19 janeiro 2013

Anjo de Quatro Patas, de Walcyr Carrasco

Só quem tem ou já teve um animal de estimação querido na vida sabe quantas alegrias eles são capazes de nos proporcionar ao longo dos anos. Dessas que surgem de relações de puro companheirismo, convivência e carinho mútuo, do reconhecimento entre o homem e o animal. Em Anjo de Quatro Patas, no entanto, o sentimento nutrido por Walcyr Carrasco vai um pouco além: Uno, seu husky siberiano, não serviu apenas de amigo, como o ajudou a superar um dos momentos mais duros de sua existência.

Logo às primeiras páginas, a impressão que se tem é a de estar lendo uma história familiar, talvez com as suas particularidades, mas aquele tom comum da trajetória em que se encaminha a vida de um cachorro. As primeiras travessuras quando filhote, as marcas de destruição espalhadas pela casa, as poças de urina nos locais mais inadequados, os dias de caça, as fugas angustiantes, doenças, pequenos ferimentos, idas constantes ao veterinário e carícias que vêm para comprovar a força da amizade que se estabelece. Neste livro, Uno chega à casa do famoso roteirista de novelas globais em uma época de grandes dificuldades financeiras e, principalmente, de uma terrível perda emocional. Após a morte de sua companheira em nome de um câncer prematuro, o autor e narrador onisciente se mostra perdido de maneira muito triste, incapaz de manter contato com as outras pessoas, desacreditando que conseguirá seguir em frente algum dia.

Seu irmão e sua cunhada, então, após a tentativa fracassada de criar um canil com cachorros da raça da moda na época, o tal do husky siberiano - e com pedigree -, veem sua perspectiva financeira ir por água abaixo quando, em vez de uma ninhada de 10 filhotes fofos e prontos para serem vendidos, nasce apenas um. Raridade do mundo veterinário ou ironia do destino, chegam à conclusão de que o filhote, então com 2 anos, poderia ser a solução para a solidão de Walcyr. Um início, pelo menos. Aceitando o presente de muito bom grado, o autor se muda para um condomínio próximo a uma região florestal e de amplo terreno em que ele e Uno aprenderão a viver um com o outro.

Para muitos leitores, é inevitável não comparar Anjo de Quatro Patas com outros do gênero, como o famigerado Marley e Eu ou Te Amarei para Sempre. Neste caso, todavia, reina outra vez a máxima de que cada história é uma história. Numa breve descrição, ainda que todas falem da importância que um cachorro teve na vida de seu criador, cada uma aborda a relação de maneira diferente, exaltando as qualidades do mascote, do homem e das tantas aventuras e desventuras compartilhadas. E este livro, definitivamente, sabe como tocar o coração. Sem grandes embargos, sem aflições e dramatizações exageradas, mas apenas uma história que poderia ter acontecido com qualquer um de nós.

De minha experiência pessoal, posso dizer que eu, como alguém que tem cachorros de estimação desde ainda nem sequer ter aprendido a andar, não pude evitar aquele sentimento de ternura por Uno, um animal apaixonante, com sua cota de travessuras e, principalmente, de compreensão pelo dono. Após essa leitura, inclusive, não consigo mais dizer a palavra "dono" em relação a um animal sem me sentir um pouco hipócrita. Pelo pouco que pude acompanhar Walcyr Carrasco neste livro que mostra sua vida de maneira tão íntima, aprendi que nossos animais, muitas vezes, são mais donos de nós que nós deles.

Anjo de Quatro Patas, como um todo, é uma leitura cativante, mansa e muito delicada. Extremamente pessoal também, daquele gênero que consegue aproximar, através das palavras e das entrelinhas, autor e leitor. Acima de tudo, porém, é a reprodução e a consolidação desse amor universal, descomplicado e muito pouco científico, que nunca se poderá colocar em termos lógicos, entre homens e cachorros.
"Surpreendi-me ao descobrir que mordia delicadamente, com carinho. Ficou algum tempo lambendo e dando pequenas mordidas na minha orelha.
Minha tristeza foi substituída por um sentimento de alívio. Abracei-o. Afundei a cabeça em seus pêlos.
- Meu amigo! - murmurei.
Descobri que não estava mais sozinho."
p. 39
Informações técnicas
Título:
Anjo de Quatro Patas
Autor:
Walcyr Carrasco
Editora: Gente (exemplar cedido em parceria)
Número de páginas: 196
ISBN: 978-85-7312-609-9
Gênero: Literatura brasileira; Não-ficção

Walcyr Carrasco é jornalista, autor de livros, peças teatrais e novelas de televisão.

E você, tem alguma história para contar ao lado de seu animal de estimação? Compartilhe-a comigo!


0 comentários: