09 setembro 2012

10 motivos pelos quais você deveria acrescentar a leitura à sua vida

Fonte: We Heart It
Sei que, por ser um blog predominantemente literário, a maior parte dos leitores daqui já tem em suas vidas o hábito da leitura como qualquer outra atividade corriqueira. Para muitos de nós, ler é como pegar ônibus todos os dias, almoçar e, por que não, escovar os dentes antes de dormir.

Para os que ainda não tiverem incluído o hábito literário em suas vidas, contudo, redigi esta postagem listando de maneira muito bem-humorada alguns dos prós de ter os livros como grandes amigos. Talvez não os melhores, mas algo próximo a isso.


1. Quem lê parece mais inteligente. Mesmo que não seja de fato. Suponhamos que você esteja num ônibus, daí de um lado tem um cidadão alegre ouvindo funk (sem fones) no último volume do celular dele. Do outro, tem um rapaz com um livro nas mãos, absorto. De qual dos dois você colaria numa prova? Só uma dica...
Perseverando: a gente até tenta não julgar um livro pela capa, mas né...


2. Quem lê realmente fica mais inteligente. Nada como um Bill Gates ou um Stephen Hawking (claro que pode acontecer, embora seja muito relativo), mas quem lê desenvolve algumas faculdades intelectuais que favorecem a inteligência. O leitor, já foi confirmado, tem maior capacidade de concentração, qualidade na retórica, facilidade para a escrita e interpretação. Somos fracos, não.


3. Leitura sempre rende papo com os amigos. E com os bofes. Sabe quando acaba o assunto, quando falar de besteira simplesmente não cabe mais ao contexto? É nesses instantes que o amigo leitor entra em ação e começa um papo super engajado sobre os livros que ele tem lido. Dos comentários da festa da semana passada, de quem ficou bêbado e quem pegou quem, muda-se facilmente para a criatividade de Neil Gaiman ou Markus Zusak. Bem mais leve e cult.


4. E com os bofes, de novo. Porque, venhamos e convenhamos, qual cara não vai te achar mais atraente pela sua erudição e pela sua bagagem literária ao iniciar uma conversa ou comentar, muito despretensiosamente, sobre o Dostoiévski enorme que leu na semana passada? Em contrapartida, bofes leitores também são um partidão, o que é assunto pra outra postagem.


5. Leitores estarão sempre em alta consideração pela família. Tá com a moral baixa em casa? Então use os livros ao seu favor para tornar-se o filho pródigo e culto. Claro que chega um momento em que ultrapassamos a boa vontade dos pais, os quais passam a nos achar meio maníacos por livros ao presenciarem caixas e caixas deles chegando semanalmente. No interior de seus corações, todavia, permanece uma paz de espírito enorme e um orgulho da cria chuchu cute cute que gasta seu sofrido dinheiro para comprar o box de Jogos Vorazes em vez de ir beber na ~balads~ com a galera. 


6. Leitor é nerd. Ser nerd é sexy. Ou talvez não, mas alguns acham, né. A gente aproveita.


7. Tá sem dinheiro e quer viajar? Compra um livro, uai. Claro que viajar literariamente não tem o mesmo glamour de tirar fotos na Champs Elysees em Paris e postar no Facebook pras amigas ficarem com inveja, mas a viagem que os livros nos proporcionam é um negócio meio mágico, místico (não me refiro ao fumo ou a qualquer substância alucinógena, ok?), uma experiência agradável, pela qual o preço não é tão alto, mas cujo significado é importantíssimo e pode se fazer longo através das lembranças. Sou uma leitora viajada, gentem.


8. Quem lê percebe que uma enorme parte dos filmes tem roteiro adaptado de obras literárias. E isso é fantástico para traçar uma comparação ao redigir uma resenha. Sem contar aquele momento em que você está se sentindo malvado e revoltado com o mundo e decide lançar spoilers na sala do cinema. Muahaha. Dispensável, né?


9. Leitores sempre têm coisas interessantes para postar no Facebook. Sabe aquele sábado à noite depressivo em que sua timeline está cheia de atualizações de status do tipo "Partiu - com Joãozinho, Maricota, Fulano e Ciclano em Balada do Ano Open Bar" ou "Fomos para Ibiza" ou "Jantar romântico com o namorado em Instagram" e você está emputecido com a falta do que fazer e do que postar? Lança um Da Vinci neles. "As mais belas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar." Todos vão curtir, sem contar que ainda vão acreditar que você realmente tem tido olhares de amor com seu ficante. Tiro e queda.


10. Leitores criam blogs literários e ser leitor e blogueiro é uma coisa fora de série. É ver para crer. Só gente legal.


Sempre bom descontrair, não?
Um ótimo domingo para todos,

0 comentários: