14 dezembro 2012

O mundo pós-aniversário, de Lionel Shriver

"- Fora do cinema, pode esquecer os violinos. Isso mata, sim, mas a gente continua lá, plantado. Fora da tela, o problema não é você não sobreviver, mas sobreviver. É isso que torna tudo uma desgraça."
Em O mundo pós-aniversário, é retratada a vida de Irina McGorven a partir de um pequeno momento e a sua respectiva decisão em relação a ele, demonstrando como as nossas decisões nos afetam e aonde elas nos levam.

Irina vive um relacionamento seguro e estável com Lawrence Trainer há quase 10 anos, que trabalha com Relações Internacionais. Ela, por sua vez, desenha ilustrações de livros infantis. Desde que Irina fez um trabalho com Jude, esposa de  Ramsey Acton acabou se tornando rotineiro o jantar com os dois casais no aniversário de Ramsey todos os anos, mesmo após o divorcio dele com Jude.  Porém, em um ano Lawrence está viajando a trabalho na época do aniversário de Ramsey e insiste para que Irina jante com ele, pela amizade deles. Pela insistência de Lawrence, Irina acaba cedendo e marca o jantar com Ramsey. Durante o jantar, ela acaba se surpreendendo com Ramsey, que prova ser muito mais do que um jogador de sinuca, o qual só aparenta saber sobre isso. A noite se demonstra agradável e no meio disso, Irina subitamente sente pela primeira vez em sua vida a vontade de beijar um homem que não fosse seu companheiro.
"(...) a história se presta à conclusão de que o repouso é raro, de que toda trégua está fadada a ser tão clemente quanto breve, de que a própria natureza da vida é instável e de que, portanto, é melhor estarmos preparados para praticamente qualquer catástrofe que espreite na esquina, numa manhã arbitrária qualquer. Por isso, a única verdadeira surpresa deveriam ser aquelas manhãs singulares e ensolaradas em que não há surpresa alguma. No entanto, desafiando tudo o que sabemos em tese, continua a ser uma prática psíquica comum presumir que as questões mundiais continuarão avançando aos trancos e barrancos como vinham fazendo do mesmo jeito que, dia após dia, o próprio Galileu devia persistentemente conceber como imóvel o globo giratório em que nos precipitamos."
O momento do beijo é a divisória do livro, é onde uma única narrativa se divide em duas, que ocorrem paralelamente. Então, a partir do terceiro capítulo do livro, para cada capítulo existem dois, na verdade, um onde Irina de fato cedeu a sua vontade e beijou Ramsey Acton e outro onde foi fiel e dedicada a Lawrence.

Ao longo das duas narrativas é possível ver a diferença causada pela escolha de Irina. Lionel Shriver dá um retrato psicológico à vida de Irina e a todos os outros personagens. É possível até mesmo observar como a decisão de terceiros alteram o rumo das coisas. A vida de Irina está diretamente ligada às suas escolhas, isso é claro, mas a escolha de Irina afeta a todos, a Ramsey e a Lawrence. A autora introduziu a complexidade a um dia a dia cotidiano. O livro de Lionel Shriver é tão realista que, para ser sincera, chega a doer.

Karine Pestana 

0 comentários: