07 agosto 2012

Os filmes mais chatos e estranhos aos quais eu já tive o (des)prazer de assistir


Constantemente vemos postagens por aí listando os melhores filmes já assistidos. Os mais românticos, os mais tristes, que mais fizeram chorar. Os melhores filmes de Coppola, os filmes mais assistidos na Argentina, os maiores filmes dos maiores diretores de todos os tempos... Sempre no topo. Ocorreu-me, entretanto, que a rele também merecia o seu espaço, honestamente falando. E fazendo menção honrosa a alguns deles (perdoem-me os que gostaram destes filmes), cito abaixo os que foram, para mim, os mais chatos e estranhos de minha curta história com a sétima arte.

Menina Má.com


Eu poderia parar a lista aqui mesmo, sem nem dar continuidade a ela, pois sinto que nenhum filme me desagradou tanto quanto este. Mas antes de atacá-lo, falemos de sua premissa. Hayley Stark (Ellen Page) é uma adolescente - que não bate muito bem das ideias - e está num encontro esquisito com um homem de 30 anos, o fotógrafo Jeff Kohlver (Patrick Wilson), tendo os dois se conhecido pela internet. Em meio a conversas de apelo sexual da parte dela no café e um olhar a la Lolita (Nabokov feelings), o par acaba indo para a casa de Jeff, onde Hayley encontra vodka e começa a pedir que ele a fotografe em poses provocantes, até que o homem esteja completamente bêbado e o verdadeiro motivo dos interesses da menina se revele quando ela o questiona sobre uma tal Dona Mauer, desaparecida. Confuso e irritado, ele se mostra relutante a responder, até que a ninfeta diabólica mostre que tem suas próprias maneiras de convencê-lo. Numa especulação de possível pedofilia, um papel absurdamente vulgar da parte de Ellen Page (que é ótima atriz, mas parece a Nina de Avenida Brasil neste filme), enorme tensão psicológica e cenas terríveis de tortura, Menina Má.com virou um filme maçante, escroto e que não recomendo ao meu pior inimigo.


O Dia em que a Terra Parou


Comecemos pelo fato de que eu nunca assisti a Matrix. Pasmem. E sempre ouvi críticas positivas sobre o filme e sobre Keanu Reeves. Daí fui assistir a O Dia em que a Terra Parou e - me perdoem - a merda estava feita. Baseado numa versão antiga do filme homônimo, a história fica em torno do alienígena Klaatu e da cientista Helen Benson (Jennifer Connelly). Ele veio ao nosso mundo para avisar a civilização de que haveria uma crise global, contudo, foi mal interpretado pelos líderes mundiais e passou a ser considerado uma ameaça, acreditando que a própria vida humana deveria acabar para salvar a Terra. É uma besteira atrás da outra, os efeitos fazem com que o espectador tenha cólicas de rir e os atores não poderiam estar mais apáticos se fossem bonecos. Um show de horrores.


Namorados para Sempre


Neste caso talvez seja injusto da minha parte acrescentar o filme à lista, pois foi consideravelmente elogiado pela mídia e, inclusive, rendeu a indicação de Melhor Atriz ao Oscar para Michelle Williams. Não reclamo do conjunto do filme em si, mas do impacto ruim que ele teve sobre mim com uma história tão maçante, densa e às vezes cansativa de se acompanhar. Aqui, ao contrário do que o título indica, temos um casal que, após ter vivido momentos de grande paixão na juventude, casou-se por uma gravidez indesejada e está próximo de uma separação traumática. Cindy é uma moça com a qual a vida nunca foi fácil e que teve sua adolescência marcada por um pai violento e sucessivas experiências sexuais desorientadas. Dean (Ryan Gosling gatinho) é um desocupado com alma de artista, muito belo quando jovem e que se encanta pela moça, correndo atrás dela tanto quanto possível. Na maturidade, entretanto, tornam-se adultos cansados um do outro, desmotivados, tristes... Ela segue como enfermeira, ele como bêbado e praticamente desempregado. A carga emocional é demasiada, o filme tem poucas cenas empolgantes e sexo numa dose além do que se pede, chegando até a ser constrangedor em alguns momentos. Comecei a assistir a ele esperando que acabasse logo.


O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili


Véi, na boa... Preciso explicar?


Porque até para ser o pior, você tem que ser grandioso. Pensem nisso.


0 comentários: