04 março 2012

Faculdades e seus cursos: Letras/Literatura



Olá pessoal! Como vocês estão? Então, hoje eu declaro oficialmente inaugurada a coluna de Faculdades e seus cursos! Ela estará no ar todo domingo, aqui no NPQ. E como ela será? Bom, basicamente eu falarei como é tal curso, seu tempo de duração, as melhores faculdades para cursá-lo, o que irá enfrentar durante sua carreira e etc. E também, sempre que possível, haverá uma entrevista com alguém do ramo. E como este é um blog literário, porque não começar com Letras/Literatura?
Quando se escolhe Letras em uma faculdade, você tem a opção de escolher para realizar 2 licenciaturas, podendo ser inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e até polonês. E, dentro de qualquer uma delas, independente do idioma, você irá aprender literatura. E isso se torna uma vantagem para quem pretende cursa-lo, pois uma vez formado, você está apto para atuar em diversas áreas. O mercado é bem abrangente, você poderá atuar em escolas públicas ou particulares, em editoras para preparação, seleção, padronização e revisão de textos, ser tradutora e dar aulas em cursos. Mas o que desistimula a maioria é saber que nem sempre o salário será dos melhores. Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, um salário inicial de um professor de escola pública, sem gratificações e trabalhando 24 horas semanais, é de R$950,00. Bem pouco comparado a outras profissões.
No curso, você aprenderá bastante de português e literatura, além de produzir, analisar, pesquisar e traduzir textos. Se você pretende dar aulas, é necessário fazer a licenciatura. A duração é de 4 anos, podendo este se estender. As melhores faculdades para ingressar são (segundo revista Guia do Estudante): UFBA, UFMG, UFRJ, UFRGS, UFSC, USP, PUC - Rio, Unesp, Unicamp, Mackenzie.

Agora, vamos a entrevista. De início, será bem simples, mas aos poucos, ficará melhor.
Quem lhes apresento hoje, é a minha professora de Literatura, Viviane Figueiredo. (não, ela não tem nenhum parentesco comigo, rs)


1- Qual a faculdade que você fez e qual o curso escolhido?
UFRJ, Letras (Português - Literaturas).

2- No Brasil, o número de jovens leitores ainda é muito pequeno. Por que você acha que isso acontece e o que poderíamos fazer para mudar isso?
Hoje, o uso da internet faz com que os jovens passem mais tempo em frente ao computador, facilitando, muitas das vezes, o acesso às informações. Por isso, percebo que atualmente os jovens têm preguiça de ler um bom livro. Seria necessário que desde o Ensino Fundamental o aluno seja estimulado a ler, para que no futuro transforme-se em um bom leitor.

3- Em algum momento você pensou em desistir e mudar sua profissão? Sim.

4- Qual é a parte mais difícil da sua profissão? Levar trabalho (corrigir provas, trabalhos) para casa.

5- Já pensou em algum dia escrever um livro? Não.

6- Qual seu estilo literário favorito? E o escritor (a)? Romantismo. José de Alencar.

7- Para quem está pensando em ingressar nessa carreira, o que você pode falar dela, dar alguma dica?
Leitura acima de tudo é a palavra-chave. Nessa carreira, o gosto pela leitura é essencial, são muitos livros e textos que temos contato. Além disso, ser professor exige vocação, perseverança.

8- Para terminar, qual livro não podemos deixar de ler? Memórias Póstumas de Brás Cubas.


Então pessoal, é isso. Espero que vocês tenham gostado dessa nova coluna. Se tiverem alguma dúvida, só perguntar. E se quiserem perguntar algo à entrevistada, deixem suas perguntas e elas serão passadas até minha professora, para que estas sejam respondidas!
Beijos,

0 comentários: