16 julho 2011

16
jul
2011

Os meus 7 personagens favoritos



   Todo bom leitor tem aquele personagem ao qual ele se afeiçoa. Às vezes este nem sequer faz parte do seu livro favorito, mas destaca-se pelas características de sua personalidade que nos fazem olhá-lo como a um velho amigo ou a alguém que muito amamos, alguém que gostaríamos de amar.
   Hoje, na minha postagem literária, trago para vocês os mais queridos e/ou admirados aos meus olhos.

1. Severo (Severus) Snape
   Sim, de fato o conhecidíssimo professor da saga de J.K. Rowling, Harry Potter, é o meu mais querido. Snape é muitíssimo bem composto, apresentado aos leitores primeiramente como um homem frio e arrogante, que detestava o pai de Harry e, aparentemente, o próprio por serem tão semelhantes. Foi escolhido para a Sonserina e, quando mais velho, tornou-se diretor da casa. Seu maior desejo em Hogwarts era ocupar o cargo de professor da Arte das Trevas. Comensal da morte. Apaixonado por Lilian Potter desde sempre, é um dos mais nobres, dos mais humanos e queridos personagens da saga para mim, que teve um final extremamente triste, lindo, que fez muitos fãs chorarem.

2. Aragorn (Passolargo)
   Aragorn, nobre guerreiro de J.R.R. Tolkien em O Senhor dos Anéis. Jurou amor a Arwen, elfa, mundos completamente distantes e partiu pelas estradas da Terra Média lutando, combatendo e indo à guerra. Uma vez que voltasse rei e digno de toda a sua honra, teria enfim a mão de sua amada. Por anos e mais anos carregou o seu fardo lutando bravamente e sendo digno de admiração. Gosto muito da história dele, da garra que teve para persistir à toda tormenta, da coragem e da dignidade de carregar um fardo tão pesado e ser admirado por todos. Torci o tempo todo por ele.

3. Luna Lovegood
   Como diria a própria, o espírito sem limites é o maior tesouro do homem. E como é espirituosa, serena e amável a querida Luna. Muitas vezes pareceu, aos olhos dos que não bem enxergaram, uma lunática, mas quem pôde compreendê-la viu sua inteligência, sua sagacidade e a capacidade de visualizar além, muito além dos espíritos não tão livres quanto o seu.
   Demosntrou-se uma amiga leal ao longo de todos os momentos nos quais apareceu. Uma típica aluna de Corvinal, com as faculdades intelectuais avançadas e uma mente de ouro. Às vezes até parece encantada, com seus cabelos claríssimos e seus olhos azuis, quase que prateados, tantas vezes descritos por J.K. Rowling.

4. Fermín Romero de Torres
   Como adoro Fermín! Como me diverti, emocionei-me e torci pela criação de Carlos Ruiz Zafón em A Sombra do Vento. Um dos mais bem compostos no livro, que nos proporciona momentos memoráveis com todo o seu conhecimento nobre de origens tão humildes. Um homem que testemunhou a desgraça em seu tom mais agudo e, ainda assim, soube viver com alegria e ensinar aos outros os caminhos tão simples da felicidade. Ajudou e foi ajudado, evoluiu, amou, viveu e nos fez viver toda a sua história.


5. Niki
   Niki é uma daquelas personagens que nos causam dúvidas. Gostamos ou não gostamos? Ao final, creio que seja impossível não se sentir cativado pela luz, pela aura radiante que a criação de Federico Moccia em Desculpa se te chamo de amor e Desculpa, quero me casar contigo emana.
   A moçoila de 17 anos que se apaixona por Alex, um "garoto" 20 anos mais velho que ela, quebra as barreiras preconceituosas entre o amor e a faixa etária. É determinada, sabe o que quer e não desiste sem antes ter lutado. É extrema, é de fogo, como uma explosão. Por oras doce, por oras cruel. Vez menina, noutra é mulher.

6. Capitolina (Capitu)
   Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada. Capitu é, acima de tudo, a consagração da obra machadiana, o ponto alto, a personagem na qual toda a vida de Dom Casmurro gira em torno. É o mar de ressaca, a candura em seu tom mais doce.
   Talvez a personagem mais bem composta da literatura brasileira. O leitor vacila à mera citação de Capitolina. Não sabe qual será sua atitude, não sabe a quem ama, se decerto ama. Traiu ou não traiu? Foi apenas uma injustiçada por maus olhos ou de fato adúltera? Adoro o enigma que vive em torno de Capitu.

7. Éowyn
    Mais uma querida personagem do mestre épico Tolkien, a notável guerreira de O Senhor dos Anéis. A amada irmã do rei de Rohan, que desde o princípio teve uma vida sofrida. Cuidada ao máximo para tornar-se uma dama delicadíssima, como as outras mulheres da corte, rebelou-se contra os princípios de sua era em nome de sua coragem e de seu amor. Confesso que, ao princípio, por afeição a Aragorn e Arwen, não gostava de Eowyn. Acreditava que a mocinha viria para tumultuar a paixão prometida e sofrida entre os dois, mas ela, afinal, apenas lutou por aquilo que tanto desejava e, ao fim, sua determinação fê-la uma de minhas personagens favoritas.
   Uma mulher que foi à Guerra do Anel vestida de homem e que, sem medo algum, enfrentou o temido senhor dos Nâzgul e ganhou a admiração de todos.

   Bem, pessoal, estes foram os meus 7 queridos personagens da literatura. E os de vocês, quais são? Contem-me! Quero saber!