24 maio 2011

O Seu Caderno Literário!

   Quem é leitor assíduo sabe que ao lermos nossas obras favoritas, é quase improvável não haver um trecho do qual gostemos mais, aquela frase que recebe um destaque na trama da leitura e que nos marca de alguma forma.
    Dia desses, estava eu a folhear as páginas de uma antologia de meu queridíssimo poeta Mário Quintana, quando deparei-me com fragmentos dos quais gostei especialmente. E não apenas lendo aquele livro, contudo tantos outros que tiveram trechos tão cativantes a mim. Até mesmo textos completos, ensaios e poemas adorados em minha memória.
    Surge daí o problema porque, venhamos e convenhamos, cérebro de ser humano não tem a mesma capacidade que alguns aparelhos tecnológicos por aí... Eu bem que gostaria, mas não sou dotada de um HD externo de 120GB... HDs e computadores à parte, surge daí uma ideia não tão incomum (muito pelo contrário) de juntar, recortar, copiar e customizar aquelas citações e textos especiais. Para isso, nada mais adequado que um caderno, conhecido no exterior como scrapbook, um memorando de todas as suas recordações e afeições literárias. Aqui darei algumas dicas que vão depender da sua própria criatividade e de seu gosto, além de algumas citações que adoro, para dar aquela ajuda para quem ainda tiver dúvidas.

Algumas dicas...

A melhor maneira de esquematizar o seu caderno literário, é usando uma pasta catálogo simples, com cerca de 50 plásticos (aquelas pretas, com a capa emborrachada), dependendo do quanto você lê, de quantos trechos seleciona e também se utilizará cada plástico como frente e verso. O preço médio dessas pastas, pelo menos nas papelarias de São Paulo em geral, é R$6,50. Acredito que não haja muita diferença nas outras partes do país.

Quando selecionar um trecho ou texto de que gostou, não se esqueça de colocar o nome do autor e a fonte dele (título do livro, revista, site, etc). É interessante para que você busque mais informações futuramente do autor.

Abuse da sua imaginação. Faça montagens, colagens de figuras que ilustrem bem aqueles textos/trechos. Dá uma cara nova ao caderno, que não é para ser um livro. Não é necessário ter folhas e folhas de escrita, você pode conciliá-las com imagens legais que tornem a recordação mais pessoal.
Algumas inspirações, por We Heart It...

    Eu comecei a organizar alguns trechos para o meu próprio caderno e resolvi compartilhá-los com vocês, até mesmo para quem gostar deles e também quiser colocar no seu, estejam à vontade, uma vez que os textos não são de minha autoria também...


Trechos poéticos brasileiros...

“Quando eu morrer no frescor de lua
Da casa nova me quedar a sós,
Deixai-me em paz na minha quieta rua...

Nada mais quero com nenhum de vós!

Que é ficar com alguns poemas tortos
Que andei tentando endireitar em vão...
Que lindo a Eternidade, amigos mortos,

Para as torturas lentas da Expressão!...


Eu levarei comigo as madrugadas,
Pores do sol, algum luar, asas em bando,
Mais o rir das minhas primeiras namoradas

E um dia a morte há de fitar com espanto
Os fios da vida que eu urdi, cantando,
Na orla negra do seu manto."
QUINTANA, Mário

Os farsantes
“Desconfia da tristeza de certos poetas. É uma tristeza profissional e tão suspeita como a exuberante alegria das coristas.”
QUINTANA, Mário

Trechos contemporâneos brasileiros...

“Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender
1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.
2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".
8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.
VERÍSSIMO, Luís Fernando

“Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve... “
MEIRELES, Cecília

Trechos estrangeiros em geral...

"Cada livro, cada volume que você lê tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."
ZAFÓN, Carlos Ruiz; A Sombra do Vento

"...Para cada coração arrasado havia uma promessa, e em cada promessa quebrada havia um suspiro, e a cada suspiro de seu rosto eu me lembrava, e a cada lembrança eu caía em prantos..."
ELLORY, R.J.; Uma Crença Silenciosa em Anjos

"Nada havia agora senão um único Mandamento dizendo:
TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS.
Depois disso, não foi de estranhar que, no dia seguinte, os porcos que supervisionavam o trabalho da granja andassem com chicotes nas patas."
ORWELL, George; A Revolução dos Bichos

   Alguém aqui já faz seu próprio caderno? Entusiasmou-se a fazer? Quero saber, deixem suas opiniões!

P.s.1: Algum santo leitor mora na Baixada Santista e já leu livros do Rick Riordan? Se sim, por favor, contate-me. Pode ser através de comentário...
P.s.2: Quem está participando do sorteio de acessórios para unhas? Se tiverem, estarei acrescentando alguns mimos ao conjunto! E se não tiverem, sem problemas, aguardem pois em breve teremos novas promoções, especialmente à galera ligada à literatura. O link da postagem do sorteio de beleza é ESTE para quem ainda não se inscreveu e se interessou.

   Beijinhos, queridos leitores!









7 comentários:

Nataly disse...

Muito obrigada! AMEI a ideia!
Estou super ansiosa para começar! :)

Anônimo disse...

Adorei a ideia. Eu sempre copio numa agenda, mas não tinha pensado em pôr numa pasta dessas. Eu tenho uma com cifras de músicas... rsrs... Mas seriia bem legal ter uma só de trechos de livros, bem arrumadinho e tals.
Adorei!!!

Beijãooo!

Leeh
Pensamentos de Garotas Incomuns...

Entre Fatos & Livros disse...

oI meninas!

Mto criativo! Antigamente, eu tinha um caderno em que eu catalogava todos os livros q eu lia e frases, figuras, etc. Antes de eu conhecer o skoob, claro.

Eu achei lindo, esse que fizeram.

Parabéns!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

SABRINA disse...

Adorei o blog!!! Lindo e muito gostoso de ler! Parabéns meninas e já estou seguindo!

Unknown disse...

Oie nossa adorei seu blog....ele é lindo *.*
já estou seguindo e participando do sorteio -D

BEIJOSS

Lane. disse...

oounh que lindo *-* eu a m o esses caderninhos. Sempre adorei fazer esses, tenho um monte. Hoje em dia é só minha agenda sem muita coisa.
ótima sugestão =]

http://sweetboldness.blogspot.com/

Vício de Cultura disse...

Olá meninas,

adorei o blog e o jeito como vocês postam um material bem divers por aqui. Isso é muito legal! õ/

Que ideia ótima essa do scrapbook, para citações de livros. Mas quem é que tem tempo para fazer um deses hen? HUAShA

Beijos
Will
www.viciodecultura.blogspot.com