03 setembro 2012

Bibliotecas que qualquer leitor adoraria visitar


Quando um fã de livros entra numa biblioteca, inicia-se uma espécie de transe, um êxtase imenso ao ver tantas obras incríveis a serem descobertas num único espaço. Apesar de não tão populares no Brasil, encontramos bibliotecas maravilhosas espalhadas por todas as partes do mundo que farão facilmente com que qualquer leitor vá à loucura para poder um dia, quem sabe, pisar os pés nos chãos delas.

Selecionadas aleatoriamente, mas com enfoque no quesito beleza e grandiosidade, temos nas fotos abaixo acervos europeus, americanos e africanos numa verdadeira mistura que nos reúne em torno de uma ideia: a propagação da literatura.

Fonte: Bibliotecas pelo mundo/Folha de SP

Esta é a Biblioteca do Congresso (Library of Congress), que fica na capital dos Estados Unidos, Washington D.C.. Com seu conjunto de três edifícios, cerca de 150 milhões de livros, em 470 idiomas, é possuidora do maior acervo literário de todo o mundo.
Fonte: Bibliotecas pelo mundo/Folha de Sp

Biblioteca Salaborsa, em Bolonha, Itália: Inaugurada em 2001 no interior do Palazzo d'Acursio.
Fonte: Bibliotecas pelo mundo/ Folha de SP

Biblioteca Pública Central José Vasconcelos, na Cidade do México, México: construída em homenagem ao presidente da Biblioteca Nacional do México, José Vasconcelos, e inaugurada no ano de 2006, alcançou o patamar de maior biblioteca da América Latina.
Fonte: Blog O Livro Impossível

Biblioteca de Alexandria, no Egito: Feita com base num projeto arquitetônico inovador, é a versão moderna de uma das maiores e mais importantes bibliotecas da Idade Antiga, a Biblioteca Real de Alexandria.
Fonte: Hashtag Cool

Biblioteca Pública de Kansas, em Kansas City, nos Estados Unidos: Reinaugurada em 2004, tem em sua fachada lombadas de clássicos universais da literatura.
Fonte: Livros e Afins

Parkway Central Library, na Filadélfia, Estados Unidos
Fonte: Serenade Rabbit Nest

Beinecke Rare Book and Manuscript Library, Yale University, New Haven, Estados Unidos: É a maior construção do mundo dedicada apenas a livros raros e manuscritos originais. Tamanha a importância e valor dos volumes que nela se encontram, o ambiente é climatizado e as janelas permanecem forradas, para que a luz do sol não corrompa os papéis.
Fonte: Jabarata

The Trinity College Library, em Dublin, Irlanda: É a maior biblioteca de toda a Irlanda, compõe a Universidade de Dublin e tem um acervo de aproximadamente 5 milhões de livros.
Fonte: Vitruvius

Biblioteca Central de Seattle, em Seattle, nos Estados Unidos: Aberta ao público no ano de 2004, é a principal do conjunto da Biblioteca Pública de Seattle e tem, em seus 11 andares, cerca de 1,45 milhões de livros.
Fonte: Artekonix

Biblioteca da Universidade Tecnológica de Delft, nos Países Baixos: Construída na Holanda por um grupo de arquitetos Mecanoo, é tida como uma obra sustentável e extremamente moderna.
Fonte: Casa do Caminho

Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro: Fundada em 1837 por um grupo de portugueses, é uma instituição que preserva muito da cultura lusitana e que encontra-se tombada como patrimônio cultural. Construída numa arquitetura gótica, é impossível não chamar atenção até mesmo dos menos interessados em literatura...




0 comentários: