04 agosto 2011

Não sou este tipo de garota por Siobhan Vivian


Título: Não sou este tipo de garota
Título original: Not that kind of girl
Autora: Siobhan Vivian
Tradutor: Marsely de Marco Martins Dantas
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 248
ISBN: 978-85-63219-38-1
Edição: Ribeirão Preto 2011
Gênero: Juvenil (YA book); Ficção norte-americana
Onde comprar: Clique aqui para mais informações sobre o lançamento do livro e afins

    A vida é feita de escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de suas decisões. Mas será que agora conseguirá escolher o caminho certo? Ainda continuará sendo o mesmo tipo de garota até a formatura?
 

   Primeiramente, os devidos agradecimentos à Editora Novo Conceito por ter me enviado dois kits maravilhosos do livro. Obrigada pela confiança.

“Eu sempre achei que soubesse que tipo de garota eu era, só que não sabia.”
p. 231

    Ao começar a ler o livro, confesso que fiquei um pouco confusa e hesitante por não saber bem do que se tratava. Normalmente, as sinopses desencadeiam uma série de possibilidades na mente do leitor e a de Não sou este tipo de garota acabou por não causar expectativas em mim, comecei a lê-lo sem saber ao certo aonde deveria chegar, o que foi interessante, de qualquer forma.
    Natalie Sterling é a típica protagonista jovem ligada às causas feministas. É mandona, determinada, estudiosa e aspira a tornar-se a presidente estudantil de sua turma. Além de quê, ignora por completo os rapazes que considera serem precariamente dotados no quesito intelectual. Melhor amiga de Autumn, esta mais tranquila e juvenil que já passou por maus bocados na escola em um episódio retrógrado com um namorado que a envergonhou completamente. Juntas, elas iniciam o seu último ano no colégio e querem viver intensamente cada instante para terem boas recordações dos tempos que não voltam mais...
    Agora, o que dizer, achei a amizade das duas, pelo menos ao início, muitíssimo estranha. Natalie é extremamente protetora e ciumenta, chega a ser chata. Em contrapartida, Autumn quer apenas levar uma vida de uma adolescente comum e se divertir de vez em quando e, acreditem, é a própria melhor amiga dela que a diz que não deve se humilhar e se misturar àqueles que tanto lhe caçoaram no passado. Possessiva, arrogante, todavia focada, demorei um bom tempo para realmente simpatizar com a protagonista de nossa história.
    Sterling é complexada, tudo para ela é uma questão de reputação. A excelente aluna aos olhos da Srtª Bee, a filha que nunca desaponta os pais, a amiga que está lá para todos os momentos, a certinha que nunca dormirá com um dos rapazes que jogam futebol americano... Mas as coisas começam a mudar, a linha entre o certo e o errado, a garota perversa e inofensiva, confiável e hipócrita, controlada e insensata passa a ser muito tênue, especialmente quando a mocinha toma partido das atitudes da irresponsável Spencer, uma garota de 14 anos de quem ela foi babá alguns anos antes e que não tem noção alguma da sensatez. Mais tarde, também, surgirá um caso na vida de Natalie que a protagonista tentará manter em sigilo de todas as formas e que, com o tempo, fará com que perceba que a única pessoa de quem está escondendo seus problemas é de si mesma, o maior foco do livro.

“-Não. Não quero – disse com firmeza. - Não sou desse tipo.
p. 152

    O valor da amizade, autorreconhecimento, o viver da paixão, a descoberta do amor, a naturalidade sexual e aceitação são algumas das questões que envolvem o livro que, a propósito, inicia o Selo Jovem da Editora Novo Conceito. O que me impressionou, contudo, foi o avanço do YA em tratar de uma conturbação tão madura. Aqueles que esperam um ar mais tranquilo e inocente de livros juvenis vão se surpreender com a proposta deste.
    Sem muitas reviravoltas, a história de Natalie fará com que muitas adolescentes identifiquem-se com seus principais medos, seus receios e o drama de estar tornando-se uma adulta. A insegurança e a aceitação dominam a temática e acabam por proporcionar muitos conflitos psicológicos relativos à conduta.
    Se fosse para dizer que faltou algo, diria que foco nos sentimentos das outras personagens, que acabam sendo colocadas em segundo plano pela narração da protagonista. Naturalmente, a história deveria girar em torno dela, entretanto, muitas das angústias que compartilhava com os outros jovens deixam-nos confusos quanto à mutualidade emocional.
    O livro é muitíssimo bem feito, a capa tem um acabamento ótimo com o selo jovem vindo acompanhado da Editora Novo Conceito.A diagramação conta com graciosos ornamentos florais ao início dos capítulos.
    Não sou este tipo de garota é mais uma prova de que os juvenis estão crescendo e ganhando consistência no quesito maturidade.

Avaliação Geral:
Nota 3 de 5 (Bom)

30 comentários:

Aione Simões disse...

Primeira resenha que leio desse livro!
Pelo que você disse, ele parece mesmo que foca em questões fundamentais de quando se é adolescente e deve mesmo causar muito reconhecimento em quem está lendo, principalmente entre aqueles que estão nessa faixa etária.
Fiquei bastante curiosa pelo que você disse sobre a temática ser tratada de forma bastante madura!
Resumindo, só atiçou minha vontade em lê-lo!
Beijos!

Thaís Varine disse...

Estou louca pro meu exemplar desse livro chegar. Até hoje vi duas ou três resenhas dele e só falavam bem!

Ah! Obrigada acho que na hora de escrever troquei os nomes hehehe Tracy é a outra amiga maluquinha kkk

Beijos

Nai Bittencourt disse...

Também é a primeira resenha que leio sobre o livro. Confesso que não é o tipo de leitura que me chama muito atenção, mas fiquei curiosa pra ler.

Obrigada por comentar lá no meu blog, o seu é muito lindo ^^

Beijos

É Proibido Não Ler

Unknown disse...

eeses dias por um triz que eu nao compro esse livro! acabei levando anna eo beijo frances kkk
mas ele me interessa bastante e confesso que fiquei meio triste ao ver que ele levou "bom" na classificação. Claro que opinião é opinião, mas uma critica beeeem positiva semrpe aumenta o interesse!
otima resenha!

Patricia Ferreira disse...

Olá, tudo bem ?

Eu li este livro á pouco tempo... e gostei, é realmente as vezes meio confuso, e esse livro também me surpreendeu nessa parte que fala sobre a vida sexual. É um livro fácil de se ler e se identificar.
Amo suas resenhas !

Beijoos Patty
Cartas para Ficção

Livros e Tsurus disse...

Ana

É a primeira resenha que eu leio desse livro também.

A primeira vez que vi Não sou esse tipo de Garota foi no twitter da Novo Conceito, falando dos laçamentos, achei a capa bem bonitinha, mas não me interessei muito por esse ele não. Li as sinopses e gostei mais de O Céu está em todo lugar, esse eu quero ler.

Só 3 na classificação?? Bom se tiver oportunidade, um dia eu leio, mas não é prioridade não. Gostei da sinceridade da sua resenha.

Bjos

http://livrosetsurus.blogspot.com

Michelle disse...

Já li várias resenhas desse livro e estou super ansiosa para lê-lo!
Ouvi coisas positivas e negativas sobre ele, mas mesmo assim, estou na expectativa.
Adorei a resenha e o seu blog! *-*
- Michelle (Minha Bagunça)

Carol Espilotro, disse...

É a segunda resenha que leio deste livro hoje! Seilá, o que meu chamou realmente atenção foi o nome *_* Super me identifiquei UKSHDUKSHDSUK Adorei sua resenha. viu? :3

Beijos, World of Carol Espilotro

Carla Wolf disse...

Vim ler a resenha pois gostei logo de cara do título,achei o máximo a história,ás vezes não nos identificamos com o personagem logo de primeira mesmo,mais no final,sempre nos surpreendemos e não queremos que o livro acabe não é mesmo? Não vejo a hora de ler esse livro.
http://caahwolf.blogspot.com/

júpiter disse...

Hey Ana (:
tenho visto muito sobre esse livro, mas ainda assim não sei se leria. Achei mega impecável seu post, de alta qualidade. quero ficar assim um dia, hahaha

beijos!

Luana Rodrigues Farias disse...

Já li menina e simplesmente amei de paixão mesmo, muito bom.

Bjs

Carol Ardente disse...

Eu recebi o kit como psrceria ontem e ele é muito lindo! Estou muito ansiosa para ler esse livro. Só li a arte com seus comentários sobre o livro, porque não quero ler algum spoiler. Desculpa...
Mas eu adorei a sua resenha e a sinceridade nela. Parabéns! :)
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Priscila disse...

Adorei a resenha!
E como gosto de ler esse já está na minha lista! hehe
Nem li a resenha até o final pq quero que tudo seja surpresa quando eu estiver lendo ^^ Adorei a dica!
Beijinhos!

Paola Aleksandra disse...

Oi

Primeira resenha que leio desse livro, o meu já esta aqui mais ainda não deu tempo de ler. Também estava sem saber o que esperar desse livro, já que a sinopse não conta exatamente sobre a história né, mas confesso que pela capa imaginava outra coisa, algo mais leve, o que você deixou claro que o livro não é, o contexto central parece ser bem real, algo bem presente no nosso cotidiano, repleto de dúvidas. Só acho que não vou gostar dessa personagem principal, sei lá, ela parece ser muito chatinha, hauahau

De qualquer forma só lendo pra saber, afinal, sou do tipo que se encanta fácil, bem capaz de adorar o livro, hauahau

Beijokas

Pah, Livros & Fuxicos

Sthaelle disse...

Oi :)

Menina, eu adoro as suas resenhas!
Vc escreve super bem e sabe passar exatamente aquilo que achou do livro.

COncordo com você, os juvenis estão ganhando espaço e confesso que estão muito bons!


Este livro é minha próxima leitura! ;)



Beijos
Thata e os Livros ~

Patty Lupicinio disse...

Nossa, bem legal para as adolescentes lerem, né?

beijinhos,
te espero no http://chilliinfashion.blogspot.com

Francielle Couto Santos disse...

Oi, Ana!

Já vi muitos comentários sobre este livro, mas é a primeira vez que de fato leio uma resenha dele. Confesso que sua temática proposta não é uma das minhas favoritas, mas ainda sim me atrai pelo falo de abordar temas como o valor da amizade, maturidade e auto reconhecimento. Alguns pontos citados por você me chamou muita a atenção, mas o que mais me instigou foi o gênio/forma de ser das meninas... é como se em uma mescla, em um pouquinho de cada uma, meu me visse, ou me identificasse. Acho que eu me surpreenderia se o lê-se. :)

Como sempre, ótima resenha!
Um beijo. :*
http://universoliterario.blogspot.com/

Angela Graziela disse...

Eu terminei de ler este livro ontem
Li apenas em 2 dias e gostei bastante
E é engraçado como Natalie começa e ao final do livro como ela ficou!
Eu gostei bastante da historia e me apaixonei por Connor
Beijos

Alinne disse...

Essa é a primeira resenha que leio deste livro e adorei está ótima.
Gostei da proposta que ele aborda como amizades, romance e crescimento interior. Por isso vou procurar ler.
Beijos.


Books E Desenhos

Evellyn disse...

Ahh, eu quero ler!
Gostei mt da sua resenha, falou coisas q não li em outras...
Esse fator 'maduro' é interessante!
Quero saber o que vou achar da Natalie, tenho visto mesmo o pessoal reclamar dela!

bjs
Hey Evellyn!

Luana Feres disse...

Primeira resenha que leio desse livro, também. Tinha lido bastante sobre o lançamento e fiquei com vontade e sua resenha me fez ficar com vontade também. É comum as protagonistas nos irritarem. Alguns autores retratam garotas mimadas que dão nos nervos, mas as vezes faz parte do enredo, né.

E, não sei exatamente o motivo de meu desapontamento com o final de Souvenir. Vai ver tem algo a ver com o fato de não ser meu genero preferido. E fora isso, é um final... normal, sabe? Mas é bom, eu gostei de ter lido.

Beijos
Mulher gosta de falar

krika disse...

Olá Ana, tudo na paz?

comecei a acompanhar suas resenhas e gosto muito da sua maneira de escrever, informativa, com clareza e com objetividade, que me fez querer ler o livro. Ótima resenha.

bjs
bom final de semana

paz e bem!

Bruna Tenório disse...

Adoro suas resenhas, tudo super bem explicado, bem detalhado. Me deu vontade de ir na livraria só para procurar esse livro!

Nana Barcellos disse...

Oiee Ana!
O livro parece todo teen mesmo, mas como te falei acho que deve meio clichê haha]
Putz Arrogante? Nhé odeio seres humanos assim haha
Adoro a capa, e vi o kit em um blog fiquei apaixonada.!

bjs e bom final de semana
Nana - Obsession Valley

Aline Gasparini disse...

Primeira resenha que leio desse livro. Estou com ele aqui na minha fila de leitura e estava com medo de ler algo de mais, mas mesmo assim li 'Haha. Adorei a resenha, espero que o livro atinja as minhas expectativas :D

Beijos&beijos
Book is life

Jairlany Oliveira disse...

adorei, parece ser bom... nova por aqui e ja amei... Segue la o blog!

@Jairlany2603 - Segue, sempre tem novidades :D
http://blog-jairlanyoliveira.blogspot.com

Bom fim de semana! bjbj...

Teorias de Gi disse...

Eu gostei do enredo do livro...eu gostaria de ler...ler sobre adolescentes é interessantes, toda as duvidas q rondam nossa mente...varios caminhos a escolher, estes q não podemos voltar atras e refa-los corretamente...e a amizade q nesta fase sempre são concretas e é com q mais nos preocupamos, depois é marido e trabalho...Bom fim de semana!

Robledo Cabral Filho disse...

Pois bem! Conforme você disse, não encontrei spoilers na resenha. Parabéns por seguir esse compromisso de não arruinar a leitura de ninguém, Ana!
Esse livro apareceu aqui meio que repentinamente, como cortesia da Novo Conceito, e eu pretendo começar a lê-lo ainda hoje. Apesar da minha preferência por histórias mais maduras e com foco psicológico, eu acho sempre bom ter contato com uma literatura mais leve e, em vez de vampiros e demônios, eu prefiro ler sobre conflitos de adolescentes e confusões escolares, haha. Gostei bastante da sua observação sobre o fato de que o livro traz uma carga de maturidade inesperada. Acho excelente que os autores percebam que o seu público não pode viver só de histórias bobinhas e fúteis.

=*
http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

Luana disse...

Ana :)

Interessantíssimo! Me interessei assim que vi o título. Pela sua resenha consegui entender a proposta do livro. Muito bom pra quem ta naquela idade de dúvidas e descobertas rs, acho também que é um livro fácil de se identificar :)


Bjsssssssssssssss ! :*

Gabriele Santos disse...

mais uma ótima resenha hein Ana.
eu acho a capa desse livro lindissima.
Eu adorei os pontos que você trouxe sobre a história, e eu já ouvi muitos falarem da amizade estranha das suas gurias que esqueci o nome agora ;d
outro ponto importante foi da maturidade do livro, não tinham me contado isso rsrsrs
fiquei muitissimo feliz em saber disso...
enfim.
beijão Ana,.