23 outubro 2012

Contextualizando o tal do Steampunk...


Na Literatura, como em qualquer outro segmento artístico, há tendências de uma época ou apenas de um breve momento. Atualmente, por exemplo, fala-se muito em obras com apelo erótico e, para atingir especialmente a juventude, distópico. Chamou-me atenção, entretanto, que uma expressão não tão nova andasse na boca dos leitores e nas capas dos livros com grande constância. Então, curiosa como sou, fui procurar um pouco a respeito para lhes falar com mais propriedade do que é essa tal corrente Steampunk, quais razões a movem e o que representa toda a simbologia excêntrica por detrás dela.

Contextualizando...
Steampunk foi um gênero que surgiu oficialmente em meados dos anos 90, ligado à ficção científica, à fantasia e ao terror ao inserir no contexto histórico da Revolução Industrial e da Era Vitoriana uma tecnologia muito avançada, possibilitada pelos avanços da própria época, cheia de mecanismos distintos e até mesmo trajes que se misturavam com as roupas clássicas. Steam, cuja tradução do inglês para o português é vapor, remonta a uma época obscura e suja, somada a uma forte pegada punk em que as personagens se veem diante de histórias inimagináveis em meio a paisagens góticas. Apesar de o termo Steampunk ter surgido há pouco tempo, alguns estudiosos alegam que Julio Verne teria sido o precursor do gênero com Viagem ao Centro da Terra, ao lado de H.G. Wells, Mark Twain e Mary Shelley, por exemplo.

Ainda relacionados ao estilo, encontramos os filmes De Volta para o Futuro III, Van Helsing e A Liga Extraordinária, dos mais famosos.

Com seus trajes característicos, o Steampunk é uma inspiração para cosplayers e apaixonados por fantasias, podendo muitas vezes trazer um ar mais sensual em se tratando das mulheres. Sua vestimenta é uma fusão dos trajes vitorianos com materiais como o couro e os metais nos acessórios.

Fotografando...

Fonte: Steampunkd
Boneca Pullip no estilo Steampunk | Fonte: Toda Kawaii
Os trajes vitorianos e a tecnologia se fundem numa combinação punk | Fonte: Quizlet
O estilo nos mínimos e mecânicos detalhes | Fonte: We Heart It
Literatura Steampunk

O principal motivo que me levou a falar do gênero Steampunk aqui no blog foi a forte presença dele na Literatura moderna. Pesquisando um pouco mais a respeito, selecionei 5 obras já conhecidas por alguns de nós e outras que merecem o devido destaque quando o assunto é ficção científica.



Boneshaker foi lançado recentemente no Brasil e tem conquistado a simpatia dos leitores. Com uma inegável veia Steampunk, sua história traz o avanço tecnológica em meio à Guerra Civil, logo fadado à desgraça quando, por uma falha de uma máquina perfuratriz, Seattle inteira passa a ser contaminada por uma nuvem de gás venenosa que transforma todos aqueles que a respirarem em zumbis. Punk, não?


Reunindo o melhor do gênero por uma profissional e grande conhecedor, Steampunk é uma antologia de contos de autores brasileiros que tem tudo para provocar a curiosidade dos mais desinteressados. Entre os característicos títulos de seus contos, destaque para A Flor do Estrume e Uma Breve História da Maquinidade.


Este é provavelmente o livro mais famoso da lista, tamanha a sua repercussão por ter sido levado às telas de cinema. Surpreendeu-me um pouco, porém, saber que ele também se enquadrava no estilo. A história aqui é de Lyra, uma mocinha que enfrentará grandes desafios nas terras geladas do Norte, cercada de bruxas e outros seres além de nossa humanidade.


Levando-se em consideração o fato de que apenas tive a ideia de fazer a postagem através de um e-mail a respeito desse livro, acho muito justo que ele apareça por aqui. Especialmente pela sua ideia inovadora que, embora não traga nenhum texto novo, "apenas" uma coletânea de contos e poemas do já conhecido Edgar Allan Poe, dispõe, em seu lugar, as páginas ilustradas de imagens com influência Steampunk. Assim, o autor gótico ganha uma nova cara e o livro, por sua vez, tem tudo para virar queridinho dos fãs.


Para encerrar a lista com chave de ouro, selecionei um clássico da Literatura moderna e referência de ficção científica que, segundo algumas fontes, é um dos grandes precursores do Steampunk. Publicado pela primeira vez em 1895, H.G. Wells passou por cima de todas as convenções literárias e científicas da época ao falar de uma máquina que fazia voltar ou avançar no tempo, fruto da inteligência humana.

Uma lista ainda mais completa de livros você pode conferir AQUI.


0 comentários: