29 outubro 2012

P.s. Eu Te Amo, de Cecelia Ahern

Quem nunca assistiu a P.s. Eu Te Amo que atire a primeira pedra. Em se tratando do livro, no entanto, é uma leitura que só se popularizou recentemente, através da compra realizada pela Novo Conceito dos direitos da autora, Cecelia Ahern, no Brasil. Anteriormente, apesar de já ter sido publicado em nosso país, achar P.s. Eu Te Amo em qualquer livraria - física ou virtual -, sebo e afins era um verdadeiro suplício. O que considero uma pena também, tendo em vista quantidade de informações e o brilho da história de amor vivida entre Holly e Gerry, ambos levemente alterados nos cinemas.

No contexto geral, o enredo é o mesmo já conhecido por todos nós. Os protagonistas fazem um belo e feliz casal até o instante em que Gerry, muito jovem, é diagnosticado com um tumor no cérebro. Daí para sua cruel morte não leva muito tempo e Holly, antes mesmo de completar 30 anos, se vê viúva e deslocada de seu eixo em relação ao mundo. Nada mais parece ter sentido: ela detesta seu trabalho e pede afastamento, não sente mais vontade de comer nem tampouco de conversar com alguém, além de ter uma enorme raiva de todos tentando demonstrar seus pêsames quando a veem. Acreditando estar no fundo do poço, a moça não contava que, todavia, seu querido marido, antes de morrer, escreveria várias cartas, escondido, para ajudá-la a seguir em frente, uma por mês até o final do ano. Desacreditada de tudo, Holly vê nessas cartas um motivo para continuar a viver e a crer que, de alguma forma, onde quer que esteja, Gerry ainda não a abandonou.

A história já é por si bastante emocionante e romântica, daquelas que levam os leitores mais sensíveis às lágrimas. Cecelia Ahern, entretanto, vem para completá-la com uma linguagem simples e boas doses de amor e auxílio familiar, união entre amigos e, principalmente, o amor-próprio, algo que Holly vai reconquistando aos poucos em cada passo incerto, em cada novo desafio que as cartas de Gerry e, mais que isso, a vida, lhe impõem.

Gerry: como não amar?
Quando iniciei a leitura, já tinha a consciência de ter um livro querido em mãos pelas tantas vezes nas quais assisti ao filme homônimo. Ao poder conhecer a histórial de Holly e Gerry em sua pura essência, no entanto, fiquei ainda mais apaixonada e admirada pelo forte elo que os conecta e pelo quanto os dois se amavam, acima de qualquer briga boba e aqui, da própria morte. A princípio, fiquei meio desconfortável com a mudança da forma em que os dois se conheceram, pois no filme, ao contrário da história original, já eram jovens adultos e ela até cursava a universidade, mas morava nos Estados Unidos e estava na Irlanda puramente como uma excursão. No romance, pelo contrário, o que deixa ainda mais claro o quão os dois estão ligados, o casal se conhece desde a infância e moram ambos na Irlanda.

Grata surpresa, também, foi o enfoque familiar, tendo em vista o fato de que a protagonista tem 4 irmãos e que, ao longo da narrativa, sua relação com cada um deles é muito bem explorada e renovada, principalmente com Richard e Ciara. Cada um ajudando a superá-la seus entraves de uma maneira particular.

Nada encontrei de muito pomposo na forma com a qual Cecelia Ahern escreve. Até posso tê-la achado bastante simples, em alguns momentos, mas fica inegável sua habilidade ao manusear as palavras em cerca de 300 páginas sem torná-las cansativas ou excessivamente tristes. P.s. Eu Te Amo, pelo contrário e surpreendentemente, vem acompanhado de muitos momentos de humor por parte da divertidíssima Denise, Sharon e até mesmo de Daniel, grandes amigos de Holly.

A todos os românticos, apaixonados ou simplesmente aos bons leitores, P.s. Eu Te Amo é um livro muito doce, cheio das saudades e das ternuras de um grande amor que, acima de tudo, revela-se atemporal.


Informações técnicas
Título: P.s. Eu Te Amo
Título original: P.s. I Love You
Autora: Cecelia Ahern
Tradução de: Carolina Caires Coelho
Editora: Novo Conceito (cedido em parceria)
Número de páginas: 365
ISBN: 978-85-8163-062-5
Gênero: Literatura irlandesa; Romance
Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro romance P.S.: Eu Te Amo, que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para filme com Hilary Swank. Seus outros romances: Onde Terminam os Arco-Íris, Se me pudesse ver agora, Um Lugar Chamado Aqui, Thanks for the Memories, The Gift e The Book of Tomorrow foram todos # 1 best-sellers. Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who? que ganhou o Emmy, Three Wise Women do canal Hallmark, e adaptou Mrs Whippy para o teatro. Os livro de Cecelia são publicados em 46 países e foram vendidas 13 milhões de cópias no mundo todo. Eles também podem ser encontrados em e-book. Ela mora em Dublin com sua família. Para atualizações de Cecelia, seus livros e eventos, e para se inscrever em sua newsletter exclusiva, por favor visite seu site www.cecelia-ahern.com ou a adicione no Facebook.

Uma boa semana a todos!

0 comentários: