31 outubro 2012

Capas e dicas: Halloween


É chegado, enfim, o dia de se comemorar um das festas mais popularizadas do folclore de países como Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Canadá: 31 de outubro, Halloween, ou, numa expressão mais abrasileirada, o tal do Dia das Bruxas.

Em nosso país, é inegável que alguns grupos ainda critiquem o fato de comemorarmos uma festa que, em seu sentido mais amplo, nem faz parte da nossa cultura; quando, justamente no mesmo dia, comemora-se o Saci Pererê. Verdade seja dita é que, de tão popular, o terror e a diversão do Halloween acabaram se espalhando ao longo da Europa e chegando ao continente americano com os colonos estadunidenses. Daí até a data festiva ficar pop e ganhar a sua versão tupiniquim foi apenas um passo.

Na Literatura, quando se fala em Halloween, há uma ligação instantânea a gêneros de fantasias e, principalmente, terror. Mas, como em qualquer outro segmento, o que chama a atenção, de fato, num livro com temática macabra é a sua capa. São detalhes sutis - ou às vezes nem tanto -, como cores escuras no título, na imagem, tons monocromáticos ligados ao preto e ao cinza e realces em vermelho. Visíveis também as letras em caixa alta (quando se fala de terror) e, acima de tudo, as fotografias e ilustrações que valem mais que quaisquer efeitos. Aquelas nas quais a gente bate o olho e percebe que, ainda que não sejam de terror, nem tampouco de fantasia, possuem um quê de sombrio.

Pensando nisso, selecionei abaixo algumas capas aleatórias que, de alguma forma, lembram-me do Halloween. Nem todos os livros estão ligados à fantasia ou ao horror, no entanto, apresentam algo que os diferencia dos outros. Há os títulos voltados aos mais jovens, passando por alguns de apelo adulto e, enfim, dois clássicos. Para quem quiser se inspirar, ficam, ao menos, as dicas de boas leituras nesta data tão celebrada pelo mundo ocidental.


1. Garotos Malditos, de Santiago Nazarian
Minha última leitura e um livro, no mínimo, diferente. Pense num juvenil com a perspectiva de um rapaz brasileiro, mas sem aquela pieguice. Adolescente mesmo, disleixado e tudo o mais. Some isso a um toque de fantasia e terror. Gostei do resultado.

Apesar de ter um quê romântico, a história fala sobre zumbis. Ainda não li, mas, ao que parece, combina com Halloween.

Um dos volumes de uma série muito elogiada. Sem contar que com seu bom toque gótico, Flavia de Luce parece ser uma protagonista interessante.

Parte de uma trilogia, parece ser um livro adorável, embora eu confesso tê-lo escolhido exclusivamente pela capa. É mais voltado ao público infanto-juvenil.

Sabe quando você olha para um livro, lê a sinopse dele e resolve que necessita mergulhar naquela história? Mas aí o livro está sempre indisponível no estoque e quando outra editora compra seus direitos, surge mais caro. Cidade das Máscaras aparenta ter um clima meio melancólico misturado à fantasia de uma cidade paralela. Sou louca para lê-lo, mas sabe-se lá quando poderei...

Esse daqui dispensa comentários, né? Terror à flor da pele.

Livro muito interessante, meio underground, misturado com romance, fantasia e mais alguns elementos inesperados. Bacana para quem gosta de Neil Gaiman.

Eu definitivamente não gosto deste livro, mas combina com Halloween e gosto é indiscutível... Indicado pro pessoal mais novo.

Da série: capas que enganam. Quero dizer, há algo de metafórico no que diz respeito às asas. O livro é mais um drama, com enfoque policial. Não combina com Halloween no contexto, porém remete à data na aparência. E é bem triste...

Neil Gaiman às vezes encarna o Halloween. Do jeitão dele, distinto, meio irônico e num mundo sombrio de fantasia. Acho digno conferir!

Um clássico moderno. Daqueles livros fortes, cheio de fragrâncias e um protagonista muito, muito macabro.

Marina está longe de ser um livro de terror, muito longe, mas é talvez o drama mais sombrio e melancólica de Zafón. Numa Barcelona fantasmagórica onde o inesperado pode acontecer.

Um Feliz Dia das Bruxas a todos vocês!


0 comentários: