19 outubro 2012

Você já ouviu 2Cellos?

Stjepan Hauser e Luka Sulic: 2Cellos | Fonte: 2Cellos
"Nós temos sorte porque ambos somos intuitivos como artistas", diz Sulic, "e quando tocamos juntos, é muito poderoso. Temos diferentes personalidades, mas elas se fundem muito bem. O fato de que há apenas dois de nós e de termos que preencher o som de uma banda inteira com apenas dois instrumentos nos encoraja a explorar as possibilidades desconhecidas do violoncelo."
Fragmento extraído da Bio

Luka é uma gracinha, mas... | Fonte
De livros eu compreendo, mas confesso que quando o assunto é música, posso ser bastante leiga. Entre meus estilos prediletos, tenho a nossa adorável MPB e o rock, desde os tons mais leves até os mais pesados. Maior apreço e admiração, contudo, nutro pela antiga e sempre bem-vinda música clássica, instrumental, especialmente em se tratando dos instrumentos de cordas friccionadas, grandes flertes meus há um bom tempo, até o momento em que pude ter aulas de violino e conhecer um pouco melhor esse universo. Como qualquer humano de ouvido atento, todavia, sei reconhecer um som distinto, acima da média e é sobre essa intuição que falo hoje.

Numa dessas, enquanto navegava pelo Twitter, no ano passado, descobri por acaso, acho que por um mero retweet, uma banda chamada 2Cellos, sobre a qual dizia-se haver covers fantásticos de músicas conhecidas por todos nós através das mãos de dois talentosos violoncelistas croatas. Luka Sulic e Stjepan Hauser, como eu viria a saber mais tarde, jovens formidáveis com pouco mais de 20 anos que, por meio de um cover de Smooth Criminal, de Michael Jackson, no Youtube, haviam sido descobertos por Elton John e contratados pela Sony Masterworks, tamanha paixão e intimidade com o violoncelo mostraram em sua apresentação, visualizada em todo o mundo.

Daí para o caminho do sucesso, especialmente na Europa (oriental) e também nos Estados Unidos, foi um pulo. Aqui no Brasil, apesar das visualizações obtidas pelo vídeo, Sulic e Hauser não são muito conhecidos, o que torna, para mim, sempre um grande prazer indicá-los a outros simpatizantes da boa música.

...Stjepan tem meu coração. Lindo. | Fonte
Quando se fala em violoncelo, a primeira ideia que se tem é básica: música clássica. Ainda que muitas canções modernas, principalmente de rock, carreguem algumas notas mais graves em meio às guitarras e baixos, o instrumento vira artigo de luxo em shows e acaba sendo ofuscado pelas composições tradicionais. Ao falar de clássicos instrumentais, porém, tendo em vista o tempo de duração das melodias e o tipo de público ao qual elas são voltadas, é difícil que caiam no gosto popular. Desta maneira, conciliando os fãs das bases da música erudita, do rock e do pop, formou-se o 2Cellos, uma banda que se garante com dois violoncelos, fazendo arranjos incríveis de músicas famosas ao redor de todo o mundo, mas sob nuances completamente distintas.

No ano passado, os dois lançaram seu primeiro álbum, intitulado pelo mesmo nome da banda, 2Cellos, com versões de Viva la Vida (Coldplay), Where the Streets Have No Name (U2), Enter Sandman (Metallica), Misirlou, Use Somebody (Kings of Leon) e Smells Like Teen Spirit (Nirvana), por exemplo, além de terem participado de shows do próprio Elton John e do Red Hot Chili Peppers, dando vida a uma excelente Californication. O próximo álbum, In2ition, para a alegria geral, está previsto para ser lançado em janeiro de 2013. Entre as faixas, Clocks (Coldplay), Supermassive Black Hole (Muse), Every Breathe You Take (The Police), We Found Love (Rihanna) e Highway to Hell (AC/DC). Se você desconfiou já ter ouvido falar neles, talvez seja pelo fato de que a versão de Smooth Criminal da série Glee tenha tido o instrumental preparado pelos dois. Gostou? Lembrou? Pois é...

Acima de tudo, do carisma, da presença de palco que apresentam em seus shows ao instigar a plateia com apenas dois violoncelos, da beleza jovial de ambos e da afinidade com os instrumentos, 2Cellos me atingiu em cheio pela paixão que Stjepan e Luka demonstram ao tocar. Uma espécie de catarse que parecem experimentar em suas apresentações, como se nada mais houvesse no mundo, apenas eles e os dois violoncelos, falando ao coração e conquistando milhares de fãs por aí.

E para quem tiver ficado curioso, algumas amostras do que é 2Cellos de verdade...

Smooth Criminal, o vídeo que os fez ficarem famosos

Smells Like Teen Spirit: você já viu uma plateia indo à loucura com dois violoncelos? Veja!

E Viva la Vida, porque a vida é bela e o Stjepan é lindo!




0 comentários: