27 abril 2012

As minhas leituras e referências virtuais


Vivendo entre blogs literários é comum que se ouça e que se fale muito sobre... livros, naturalmente. No cotidiano, por sermos parte deste grupo, acabamos explorando uma longa rede de outros meios de comunicação que também tenham a leitura como foco principal. Sejam de caráter informativo ou de entretenimento, sites, hotsites, jornais e revistas também fazem parte da rotina do blogueiro literário que é, antes de mais nada, uma pessoa com diferentes interesses.

Além de visitar páginas de blogs amigos e de passear por meu acervo literário, gasto bons minutos de meu dia com os veículos abaixo, dispostos em uma lista por nenhum critério especial.
*Todas as imagens das logomarcas redirecionam para os seus respectivos sites.



Descobri o HowStuffWorks há pouco tempo, numa dessas pesquisas aleatórias que todos fazemos no Google algum dia, e me encantei com a quantidade de informações catalogadas que o site disponibiliza aos seus leitores. Fundado em 1998 por Marshall Brain, professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte, o site é reconhecido pela mídia, já tendo sido vencedor de prêmios na categoria. Semelhante ao Wikipédia em sua estrutura, conta, entretanto, com uma equipe que disponibiliza os artigos e os divide em tópicos enxutos e informativos, aliados a infográficos e animações. O leitor curioso do HowStuffWorks encontrará desde explicações sobre como funciona um aparelho celular, passando por teorias físicas, indo até listas de bordões famosos de sitcoms; distribuídos nas categorias Ambiente, Carro, Ciência, Crianças, Eletrônicos, Empresas e Finanças pessoais, Entretenimento, Esporte, Informática, Saúde, Sociedade e Cultura, Sua Casa, Viagem. O HSW também é famoso por seu guia de compras com diversas dicas sobre produtos. Além dele, carrega em sua plataforma quizzes, blogs e vídeos a respeito das publicações. A vantagem sobre o Wikipédia? A informação é mais confiável, tendo passado por toda uma equipe de profissionais qualificados para a produção de seus artigos. Sua sede no Brasil fica em São Paulo.

Interessante: 10 versões nada infantis dos contos de fadas


Como aspirante a jornalista, gosto de estar inteirada no que acontece em meio à ampla rede de veículos de comunicação que possuímos em terras brasileiras. Acho interessante observar o ponto de vista do qual cada jornal se utiliza e tenho maior apreço pela proposta da Folha de São Paulo, além de grande admiração. Diariamente leio a versão online, passando pelos mais diversos cadernos, inclusive a Folhateen que, como o próprio nome diz, é voltada exclusivamente ao público jovem. Sem alienações ou grandes mudanças na estrutura geral da Folha, o caderno juvenil consegue informar e entreter ao mesmo tempo, noticiando seus leitores a respeito de novidades no âmbito cultural, musical, cinematográfico e literário. Além disso, o site muitas vezes conta com notícias ou dissertações sobre temas mais polêmicos que abrangem a esfera dos adolescentes, podendo envolver desde a internet e as redes sociais até problemas no convívio familiar e drogas.



Se você, como eu, é vestibulando neste ano de 2012 (e eu torço para que não queira fazer Jornalismo), é de muito auxílio que leia um dos sites do extenso Grupo Abril voltado à nossa categoria, o Guia do Estudante. Com um modelo de visualização descomplicado e uma proposta muito interessante, o site dá dicas dos cursos que serão mais rentáveis no ano e no futuro, das faculdades com as melhores avaliações conforme seus interesses, das matérias que cairão nos temidos exames de final de ano, etc, etc. É possível encontrar até mesmo programações semanais para quem se atrapalha na hora de se organizar para os estudos, além de jogos e simulados que auxiliam na fixação dos conceitos.



Já que nós falamos de livros mesmo, achei inevitável não comentar sobre o Any New Books. Descobri o aplicativo através do amado Google Chrome e foi amor à primeira vista. O site estadunidense conta com uma  ferramente maravilhosa que divulga todos os lançamentos literários da semana no país, com suas capas, releases e valores em sites como o Amazon e o Book Depository, ambos disponíveis para os consumidores brasileiros. Segmentado em gêneros por ordem alfabética, passo constantemente pela página Teens, que exibe continuações de muitas séries que adoramos e das quais vivemos à espera.



É nessas horas que o meu lado phyna fashion fala mais alto... O Radar Fashion é um dos blogs da Capricho e conta com postagens dinâmicas, sem muito texto, mas ricas em imagens do que as famosas estão vestindo, do que os estilistas estão produzindo e de dicas de vestuário que, particularmente falando, adoro. Quem acompanha o blog há mais tempo vai se lembrar das nossas publicações mais aleatórias que envolviam, também, a moda. Um lado que adoro, mas somente admiro de longe, confesso.



Em tratando-se de blogs com assuntos distintos, o Desilusões Perdidas figura entre a minha lista de favoritos. Escrito por Duda Rangel, que se descreve como "Um jornalista desempregado, um homem abandonado pela mulher. Um ser humano em ruínas, que busca sua reconstrução. Até pouco tempo atrás, nada o motivava. Sua vida era tão alegre e vibrante quanto à dos protagonistas de filmes iranianos. Mas sem competência para o suicídio e sem dinheiro para fazer terapia, resolveu buscar sua redenção neste blog cheio de humor." Com uma pegada sarcástica e acidamente irônica, o Desilusões Perdidas é dedicado especialmente aos jornalistas ou aspirantes à carreira, com postagens cheias de humor sobre os males e as estranhezas do ofício. 



Descobri o Depois dos Quinze em 2010, pouco antes de criar o Na Parede do Quarto e, incrivelmente, foi um dos blogs que mais me motivou a dar rumo a este que você está lendo agora. Não pela temática em si, mas pela disposição da Bruna em tornar o seu sonho algo concreto. Com uma temática predominantemente jovial, o blog muda habilmente do comportamento à moda, da música à fotografia, da literatura aos amores que não deram certo... Nascido de uma desilusão amorosa, o Depois dos Quinze evoluiu e amadureceu, tornando-se referência para muitas garotas em nome do carisma e do profissionalismo de sua jovem blogueira que, aos 17 anos, já faz parte do grupo Capricho e ruma aos 100.000 curtir no Facebook.

Interessante: Vlog: Foras e Desilusões Amorosas

E você, compartilha de alguma de minhas outras leituras? Tem alguma dica de veículo de informação interessante? Deixe seu comentário para conversarmos a respeito!

Uma boa sexta-feira a todos,

0 comentários: