11 dezembro 2012

Alguns livros que você deveria ler antes do mundo acabar

Jack Sparrow já celebrava o fim do mundo antes de nós! Fonte: Fanpop
 Falar que o mundo vai acabar, ultimamente, tem rendido assunto. Não é realmente adequado confiar numa previsão realizada por um povo ancião, o qual sequer poderia sonhar com o mundo em que vivemos hoje. Como é típico dos temas populares, todavia, falar que tudo vai acabar no dia 21 de dezembro virou brincadeira e o Na Parede do Quarto, como um blog bem-humorado (às vezes, para não virar palhaçada), traz abaixo a lista de alguns livros bons, outros improváveis e aqueles clássicos que você jurou ler, mas até hoje fica enrolando a leitura com uma desculpa esfarrapada de leitor ocupado, para conhecer até o fim do mundo.


1. A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak
Ok, clichê. Mega clichê dizer que você precisa ler A Menina que Roubava Livros antes do mundo acabar. Mas a vida é irônica assim mesmo. A blogueira que lhes escreve passou anos sendo amaldiçoada com uma frase como esta e, quando enfim teve o livro em mãos, se deu conta de que, de fato, já deveria tê-lo feito antes. Liesel vai mudar sua visão de mundo antes do fim.


2. Ulisses, de James Joyce
Ulisses entra nesta lista pelo fato de que, entre muitos literatos eruditos, surgem boatos de que ninguém terminou de lê-lo. Todos começam com a obra prima de James Joyce, esse grande visionário irlandês, mas há umas poucas almas vivas que realmente alcançaram o fim dessa epopeia, com pouco mais de 900 páginas em sua versão brasileira.


3. Iracema, de José de Alencar
Só para te sacanear por não ter lido quando deveria, no ano de vestibular. Agora nós lemos Til, todos conhecem a boa fama, porém, que a índia dos cabelos negros como a asa da graúna tem por aí. Para minha sorte, este volume terrivelmente romântico já não consta na lista de fim do mundo. Oportunidade imperdível de compreender os amores (ou não tão amores assim) entre índias e portugueses. Apesar de eu até gostar de José de Alencar...



4. A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón
Mais um dos livros que, sem brincadeiras, merece - e muito - o seu lugar nesta lista. Ler A Sombra do Vento é uma experiência mágica, literária e completa. O livro tem os gêneros adequados a todo tipo de leitor e aquele charme típico de obras inesquecíveis, com personagens que vão deixar saudades. Mas até lá o mundo já terá acabado...


5. Guerra e Paz, de Leon Tolstói
Você realmente queria ir embora da Terra sem ter lido Tolstói? Ah, por favor. Literatura russa é quase um pedágio de fim de mundo, para qualquer leitor, leitura obrigatória. Se começar a lê-lo hoje, pode dar sorte de terminar até o dia 21. Contudo, falando seriamente, eis aqui um grande autor que faz por merecer o seu lugar em qualquer lista. As mais sérias que esta, especialmente.


6. A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector
Os admiradores que me desculpem (fãs, para Clarice, é um termo muito popular), mas acho que o estilo demasiadamente intimista da autora é mais como um tipo de pressão psicológica para os leitores pré-fim do mundo. Se nada der certo nessa vida, leia Clarice Lispector. Como disse o sábio Tiririca, pior que "tá", não fica.


7. A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin
Pense num livro que pesa um quilograma. Pense novamente. A Guerra dos Tronos é o primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo (e você ia terminar com o mundo achando que o nome do livro era o mesmo da série, né?) e virou leitura requerida para os leitores atualizados. Neste caso, já fiz minha parte. Mas ainda estou à deriva em A Fúria dos Reis. Chateada...


8. Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez
Mais um dos livros que entram na lista com muita dignidade e merecimento. Francamente falando, Gabito faz a gente ter orgulho de ser latino. Um grande autor, dono de uma linguagem fantástica e um sentimento que contagiam toda uma geração de leitores. É Nobel da Literatura neles!


9. A Revolução dos Bichos, de George Orwell
O mundo termina e você ainda não se engajou politicamente? Então chegou a hora de conhecer um pouco mais do fracassado sistema socialista que existiu na Rússia, pelas mãos de Stalin e Trotski, nesta admirável fábula. Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros. Algo assim. Grande livro! Pequeno, na verdade, porém de grande valor literário e social.


10. Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James
Ok, esse daqui era só de brincadeira. O mundo já pode acabar em paz!

Vem comigo nesta lista?


0 comentários: