21 outubro 2012

Feita de Fumaça e Osso, de Laini Taylor

"Eles respiraram a respiração um do outro enquanto uma força irresistível aumentava entre os dois, e em volta deles, uma força astral, e então o espaço desapareceu mais uma vez, e tudo que havia era o beijo.
Doce e quente e trêmulo.
Suave e forte e profundo.
Menta no hálito de Karou, sal na pele de Akiva.
As mãos no cabelo dela, mergulhadas até os pulsos como se fossem água; as palmas da mão dela sobre seu peito, o osso da sorte esquecido em meio às batidas do coração."
Este foi um daqueles livros que, a princípio, geraram grande estranhamento. Primeiramente, pelo título excêntrico, meio macabro e deveras indecifrável. Depois, pela própria sinopse, eventualmente confusa e ambígua. Era do conhecimento geral, entretanto, que haveria “sobrenaturalismos” e uma história romântica entre um anjo e um demônio. Mais que isso, tenho o prazer de lhes dizer, trata-se de um livro fantástico, no sentido mais amplo da palavra.

Karou é uma jovem de 17 anos um tanto quanto exótica. De pele alva, dona de longos cabelos azuis e um corpo coberto por uma boa porção de tatuagens, tem notável talento para as artes e para a sinceridade quando todos creem estar a mentir. Em seus mais de 90 cadernos de desenho, é possível encontrar criaturas surreais, feitas de parte humana e outra animal. Criaturas estas que seus admiradores afirmam terem sido frutos de sua fértil imaginação, alheios ao fato de que, talvez, no mesmo mundo em que vivemos, haja, realmente, seres sobrenaturais.

Em meio a uma Praga majestosa, sombria e fantasmagórica, então, a jovem vive seu dia a dia ao lado desses seres, curiosamente suas únicas referências do conceito de família, tamanha a quantidade de lacunas na mente de Karou acerca do passado e do âmago de sua existência.

Criada por Brimstone, uma criatura que tem metade do corpo animal e outra não tão humana, recebe desde pequena a curiosa missão de barganhar por dentes de animais, centenas deles, nos mercados negros de todo o mundo. Através de um portal na loja em que vivem juntos, a protagonista viaja facilmente do centro de Praga, na República Tcheca, até a Índia, por exemplo. Apesar de receosa quanto à utilidade deles, aprecia muito cada benefício que lhe é concedido após realizar um desses trabalhos ou fazer aniversário, como presente. Através de uma antiga magia, é dotada da capacidade de falar com fluência mais de 20 idiomas e realizar alguns desejos frívolos à simples quebra de um dos dentes no colar que carrega consigo.

Por seu jeito meio estranho, pela inconstância de sua vida cheia de viagens secretas e pelos mistérios que envolvem sua própria existência, Karou não tem muitos amigos. Apenas Zuzana, sua fiel escudeira, uma personagem divertidíssima, daquelas que fazem qualquer livro valer a pena, além de um ex-namorado galanteador que cisma em lhe atormentar o quanto pode. Até aí, nada de muito emocionante ou distinto ocorre em seu cotidiano. Mas quando numa missão no Marrocos, por acaso, ela se depara com um homem diferente de todos que já viu na vida, algo de muito antigo e intenso os conecta, dando início a um romance arrebatador e perigoso que pode colocar todas as suas estruturas em risco.

O que mais impressiona em Feita de Fumaça e Osso é a naturalidade com a qual as coisas fluem. Há alguns trechos da história comuns, já conhecidos por todos nós e que, ainda assim, soam autênticos da maneira com a qual Laini Taylor escreve. As amizades são sinceras, a protagonista é passível de erros, de fraquezas e da terrível curiosidade humana e o amor, por sua vez, é emocionante e irresistível a todo instante.

Notável também é a criatividade da autora ao criar um mundo paralelo no qual vivem anjos e demônios, por assim dizer, inimigos seculares que sequer podem cogitar a convivência pacífica, quanto mais um envolvimento amoroso. Há uma história muito rica em torno deles, cheia de guerras, revoluções e magias anciãs, daquelas que deixam o leitor fixado numa narrativa eletrizante. As descrições dos cenários de uma bela Praga também contribuem para o enriquecimento da leitura. Acredito que o clima sombrio da cidade colaborou com o desenrolar da problemática, dando a ela um quê de especial, os tais da fumaça e osso.

Acima de tudo, Feita de Fumaça e Osso é um daqueles livros que ao começar a ler, não se deseja mais parar até que se chegue ao fim. E já asseguro de que, quando terminá-lo, você mal poderá aguentar a espera pela sua continuação, que promete vir com tudo também, tamanha a destreza que a autora mostrou neste volume introdutório.

Informações técnicas
Título: Feita de fumaça e osso
Título original: Daughter of smoke and bone
Autora: Laini Taylor
Tradução de: Viviane Diniz
Editora: Intrínseca (cedido em parceria)
Número de páginas: 382
ISBN: 978-85-8057-248-3
Gênero: Ficção americana; Literatura juvenil

LAINI TAYLOR mora em Portland, no Oregon, com o marido, o ilustrador Jim Di Bartolo, e a filha, Clementine. Finalista do National Book Award em 2009, tem outros três romances publicados. Feita de fumaça e osso é seu quarto livro.

Um bom domingo a todos,


0 comentários: