11 novembro 2012

Projeto Potter em Casas de Acolhimento


Quem acessa o Skoob com frequência deve ter notado um grande movimento acerca de Harry Potter, criado e divulgado pela autora Renata Ventura (de A Arma Escarlate). A ideia, em seu contexto geral, é bem simples: possibilitar aos órfãos brasileiros um contato com o bruxo mais famosos de toda a Literatura moderna e dar a eles a oportunidade de sonhar num mundo em que a realidade, sem magia, é extremamente dura. Surge daí, para inspirar sonhos e levar alegria aos orfanatos e abrigos de todo o Brasil, o Projeto Potter em Casas de Acolhimento.

Em pouco mais de um mês, para que os leitores tenham uma rápida noção das proporções que o projeto vem tomando, cerca de 5000 potterianos se reúnem em diferentes ramificações ao longo de todo o país para ler trechos de Harry Potter e a Pedra Filosofal às crianças e cultivar nelas o interesse literário. As ideias e as ações são as mais distintas e vão desde arrecadar livros juvenis em escolas até fazer representações teatrais da obra de J.K. Rowling. Em sua extensa maioria, os grupos regionais ainda realizam reuniões para decidir os detalhes finais das visitas às casas de acolhimento. Em Teresina, no Piauí, entretanto, a primeira visita já foi realizada e com ela, veio a garantia do sucesso do ideal de Renata Ventura. Por sua notável abrangência, o Projeto Potter em Casas de Acolhimento já foi matéria, inclusive, no portal do G1. 

Reunião do PPCA em Santos/SP
Eu, como boa potteriana, fui logo procurar pelo grupo de minha região e após comparecer a uma reunião, pude constatar que estamos num bom ritmo para garantir o sucesso de nossa primeira visita. Aqui em Santos e região, divulgaremos os projetos com fôlderes nas ruas, faremos camisetas especiais do projeto, distribuiremos doces que remetam ao universo de Harry Potter e interpretaremos com muito carinho trechos selecionados do primeiro livro da saga. 

Importante lembrar também que o projeto tem caráter oficial em se tratando de órgãos oficiais, contando com o reconhecimento da Cátedra de Leitura da Unesco.

Ficou interessado em participar e levar a mais crianças a alegria de conhecer o universo de Harry Potter? Então não deixe de conferir o grupo mais próximo de onde você mora para poder ajudar efetivamente. Se possível, apresente também o projeto aos seus amigos! Segue abaixo a lista dos grupos ao longo de todo o país, segmentados por estados:

AC

AL

AP
-

AM

BA

CE

DF

ES

GO

MA

MG

MS
- Campo Grande(Capital) e outras cidades: http://www.facebook.com/groups/440338392669997/

MT

PA

PB

PE

PI

PR

RJ
- Tijuca/Vila Isabel/Grajaú - http://www.facebook.com/groups/467140333306265/

RN

RO

RR
-

RS
SC

SE

SP
- Adamantina e região ( Interior ): http://www.facebook.com/groups/157024894440585/
- São José do Rio Preto e região: http://migre.me/aWh7P
- São Carlos, Araraquara e Região: http://www.facebook.com/groups/430615583662188/

TO
-

Contamos com a participação e o apoio de todos,

0 comentários: