12 abril 2013

Divergente, de Veronica Roth


"Eu sou Divergente.
 E não posso ser controlada."
Divergente se trata de uma distopia, um estilo que tem feito muito sucesso ultimamente. Ouvi vários comentários falando que o livro era super parecido com Jogos Vorazes. E acho que ele é tão parecido quanto qualquer outra distopia. Porque, querendo ou não, aparentemente todo livro distópico tem o mesmo padrão. Só muda o lugar, os motivos, os personagens e o estilo de vida.

A história se passa em uma Chicago futurista onde a sociedade é dividida em cinco facções. Não vou explicar sobre elas agora, no fim da resenha explico detalhadamente sobre cada facção para vocês. Continuando, lá os jovens, aos 16 anos, têm que fazer uma escolha, ou melhor "a escolha". É a escolha que define a vida deles, o futuro deles dali em diante. Eles têm direito a selecionar uma das cinco facções para passar o resto de suas vidas lá. Beatrice tem que fazer a sua escolha.
Sair da Abnegação ou não? Abandonar para sempre sua família e procurar uma facção à qual ela realmente pertença ou permanecer com seus pais e sempre sentir que realmente não pertence àquela realidade?

Sua escolha mudará sua vida para sempre. Não vou estragar a curiosidade de vocês e contar a decisão de Beatrice. Só digo que ela vai fazer novas amizades, aprender a ser corajosa e talvez até mesmo encontrar um amor. Tenho que dizer que demorei a perceber quem seria o mocinho da história. Ou eu devo ser uma idiota ou a autora me enganou muito bem. É claro que tem aquele momento em que a verdade está na sua cara, ai não tem dúvidas e não há como negar.

"Dividiram-se em quatro facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.[...]
-Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.[...]
-Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.[...]
-Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.[...]
-Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.[...]
-E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.[...]
-Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade.[...]"


  •  Abnegation (Em português, Abnegação): A facção onde todos devem esquecer de si mesmos e pensar sempre nos outros primeiramente. São altruístas e governam politicamente, já que, diferentemente das outras facções, não são ambiciosos. De forma que sempre pensarão no bem estar geral ao tomar decisões.
  • Amity, em português, Amizade: A facção que é uma referência de paz e compreensão. É de lá que vêm os artistas, onde as pessoas são incentivadas a esse tipo de trabalho. Os membros dessa facção estão sempre otimistas e felizes. Além de serem conselheiros.
  • Dauntless, em português, Audácia: A facção responsável por proteger a cidade, seus membros são sinônimos de corajosos e destemidos. Eles são ousados, cheios de tatuagens e piercings e são criados para sempre vencer seus medos e superar obstáculos. É como se nenhum obstáculo fosse bom o suficiente para eles.
  • Candor, em português, Franqueza: A facção que nunca mentirá para você. Lá eles são criados para sempre dizer a verdade acima de tudo e nunca mentir. Eles são os responsáveis pelas leis da sociedade por terem sempre a verdade ao seu lado. Essa facção é "inimiga" da Amizade, assim como a Abnegação é da Erudição.
  • Erudite, em português, Erudição: Nessa facção eles valorizam o conhecimento, tanto é que o prédio sede dessa facção nada mais é do que uma biblioteca. Lá as pessoas crescem absorvendo conhecimento. Erudição é a facção que representa a inteligência. Dessa facção é que surgem os professores e líderes inteligentes.
Gostei do livro. Mas não diria que é o livro do ano. Só espero que autora não estrague o fim. Porque parece que autores distópicos amam de verdade fazer isso. "Insurgente" é o livro da sequência e tem previsão de lançamento pela editora Rocco ainda neste primeiro semestre de 2013.

Karine Pestana

0 comentários: