16 julho 2011

Os meus 7 personagens favoritos



   Todo bom leitor tem aquele personagem ao qual ele se afeiçoa. Às vezes este nem sequer faz parte do seu livro favorito, mas destaca-se pelas características de sua personalidade que nos fazem olhá-lo como a um velho amigo ou a alguém que muito amamos, alguém que gostaríamos de amar.
   Hoje, na minha postagem literária, trago para vocês os mais queridos e/ou admirados aos meus olhos.

1. Severo (Severus) Snape
   Sim, de fato o conhecidíssimo professor da saga de J.K. Rowling, Harry Potter, é o meu mais querido. Snape é muitíssimo bem composto, apresentado aos leitores primeiramente como um homem frio e arrogante, que detestava o pai de Harry e, aparentemente, o próprio por serem tão semelhantes. Foi escolhido para a Sonserina e, quando mais velho, tornou-se diretor da casa. Seu maior desejo em Hogwarts era ocupar o cargo de professor da Arte das Trevas. Comensal da morte. Apaixonado por Lilian Potter desde sempre, é um dos mais nobres, dos mais humanos e queridos personagens da saga para mim, que teve um final extremamente triste, lindo, que fez muitos fãs chorarem.

2. Aragorn (Passolargo)
   Aragorn, nobre guerreiro de J.R.R. Tolkien em O Senhor dos Anéis. Jurou amor a Arwen, elfa, mundos completamente distantes e partiu pelas estradas da Terra Média lutando, combatendo e indo à guerra. Uma vez que voltasse rei e digno de toda a sua honra, teria enfim a mão de sua amada. Por anos e mais anos carregou o seu fardo lutando bravamente e sendo digno de admiração. Gosto muito da história dele, da garra que teve para persistir à toda tormenta, da coragem e da dignidade de carregar um fardo tão pesado e ser admirado por todos. Torci o tempo todo por ele.

3. Luna Lovegood
   Como diria a própria, o espírito sem limites é o maior tesouro do homem. E como é espirituosa, serena e amável a querida Luna. Muitas vezes pareceu, aos olhos dos que não bem enxergaram, uma lunática, mas quem pôde compreendê-la viu sua inteligência, sua sagacidade e a capacidade de visualizar além, muito além dos espíritos não tão livres quanto o seu.
   Demosntrou-se uma amiga leal ao longo de todos os momentos nos quais apareceu. Uma típica aluna de Corvinal, com as faculdades intelectuais avançadas e uma mente de ouro. Às vezes até parece encantada, com seus cabelos claríssimos e seus olhos azuis, quase que prateados, tantas vezes descritos por J.K. Rowling.

4. Fermín Romero de Torres
   Como adoro Fermín! Como me diverti, emocionei-me e torci pela criação de Carlos Ruiz Zafón em A Sombra do Vento. Um dos mais bem compostos no livro, que nos proporciona momentos memoráveis com todo o seu conhecimento nobre de origens tão humildes. Um homem que testemunhou a desgraça em seu tom mais agudo e, ainda assim, soube viver com alegria e ensinar aos outros os caminhos tão simples da felicidade. Ajudou e foi ajudado, evoluiu, amou, viveu e nos fez viver toda a sua história.


5. Niki
   Niki é uma daquelas personagens que nos causam dúvidas. Gostamos ou não gostamos? Ao final, creio que seja impossível não se sentir cativado pela luz, pela aura radiante que a criação de Federico Moccia em Desculpa se te chamo de amor e Desculpa, quero me casar contigo emana.
   A moçoila de 17 anos que se apaixona por Alex, um "garoto" 20 anos mais velho que ela, quebra as barreiras preconceituosas entre o amor e a faixa etária. É determinada, sabe o que quer e não desiste sem antes ter lutado. É extrema, é de fogo, como uma explosão. Por oras doce, por oras cruel. Vez menina, noutra é mulher.

6. Capitolina (Capitu)
   Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada. Capitu é, acima de tudo, a consagração da obra machadiana, o ponto alto, a personagem na qual toda a vida de Dom Casmurro gira em torno. É o mar de ressaca, a candura em seu tom mais doce.
   Talvez a personagem mais bem composta da literatura brasileira. O leitor vacila à mera citação de Capitolina. Não sabe qual será sua atitude, não sabe a quem ama, se decerto ama. Traiu ou não traiu? Foi apenas uma injustiçada por maus olhos ou de fato adúltera? Adoro o enigma que vive em torno de Capitu.

7. Éowyn
    Mais uma querida personagem do mestre épico Tolkien, a notável guerreira de O Senhor dos Anéis. A amada irmã do rei de Rohan, que desde o princípio teve uma vida sofrida. Cuidada ao máximo para tornar-se uma dama delicadíssima, como as outras mulheres da corte, rebelou-se contra os princípios de sua era em nome de sua coragem e de seu amor. Confesso que, ao princípio, por afeição a Aragorn e Arwen, não gostava de Eowyn. Acreditava que a mocinha viria para tumultuar a paixão prometida e sofrida entre os dois, mas ela, afinal, apenas lutou por aquilo que tanto desejava e, ao fim, sua determinação fê-la uma de minhas personagens favoritas.
   Uma mulher que foi à Guerra do Anel vestida de homem e que, sem medo algum, enfrentou o temido senhor dos Nâzgul e ganhou a admiração de todos.

   Bem, pessoal, estes foram os meus 7 queridos personagens da literatura. E os de vocês, quais são? Contem-me! Quero saber!


  

15 comentários:

Carla Wolf disse...

ha não sei,talvez meu personagem preferido seja a menina que fez o filme 'aos 13',não sei...pq eu amo a Mia Thermopolis,mais odeio o filme e só gosto do livro rs
http://caahwolf.blogspot.com/

Anônimo disse...

AHhh, A Niki não me causou raiva no 'Desculpa se te chamo de amor', senti raiva mesmo no 'Desculpa quero me casar contigo'. rsrs

Não é uma das minhas personagens preferidas, mas gosto dela.

Adorei a ideia de por os seus personagens preferidos. Eu tenho vários que marcaram muito.

Beijoos

Letícia
PGI

Carolina disse...

Também adoro a Luna Lovegood! =D
Ótimo post.. Seu blog é sempre maravilhoso. Beijos


twitter: Carol_Bran


http://www.vogue-vanity.blogspot.com/

Alessandra disse...

Snape & Luna *-*
AMO!


Garota de Cristal

Anônimo disse...

Alguns destes personagens não conheço, mas só o fato de ter Aragorn nesta lista me faz pensar que preciso rever a trilogia.

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Ana!!!
Realmente Severo tinha que estar no topo da lista, hein?? Quem diria wue ele acabaria se mostrando um protetor para o Harry por trá daquela aparência maquiavélica rsrs;
Adorei também os demais personagens citados apresar de não ter assistido a todos os filmes.
Bom findi.
Bjos.


Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Karol (Blog Miss Carbono) disse...

Conheço alguns nomes da lista e a achei bem eclética - Snape é, sem dúvida, o personagem mais complexo que a J.K. já criou, muito linda a história dele.

Minha lista de personagens favoritos deve ser imensa uhauahauha mas vou tentar escrever uma, qualquer dia desses rss

teh mais

Nathália Risso disse...

Oi Aninha :)
Um dos meus preferidos é o Snape também, sempre gostei dele, não sei o porque, mas no fundo eu tinha certeza de que ele era do bem :)
Chorei muito com o final :S
Adorei a sua lista de personagens favoritos!
E claro, a Luna também!
Como eu só consigo pensar em Harry Potter, um dos que eu mais gosto também é o Profº Slughorn! Acho ele demais hehehehehe
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Na Caixinha do Correio #11
Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
Passa lá :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

Anônimo disse...

Desses só não conheço os personagens de O Senhor dos Anéis. De HP não sou fã, mas gosto bastante da Luna. O Fermín é super engraçado, Niki é cativante, e Capitu tão misteriosa! Ótima lista.
Beijos

Raphaela disse...

Me vê um Aragorn pra viagem, por favor?! *-* PQP homi, venha ser tesudo assim aqui na minha casa! *baba* dushdushuds Adoro o Aragorn, e dos personagens que vc citou, apenas sou indiferente com a Capitu e a Éowyn. AMO a Niki hdsuhdushds acho ela super massa, o Snape dispensa comentarios ne? O homem que fez tudo o que ele fez e passar por tudo isso com certeza merece entrar para esse TOP. Gosto da Luna,mas nao sei se ela entraria para a minha lista. Adorei o TOP baby!

P.s.: a propostito, eu ainda nao concordo com varios pontos que vc pontuou no meu post sobre HP mas fiquei muito feliz por le - lo. Eu fiquei ASSUSTADA na verdade com o tamanho do post, mas feliz por saber que vc leu tudo aquilo e deu a sua opiniao de verdade. Sinceramente, muito ovrigada.

Beijokas:*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Anônimo disse...

Eu ainda não li o último livro nem vi os últimos filmes de HP, mas eu sempre gostei muito do Snape. Sei lá, esse mistério sobre ele que a autora sempre passou eu sempre pensei que ele fosse do mal, depois pensei que ele fosse bonzinho... agora eu já não sei mais nada! haha Estou louco para ver os últimos filmes da série! Beijos,

@minha_estante - Minha Estante

Aione Simões disse...

Adorei o post!!
Não sei quem seriam os meus, mas eu acho que a Capitu estaria entre eles também ;)
Amei ver HP 2 vezes ai ^^
Beijos!

Gabriele Santos disse...

não conheço a maioria dos personagens porque não li HP nem SDA.
Só conheço a belissima, a surpreendente, a incompreendida CAPITU. *__*
adorei você tê-la colocado em sua lista porque sim, eu também acho-a um dos personagens mais complexos da nossa literatura, além de apaixonate.
A áurea de mistério que a segue nos intriga, nos aborrece e nos encanta.
Adorei o post Ana.

Aline Gasparini disse...

Ah, adorei o post ;* Nossa tenho tantos personagens preferidos que acho que lista-los seria uma tarefa completamente impossível 'Haha. Mas confesso, eu chorei com o fim de Severo Snape =/

Beijos&beijos
Book is life

Anônimo disse...

A lista ficou boa mas acho que ficaria melhor com Gandalf no topo(sem desmerecer o Severo, adoro ele também).