19 maio 2013

Entre o Agora e o Nunca, de J.A. Redmerski

"Ontem me perguntei por que eu sentia necessidade de me levantar exatamente na mesma hora do dia anterior e fazer tudo como fiz no dia do anterior. Por quê? O que motiva qualquer um de nós a fazer as coisas que fazemos, quando no fundo uma parte da gente só quer se libertar de tudo?"p. 9
New Adult é o gênero do momento. Todos os tipos de livro que explorem um pouco mais da sexualidade feminina na contemporaneidade, em meio a um instante em que as mulheres querem ser donas de si - de todas as maneiras possíveis - também estão rendendo história. E com a da mocinha Camryn não poderia ser diferente. "Mocinha", aliás, não é sequer o vocábulo adequado para caracterizar esta nova onda de personagens decididas, desinibidas e apaixonadas que estão surgindo.

Entre o Agora e o Nunca, inevitavelmente, segue esta linha. E conta com a sua parcela de pessoas complicadas. Camryn, primeiramente, está numa fase em que a vida, definitivamente, não está boa  (uma grande porcaria, para ser franca, em termos de calão): seu namorado, a quem se entregou e por quem sente um amor pleno, morreu num acidente de carro há alguns meses; seu irmão mais velho, por outra lado, vive agora nas celas de uma cadeia; seus pais se separaram e, como se não pudesse piorar, perdeu o amparo da melhor amiga, Natalie, quando esta descobriu que o namorado nutria uma paixão não correspondida por Camryn. Cansada de tudo, da dor e do cotidiano estático que leva em meio à depressão e à letargia, a protagonista, com a devida licença poética, decide jogar tudo para o alto e colocar o pé na estrada sem rumo, comprando um bilhete na rodoviária para o primeiro lugar dos Estados Unidos que vem à sua mente.

Em meio a uma dessas paradas da vida, então, ela encontra um rapaz no ônibus de olhos claros (ah, esses olhos claros) e jeito engraçado, meio misterioso, que passa a ser seu companheiro de viagem. Andrew, não muito diferentemente da moça, passa por um sufoco. Isto porque seu pai, e amigo de toda a existência, está enfrentando uma batalha com a morte por uma doença que o acometeu há algum tempo.

Machucados por dores diferentes, mas próximos justamente por elas, Camryn e Andrew passam a criar um elo sincero de amizade: dividindo suas histórias de vida, divagando sobre seus sonhos, compartilhando playlists e ajudando um ao outro a encarar os problemas de frente. O casal, de uma forma ou de outra, flui. E em meio a tudo, naturalmente, passa a existir uma atração descarada que os dois tentarão negar a todo o custo. Até que vem a rendição e, acompanhada dela, uma história cheia de paixão, road trips e sexo - muito sexo. 

Kit muy hermoso recebido da Suma de Letras =)
Das primeiras características notáveis da obra, eu destacaria uma inusitada - pelo menos num contexto geral -, mas que está evidente ao longo da narrativa: a linguagem. J.A. Redmerski, de maneira hábil, incorpora suas personagens à escrita. Isto porque Entre o Agora e o Nunca emprega deliberadamente palavras do cotidiano jovem, coloquialismos, gírias e substitui com frequência o pronome "você" por "tu", mas sem flexionar o verbo, marca típica da linguagem oral. E acho engraçado que, por mais estranho seja, até mesmo para a blogueira que lhes fala (meio sisuda em termos gramaticais), o estilo funciona. Acima de tudo, o texto que temos em mãos é leve, com sua boa parcela de diálogos e de piadas vindas das duas personagens que me fizeram, em vários momentos, fechar o livro para dar risada.

Para aqueles que leem New Adult esperando por cenas de sexo, ao contrário das poucas de Belo Desastre, por exemplo, Entre o Agora e o Nunca está cheio delas, descritas sem grande pudor. E, em parcela menor, do romance meloso que toda a mulherada adora, refletido nas narrações dos pensamentos de Camryn e Andrew, que dividem o texto através de suas perspectivas. O livro, contudo, tem algumas licenças poéticas bem grandes e, às vezes, pela surrealidade de certos fatos, não funciona. Mas apresenta, no geral, um estilo leve, extremamente dinâmico e que pode ser um bom companheiro de uma noite insone.

Com um final abrupto e extremamente convencional, J.A. Redmerski não vai muito além na ousadia que apresenta e promete em outros momentos do texto. Certamente, porém, já caiu nas graças de seu público e recebe o mérito, ao menos, pela história simples e bem conduzida que escreveu, com todas aquelas pieguices que um romance mais ou menos jovem deve ter.


Informações técnicas
Foto: Amazon

Título: Entre o Agora e o Nunca
Título Original: The edge of never
Autora: J.A. Redmerski
Tradução de: Michele Vartuli
Editora: Suma de Letras (exemplar cedido em parceria)
Número de páginas: 359
ISBN: 978-85-8105-140-6
Gêneros: Ficção estadunidense; Romance; New Adult


J. A. Redmerski vive em North Little Rock, no estado de Arkansas, com os três filhos e um cãozinho maltês. Ela adora televisão e livros que desbravam fronteiras, e ama aquele seriado de zumbis.


0 comentários: