notas 10, mas é gratificante saber que, de todas as respostas ao formulário, nenhuma foi mais negativa que 8, uma nota boa, com poucos ajustes a serem feitos. E que certamente o serão muito em breve.

3. Qual é a sua faixa etária?



8 - 10 anos ------
10 - 12 anos -----
13 - 15 anos - 26, 6%
16 - 18 anos - 30%
19 - 25 anos - 23,3%
25 - 30 anos - 6,6% 
30 anos para cima - 6,6%



A maioria predominante no blog, como se é de praxe, tem a mesma faixa etária que nós mesmas, as blogueiras, o que é bom, afinal, pois escrevemos, primeiramente, para que jovens compreendam nossa linguagem e se identifiquem com ela. Além disso, foi interessante saber que há uma porcentagem considerável de adultos entre 25 e 30 anos. Só senti falta do pessoal mais novo, um público que também espero poder abranger futuramente.

4. Como você ficou sabendo deste blog?


Através de outros blogs - 71,4% 
Através de divulgação por redes sociais - 17,85%
Através de colegas - 7,14%
Através de promoções - 3,5%


Mais uma vez não foram resultados surpreendentes, tendo em vista a grande troca que há entre blogs. Só temos mesmo a agradecer imensamente a todos os nossos parceiros e blogs amigos pelo apoio. No mais, também esperava um parcela maior de pessoas vindas de promoções e redes sociais.

5. O que mais te agrada neste blog?
Neste item, as respostas eram dissertativas, e cada um tinha liberdade para falar (ou não) sobre o que mais lhe agradava no Na Parede do Quarto. Entre as respostas, destaques para beleza, resenhas, tops 5 ou 10, crônicas, destaques do mês, literatura geral, novidades literárias e letras de música. Também recebemos agradáveis elogios a respeito da boa escrita das autoras e da atenção no contato, resultados imensamente satisfatórios.

6. E o que menos te agrada?
Perguntas negativas são as mais duras para terem suas respostas lidas mas, provavelmente, também as que mais ajudam. Entre as falhas e o/ou defeitos citados, encontramos fotos temáticas, layout e beleza. Foi notável, inclusive, a divergência de duas opiniões distintas, vindas de pessoas diferentes. A primeira alegou falta de espontaneidade em nossas postagens, e pensei que talvez estivéssemos sendo formais demais. Já a segunda, indo totalmente ao contrário, diz que não aprecia as postagens muito pessoais, o que é uma pena, pois às vezes surge aquela vontade de compartilhar com vocês algo de nossas vidas.

7. Em 2012, o que você gostaria de continuar a ver no blog?



Literatura Geral - 7,5%
Resenha da Semana - 7,1%
Encontrei na Escola - 4,1%
7 Desejos da Ana - 6%
No Nosso Correio -6,4%
Conto/Crônica da Ana - 6,8%
Viajando com Letícia - 5,6%
Esmaltes e meninices - 4,9%
Achados da Letícia - 2,2% 
Destaques do Mês - 4,1%
Variedades - 4,5%
Introduzindo Autores - 4,9%
Músicas Traduzidas - 3,7%
Lançamentos Internacionais - 4,1%
Novidades Literárias - 5,6%
Listas Temáticas (Top 5, Top 10) - 6%
Promoções - 6,8%
Top Comentaristas - 4,5%



Esta é uma das estatísticas que fica mais dividida. Foram muitos votos, uma vez que o leitor poderia selecionar quantos temas de postagens quisesse, o que acabou por gerar grande diversidade e pouca disparidade entre os elementos. É bom saber que, num apanhado geral, o conteúdo do blog está de acordo com seus interesses.

8. E o que gostaria de ver menos no blog?



Literatura Geral - 8,6%
Resenha da Semana - 4,3%
Encontrei na Escola - 4,3%
7 Desejos da Ana - 4,3%
No Nosso Correio - 2,1%
Conto/Crônica da Ana - 2,1%
Viajando com Letícia - 6,5%
Esmaltes e meninices - 21,7%
Achados da Letícia - ----
Destaques do Mês - 4,3%
Variedades - ----
Introduzindo Autores - 4,3%
Músicas Traduzidas - 4,3%
Lançamentos Internacionais - 13,04%
Novidades Literárias - 4,3%
Listas Temáticas (Top 5, Top 10) - 2,1%
Promoções - ----
Top Comentaristas - 2,1%



Aqui percebe-se, por exemplo, que os leitores preferem as promoções convencionais aos top comentaristas, que exigem um pouco mais de tempo e trabalho de cada um, o que é considerável. Também são altos os níveis de rejeição aos lançamentos literários internacionais e à parte de beleza. É impossível agradar gregos e troianos, afinal.

9. Em 2012, o que gostaria de ver de novidade no blog?



Resenhas de filmes - 16%
Resenhas de séries - 18,3%
Mais resenhas literárias - 6,8%
Mais postagens temáticas - 5,7%
Mais postagens com fotos - 9,1%
Postagens sobre esmaltes e assuntos femininos - 4,5%
Postagens sobre o mundo nerd - 10,3%
Resenhas do leitor - 8%
Quotes - 8%
Entrevistas com autores - 12,6%
Outros -----



Os números revelam que os leitores do blog estão dispostos a ter novidades, especialmente no que diz respeito a resenhas de séries e/ou filmes, com altos níveis de aceitação e que complementam, de certa forma, as resenhas literárias. Também pretendo implantar, talvez mensalmente, a resenha do leitor, além de entrevistas com autores, quotes e mundo nerd. Só não garanto mais resenhas literárias pois, infelizmente, em ano de vestibular, fica difícil de aumentar meus hábitos de leitura.

10. Outros


Não houve respostas.

11. Qual seu gênero literário favorito?]



Fantasia - 14%
YA book (Juvenil) - 15,6%
Infanto-juvenil - 5,4%
Romance - 17,1%
Terror - 5,4%
Ficção Científica - 7%
Sobrenatural - 9,3%
Romance Policial - 7,8%
Romance de Banca - 3,9%
Clássico - 6,2%
Histórico - 7,8%


Depois desses resultados, nem há como negar que os leitores do blog estão apaixonados neste verão. Quase todas as respostas ao formulário incluíram romance em meio a todos os outros gêneros. Afinal, quem não aprecia uma grande história de amor? Logo no encalço, os juvenis e os fantásticos se mantêm como os queridinhos da galera. Por último, mas também com um número considerável de voto, os romances de banca, que não são, de qualquer forma, o enfoque deste blog.

12. Você acha que está na hora de mudarmos o layout?



Sim - 21,4%
Não - 78,5%



Bom saber que os leitores estão satisfeitos com a aparência do blog. Neste caso, entretanto, não garantimos que ele continuará assim por muito tempo, estando sujeito a mudanças a qualquer momento. Para melhor, indubitavelmente.

13. A interação leitor/blogueiras é boa, para você, neste blog? 



Sim, as blogueiras respondem minhas perguntas ou dão satisfações - 30,7% 
Sim, estou satisfeito com a relação leitor/blogueiras - 57,6% 
Sim, entro em contato com elas constantemente por outras redes sociais - 3,8% 
Não, faltou contato entre mim e as blogueiras - 3,8% 
Não, fiz perguntas e não fui respondido - 3,8%



Neste caso, embora escassas, as respostas sobre a deficiência na interação entre nós e os leitores são preocupantes. É bem certo que não somos tão assíduas quanto antes, até pelo aumento no número das obrigações fora do blog, mas faremos o possível para que em pesquisas futuras, a insatisfação não se repita.

14. Já precisou entrar em contato conosco e foi devidamente respondido?



Sim. Achei o serviço de contato eficaz. - 78,5%
Sim. Mas o contato foi demorado. - 14,2%
Não. Não fui respondido. - 7,1%
Não. Não fiquei satisfeito com o contato. ---



Felizmente, a maioria se mostrou satisfeita. E novamente aqui, tentaremos estar respondendo a todos sempre que possível.


Itens 15 e 16: Deixe um recado para Ana/Letícia


Aqui apenas gostaria de agradecer por alguns recados carinhosos que ambas recebendo, todos com elogios que nos dão incentivo para prosseguir e nos fazem crer que estamos trilhando o caminho certo.

Obrigada a todos os leitores que gastaram alguns minutos do seu dia votando nesta pesquisa de opinião e posso lhes garantir que, em breve, com estes resultados, teremos mudanças que serão moldadas de acordo com suas preferências e pedidos. Que 2012 seja um grande ano para o Na Parede do Quarto e todos vocês.


Uma boa quinta-feira,

0 comentários: