30 dezembro 2012

Desafio literário de 2013: Um livro por mês, todos os meses do ano


Com a despedida de 2012 e consequente aproximação do ano de 2013, muitos blogs literários estão propondo desafios aos seus leitores, de forma a incentivar a leitura de diferentes gêneros e manter constante este hábito que tanto nos faz bem. Ainda ontem, estive conversando com alguns de vocês no Facebook e, juntos, chegamos à conclusão de que o Na Parede do Quarto também merecia a sua edição. Assim, declaro oficialmente que, a partir do dia 1º, o "Um livro por mês, todos os meses do ano" estará valendo.

Ficou interessado ou curioso para participar? Então conheça a proposta e algumas regrinhas básicas do nosso desafio:

Proposta: O desafio no Na Parede do Quarto será bem simples e democrático, com apenas 12 livros por parte de cada participante, o que, venhamos e convenhamos, é uma quantidade razoável para quem quer propor a si mesmo uma rotina literária. Conforme as sugestões e algumas ideias que andei tendo, tentei selecionar gêneros bem distintos e categorias, dentro deles, específicas, o que torna a tarefa mais desafiadora, como pede o seu nome.

Não haverá obrigatoriedade, aos participantes que não tiverem blogs, de escrever resenhas. O desafio, para alguns, é pessoal, uma meta para cumprir num ano novo, o que compreendemos. Mas peço a todos os amigos blogueiros que participarem, se possível, que redijam seus textos críticos para cada livro e me enviem os links, conforme falarei mais adiante.

Espero de todo o coração que todos que participarem possam ir até o fim conosco. Todavia, se por um acaso você sentir que não conseguirá ler tal livro em tal mês ou quiser desistir, garanto que ninguém aqui vai julgá-lo ou apedrejá-lo no Twitter (ah, as hipérboles!).

O desafio, enfim, senhoras e senhores: Um livro por mês, todos os meses do ano
Janeiro: Comecemos o ano com leveza! Neste mês é tempo de relaxar, então escolha aquela história bem gostosa em que o protagonista esteja fazendo uma grande viagem. Pode ser internacional ou por aqui mesmo, desde que você se sinta confortável e, merecidamente, de férias.
Fevereiro: Mudando um pouco de ares, tenho certeza de que você já ouviu falar de um tal de Steampunk por aí, não é mesmo? Então, neste mês, sua missão é encontrar um livro do gênero e nos contar sobre as aventuras que teve em tempos antigos, sombrios e, paralelamente, tecnológicos.
Março: Em março, no Brasil, o outono está chegando. As folhas amadurecem e também as suas leituras o farão. Deixe o estranhamento de lado e escolha um clássico da Literatura Mundial. Se precisar de umas dicas, esta lista publicada no site da Revista Bravo pode ajudar bastante.
Abril: Não sei bem explicar o motivo, mas acho abril um mês apaixonante. Então escolha um romance água com açúcar e acompanhe-me no desafio.
Maio: Pensando um pouco nas capas dos livros, sugiro que escolham um de capa vermelha, de qualquer gênero, para combinar com a cor do amor de mãe.
Junho: Você só gosta de romances ou novelas? Mas dessa vez vou sugerir um tipo de texto mais curto e serei democrática. Escolha uma coletânea de contos ou de crônicas ou de poesia.
Julho: Neste outro período de férias, sugiro que viajemos mais além. Além das fronteiras reais, para onde apenas a imaginação é capaz de ir. Em julho, o desafio é ler algo do gênero de fantasia.
Agosto: Estamos em tempos de liberdade de expressão, então fica a seu cargo selecionar um livro que já  tenha sido proibido ou censurado, no passado, para entender um pouco mais de sua história. Mais uma vez, uma listinha amiga pode te ajudar.
Setembro: Em setembro, como é meu aniversário (risos), sugiro a vocês que leiam literatura brasileira e, mais uma exigência, contemporânea!
Outubro: 2012 foi o ano das distopias. Ainda assim, não creio que em 2013 elas possam ser ofuscadas pelas invasões zumbis. Mantendo a tradição viva, em outubro, escolha um livro do gênero distópico.
Novembro: Às vezes tenho a impressão de que todos os livros publicados no Brasil já foram best-sellers do The New York Times. Na dúvida, quero que você escolha um de seu gosto, que tenha na capa aqueles dizeres bem bregas: "best-seller do The New York Times por 541541654 semanas".
Dezembro: Em 2013, você vai terminar o ano encucado com algum enigma policial. Mas serei específica; escolha um romance policial ou suspense que contenha a palavra "morte" em seu título. Fácil, né?

Quero participar, o que devo fazer agora?
Primeiramente, fico contente com a sua participação. Depois, peço que preencha esse pequeno formulário abaixo com o seu nome, e-mail para contato e blog, se tiver. Além disso, você deve concordar ou não (caso não queira) em ter o seu nome na nossa página do desafio, onde cada livro do mês será anotado. Assim fica registrado que você tentou.



- Agora, se você tiver um blog ou qualquer veículo de comunicação no qual queira publicar suas resenhas dos livros, pedirei que me mande os links, impreterivelmente, até o dia 25 de cada mês. Todos os links serão vinculados à página do desafio.
- Se você não tiver um blog e, ainda assim, quiser registrar suas impressões, poderá, também até o dia 25 de cada mês, preencher um formulário (que todos os participantes preencherão), dizendo qual livro leu e anexando seu texto.
- Como mencionei acima, peço a todos os participantes ativos e que concordarem em ter seu nome na página que, ao fim de cada mês, escrevam qual foi o livro selecionado. Não precisam explicar os porquês, mas haverá um campo com tal finalidade no formulário e eu adoraria saber.
- Pedi os e-mails dos participantes para que possa enviar, a cada mês, no dia 15, um boletim de informações sobre o andamento do desafio.

Atualização em decorrência de dúvidas dos participantes (31/12):
- As releituras também valem!
- Não há um prazo para encerramento das inscrições. Você pode entrar e sair do desafio em qualquer momento de 2013.
- Adoraríamos que todos cumprissem o desafio à risca, mas, se por algum acaso, não conseguir realizar a leitura de determinado mês, pode continuar no outro normalmente.

Uma outra parte bacana
- Quem concordar em mandar suas resenhas, mensalmente, estará concorrendo a alguns prêmios. O melhor resenhista de cada mês, selecionado pela equipe do blog, ganhará kits de marcadores e livretos.
- Um mesmo resenhista não poderá ser o vencedor em meses consecutivos. No entanto, poderá ganhar mais de uma vez ao ano, desde que com os intervalos respeitados.
- Ao fim do ano, as 12 resenhas selecionadas serão colocadas em votação. Quem ganhar, terá uma surpresa que falaremos mais à frente. E envolverá livros, claro!

Imagem para divulgação: Gostou da ideia e quer levá-la até o seu blog? Então use o código abaixo:



Em breve, entrarei em contato com mais informações. Mais uma vez, conto com  a participação de todos. Se por acaso você tiver alguma dúvida, sugestão ou reclamação, fique à vontade para fazê-la nos comentários abaixo ou diretamente em meu e-mail, anabfferreira@hotmail.com. Responderei o mais breve possível.

0 comentários: