01 dezembro 2012

Dignidade - Relatos sobre os Médicos Sem Fronteiras

Dignidade, desde o seu título curto e muito significativo, é um livro tocante, que chama a atenção para as péssimas condições nas quais milhões de pessoas vivem ao redor de todo o mundo, debaixo de nossos próprios olhos. Acima de qualquer coisa, um conjunto de 9 crônicas e contos,  escritas por autores prestigiados, a respeito do digno trabalho da organização Médicos Sem Fronteiras e da benevolência incorruptível destas pessoas que dedicam suas vidas a salvar vidas.

 
Entre os nomes, autores prestigiados como Mario Vargas Llosa (vencedor do Nobel de Literatura), Paolo Giordano e James A. Levine, convidados especiais da organização à missão de mostrar ao mundo, através de suas palavras, um pouco do cotidiano dos médicos voluntários, como também – principalmente – dos enfermos. Embora seja evidente que o maior campo de ação da MSF se concentre na África, com destaque para a Subsaariana, Dignidade é uma obra expansiva, que também mostra a miséria na Bolívia, na Índia, em Bangladesh e na Grécia.
Coube a cada autor destacar aquilo que desejasse, seja com enfoque jornalístico, delator, ou fictício, ainda que de forma a produzir uma alegoria da realidade. Foi esta última a proposta de Eliane Brum, jornalista brasileira que se destacou ao falar com tanta sensibilidade da grande epidemia da Doença de Chagas, numa região rural da Bolívia, no texto:  “Os vampiros da realidade só matam pobres”. O leitor aqui descobre que Chagas é um dos males mais negligenciados do mundo, em nome da ação silenciosa do barbeiro e do Trypanosoma cruzi que, ao se alojar em órgãos vitais do ser humano, especialmente o coração, leva anos até se manifestar.  De forma triste, Eliane retrata o drama de duas mulheres cujas famílias inteiras sofrem da doença e mostra como, em meio a tanta pobreza, as vinchucas (barbeiros) podem dizimar as esperanças de um futuro melhor.


“Na porção rica do mundo, a parte à qual elas nãos pertencem, os vampiros da ficção movimentam milhões de dólares na indústria do entretenimento. Ali, nos vales da Bolívia, eles existem.”

Com “Makass”, James A. Levine relata a dura realidade de uma mulher aidética em meio a uma sociedade preconceituosa na República Democrática do Congo. Uma mulher que costumava ser bela, que se casou com um homem do exército, grávida, e contraiu do marido adúltero a doença. Descrente de Deus, da vida e sofrendo toda a violência da rejeição, Paulit aprende a resistir em busca de paz e aceitação.
“Viagem ao coração das trevas”, de Vargas Llosa, mostra a duríssima realidade também no Congo, através de um diálogo com um médico da instituição que faz a sombria revelação de o estupro matar mais mulheres que a cólera, a febre amarela e a malária no país.
“A Proposta”, de Alicia Giménez Bartlett apresenta um panorama da imigração ilegal na Grécia e de seus prisioneiros, não menos cruel que a realidade de qualquer um dos pacientes da MSF. São povos do Oriente Médio e do Leste Europeu que atravessam as fronteiras do país esperando encontrar uma vida digna na Europa Ocidental e acabam sendo presos pela polícia local. Gente desesperada que apenas procura por uma saída,gente que busca esperança, gente que quer dignidade.
E Dignidade, definitivamente, é um livro que vale a pena ser lido

Informações técnicas
Título: Dignidade
Título original: Dignità!
Autores: Mario Vargas Llosa, Eliane Brum, Paolo Giordano, Catherine Dunne, Alicia Giménez Bartlett, James A. Levine, Esmahan Aykol, Tishani Doshi, Wilfried N’Sondé
Tradução de: Vários
Editora: Leya (exemplar cedido em parceria)
Número de páginas: 266
ISBN: 378-85-8044-539-8
Gênero: Jornalismo; Relações Internacionais; Equipes de cuidados de saúde
Um bom sábado a todos,
 

0 comentários: