25 outubro 2012

O Casamento da Lua - Vários autores

"Chame-lhe monstro, se quer, mas acrescente divino."
Machado de Assis
Sempre que posto resenhas de livros de contos e crônicas aqui no blog, recebo muitos comentários de gente que diz não estar familiarizada com o gênero. Provavelmente pelo tamanho do texto que, ao contrário de um romance, não proporciona uma gama tão extensa de emoções. Em contrapartida, contudo, sou uma fiel defensora de que o conto pode ser certeiro. As palavras adequadas, os toques de estilo, a paixão do autor, sentimentos intensos e está feito. Nasce daí um leitor. E através do selo Boa Companhia, a Companhia das Letras vem para provar, com esta e outras antologias, que o tipo textual pode cair no gosto comum.

Num primeiro momento, o que mais cativa nesta antologia com contos de grandes nomes da Literatura é o assunto do qual ela trata, tão universal e antigo quanto nós mesmos. Mais uma vez, fala-se de amor. Amor nas palavras irônicas de Machado de Assis, na delicadeza de Lygia Fagundes Telles, no excentrismo de Milton Hatoum, no cotidiano de Daniel Galera, Lima Barreto, Vinicius de Moraes e Paulo Mendes Campos. Tem aquele amor que move fronteiras e o outro mais breve, tão marcante quanto. Das meninas que vivem paixões platônicas até aqueles homens que se devotam a vida inteira à mulher amada, além da própria morte. O casal de amantes que vive se desencontrando, uma Lua que se apaixonou por um tal de Sol. Tem frustração, devoção, intensidade e entrega. Soma-se isso ao tempero literário brasileiro e o leitor carrega em mãos um grande livro.

Aos fãs de Machado, por exemplo, há uma faceta mais sombria do autor para iniciar a antologia com A desejada das gentes. Lima Barreto, por sua vez, vem trajado de seu pessimismo típico e traz amores trágicos, mas tão amores quanto os outros. Vinicius de Moraes, mesmo em prosa, não perde sua bela veia poética, fazendo com que o seu conto mais notável, O Casamento da Lua, dê nome ao livro numa metáfora ideal sobre a intensidade dos amantes. Embora não seja do gosto de todos, Paulo Mendes Campos, com suas maneiras vanguardistas de escrita nas quais se destacam os flashes cinematográficos e os períodos curtos, cativa o leitor com um olhar atento sobre o cotidiano e os momentos simples de ternura, quase imperceptíveis pelos mais desatentos. Sobre Lygia Fagundes Telles sou suspeita para falar, tendo em vista a grande admiração que nutro pela autora. Apesar de gostar infinitamente mais de outros contos seus sobre o tema romântico, acredito que a seleção delicada tenha cabido bem ao contexto, com destaque para Herbarium e um primeiro amor frustrado. De Milton Hatoum pouco sabia, no entanto me agradou seu estilo  e o cenário em que narra seus contos: o Amazonas. Para concluir, talvez com o texto mais atual e um dos meus prediletos de toda a coletânea, Daniel Galera vem com Laila e uma história entre dois amigos, namorados e inimigos.

Com pouco mais de 100 páginas, O Casamento da Lua é uma leitura deliciosa, rápida e adorável. Serve, por exemplo, como uma introdução ideal no universo literário de cada um destes grandes autores, quase como um breve afresco daquilo que está por vir. Ainda para os que não são muito chegados aos contos, insisto, vem a ser uma boa pedida por captar, através de olhares tão diferentes, a essência múltipla deste sentimento universal que é o amor. E que atire a primeira pedra quem nunca, mesmo que pouquinho, mesmo que por um curto tempo, amou.

Informações técnicas
Título: O Casamento da Lua
Autores: Machado de Assis, Lima Barreto, Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum e Daniel Galera
Editora: Companhia das Letras - Selo Boa Companhia (cedido em parceria)
Número de páginas: 127
ISBN: 978-85-65771-02-3
Gênero: Coletâneas; Literatura brasileira

Uma boa quinta-feira a todos,


0 comentários: