10 setembro 2012

Um livro, uma música


É quase impossível, enquanto realizamos uma leitura, não ligarmos as histórias que conhecemos a alguma música que, seja pela letra ou simplesmente pela melodia, pareça pertencer àquele contexto. Não tenho o costume de ler e ficar com fones ao mesmo tempo, pois muitas vezes as vozes dos cantores dispersam a minha concentração. Abaixo, contudo, fiz uma seleção de 10 livros já resenhados neste blog e conhecidos por muitos de vocês, os quais liguei a algumas canções queridas por mim e que, lá no fundo, em algum trecho da letra, mantêm uma relação intrínseca entre si.


1. Livro: Por Isso A Gente Acabou - Daniel Handler (resenha)Música: Say You Don't Want It - One Night Only

Por Isso A Gente Acabou é um livro jovem, irônico na maior parte do tempo e, apesar de tudo, leve. A música tem uma batida meio alternativa, que casa muito bem com a história do relacionamento de Min e Ed.

Love don't really mean a thing 'round here
O amor realmente não significa nada por aqui
The fake scenes the plastic-made dreams
Cenas falsas, sonhos feitos de plástico
Say you don't want it, say you don't want it
Diga que você não quer isso, diga que você não quer isso


2. Livro: Um Dia - David Nicholls (resenha)
Música: You and Me - Lifehouse

Um romance entre amigos que se encontram e se desencontram tantas vezes ao longo dos anos, sem nunca deixar de se amarem. A música é bem conhecida e a letra é linda. Digna.

Cause it's you and me and all of the people
Porque somos eu e você e todas as pessoas
With nothing to do, nothing to lose
Com nada a fazer, nada a perder
And it's you and me and all of the people and
E somos eu e você, e todas as pessoas e
I don't know why I can't keep my eyes off of you
Eu não sei porque não consigo tirar meus olhos de você


3. Livro: Uma Crença Silenciosa em Anjos - R.J. Ellory (resenha)
Música: How to Save a Life - The Fray

Uma Crença Silenciosa em Anjos é um daqueles livros tristes de doer. E a letra de How to Save a Life passa uma parte da agonia vivida pelo protagonista ao longo da série de desgraças em sua vida e da sensação de impotência que ele tem diante da barbárie humana, além dos amigos deixados para trás.

Somewhere along in the bitterness
Em algum lugar na amargura
I would have stayed up with you all night
Eu poderia ter ficado com você a noite toda
Had I known how to save a life

Saberia eu como salvar uma vida?


4. Livro: Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins (resenha)
Música: Heartbeat - Scouting for Girls

Mais um livro jovem, delicioso de se ler, com um romance encantador que envolve o leitor a todo o tempo na tensão entre o casal, que hesita e custa até se entregar. A música é meio desconhecida, tem um ritmo bacana e aposto que vai ficar na mente de muitos leitores.

Doing all I can do, just to be close to you
Fazendo tudo que eu posso fazer, apenas para ficar mais perto de você
Every time that we meet, I skip a heartbeat
Todas as vezes que nós nos encontramos, eu sinto o coração bater


5. Livro: Adormecida - Anna Sheehan (resenha)
Música: Don't Take Your Love Away - VAST

Adormecida foi o último livro resenhado aqui no blog. Um livro que me fez chorar demais, que me comoveu além do esperado. Uma história linda e triste sobre o amor, sobre escolhas, amizade e vida. A música que a acompanha é bem melancólica e a letra diz tudo...

Put me inside flesh that is dying
Me ponha dentro da carne que está morrendo
A ghost that wanders without rest
Um fantasma que vaga sem descanso
Buried by desires and weakness
Enterrado por desejos e fraqueza
I understand
Eu entendo
Please, don't take your love away from me
Por favor, não leve seu amor para longe de mim


6. Livro: Um Mundo Chamado Timidez - Leanne Hall (resenha)
Música: Enter Sandman - Metallica

Sandman logo remete a Neil Gaiman e a aura de Um Mundo Chamado Timidez é tão sombria quanto a criada pelo autor. De uma maneira distinta, não chegando ao horror, mas a algo mais fantástico, surreal. A música fala por si.

Sleep with one eye opened,
Durma com um olho aberto
Gripping your pillow tight
Apertando seu travesseiro com força
Exit, light,
Sai a luz,
Enter, night

Entra a noite
Take my hand,
Pegue minha mão,
We're off to never never land
Estamos indo direto para a terra do nunca


7. Livro: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson (resenha)
Música: Ana's Song (Open fire) - Silverchair

Na primeira vez em que vi o nome desta canção, fiquei me gabando para todos por ser o meu nome. Mas daí veio o primeiro verso "Please, die, Ana" (Por favor, morra, Ana) e fiquei chateada. haha Só mais tarde fui descobrir que a música, na verdade, fala muito metaforicamente da anorexia. Tudo a ver com Garotas de Vidro.
And you're my obsession
E você é a minha obsessão
I love you to the bones
Eu te amo até os ossos
And Ana wrecks your life
E Ana destrói sua vida
Like an Anorexia life
Como uma vida de Anorexia


8. Livro: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare (resenha)
Música: In The Dark - Tiesto

Apesar de ser um estilo diferente daquele que predomina nas outras músicas, com uma batida mais eletrônica, acredito que In The Dark represente em poucas palavras a relação entre Clary e Jace. Um romance das sombras, literalmente.

'Cause if it's coming for you
Porque se está vindo para você
Then it's coming for me
Então está vindo para mim
'Cause I will be there
Porque eu estarei lá
'Cause we need each other in the dark
Porque nós precisamos um do outro na escuridão
And if it terrifies you
E se isso te espantar
Then it terrifies me
Então isso me espanta
'Cause I will be there
Porque eu estarei lá
So we've got each other in the dark
Então nós teremos um ao outro na escuridão


9. Livro: O Penúltimo Sonho - Ángela Becerra (resenha)
Música: Home - Michael Bublé

Eu estava buscando por uma música mais latina, para combinar com a nacionalidade da autora do livro, colombiana, e com o clima de romance extremamente melancólico. Na falta de criatividade, permaneci na zona de conforto com o sempre querido Michael Bublé, que de maneira muito sutil expressa a saudade e o desejo de estar ao lado da pessoa amada.

And I've been keeping all the letters that I wrote to you
E eu continuo guardando todas as cartas que escrevi para você
In each one a line or two
Em cada uma delas, uma ou duas linhas
"I'm fine baby, how are you?"
"Estou bem querida, como você está?"
Well I would send them but I know that it's just not enough
Bem, eu as mandaria, mas sei isto não é o bastante
My words were cold and flat
Minhas palavras eram frias e vazias
And you deserve more than that
E você merece mais que isso


10. Livro: Belezas Perigosas - Libba Bray (resenha)
Música: Far, Far - Yael Naim

Acredito que essa tenha sido a música sobre a qual fiquei mais em dúvida... Simplesmente porque Far, far é ingênua demais e há na trilogia Gemma Doyle algo mais sombrio, que vai se libertando aos poucos. No primeiro volume, entretanto, Gemma se mostra ainda como uma moça indefesa, cheia de dúvidas e sonhos que a confundem. A música é linda. Para ouvir de olhos fechados.

And she's strong when the dreams come cos' they
E ela é forte quando os sonhos vêm porque eles
Take her, cover her, they are all over
Levam-na, cobrem-na, eles estão todos sobre
The reality looks far now, but don't go
A realidade que parece distante agora, mas não vá


Gostou da playlist? Deixe seu comentário =)






0 comentários: