27 novembro 2012

Lolita Pille

Lolita Pille é a polêmica autora de Hell e Bubble Gum | Fonte: Lixeira Dourada
por Karine Pestana, convidada especial
 
Pensei um pouco e li diversas resenhas antes de me “aventurar” em ler Lolita Pille, por fim decidi dar uma chance a seus dois livros: Hell e Bubble Gum.
 
Nas diversas resenhas que li percebi que a maioria das pessoas ou gostava muito dos livros ou odiava-os muito. Era 8 ou 80. Em diversas críticas as pessoas reclamavam do jeito que os livros são escritos. Não vou negar, não é uma leitura fácil. É o tipo de leitura que você tem que estar atenta, como quando lemos um livro que não seja da nossa época. Os livros não são escritos do jeito que estamos acostumados, a estrutura padrão de parágrafos e de sentenças é diferenciada. Lolita escreve com sentimento, com emoção. Em ambos os livros a história é contada no ritmo dos personagens, de acordo com a cena em que eles se encontram. Porém, esse jeito diferenciado de escrever é mais acentuado em Hell do que em Bubble Gum.
 
Lolita Pille não escreve para agradar, ela escreve para deixar sua crítica. Em Hell critica a classe alta de Paris que vive de forma fútil onde tudo pode ser “comprado”. Em Bubble Gum a crítica vem na forma de dois personagens: Manon e Derek, que representam a jovem sonhadora e iludida e o garoto rico e sem escrúpulos.


“O vasto mundo em que vivemos é composto de 99% de imbecis que se levam a sérios, cheios de vaidade e egoísmo disfarçados, que nada lhe dá mais prazer do que sacanear os imbecis, do que passa-los para trás.” Trecho de Hell.
 
Hell foi o romance de estreia da autora e acredito que tenha conseguido causar o impacto que ela pretendia. Muitos falam que Bubble Gum foi uma decepção após o sucesso de Hell. Apesar de eu pessoalmente preferir Hell, não acho que Bubble Gum foi uma decepção. Os dois romances são críticas densas e intrigantes, não dá para ler Lolita Pille superficialmente, é necessário compreender a mente dos personagens, entender a vida deles e tudo que acontece ao redor, é um livro para ser absorvido. Com certeza você passará a pensar e analisar a sociedade de outra maneira, com outros olhos após ler esses livros, principalmente após Hell. Entretanto, ambos os livros serão uma decepção se forem lidos com a expectativa de um super romance, os livros são bons, duas leituras que recomendo, mas à sua própria maneira.

 

0 comentários: