18 janeiro 2013

É agora... ou nunca, de Marian Keyes

“Marian Keyes alcançou o sucesso com romances que satirizam as inseguranças e desventuras da mulher moderna... Graças a seu humor, ela passa longe do tom boboca”.Revista Veja

Oi para você que ainda é uma garota ou uma mulher abaixo dos 25. Você já pensou no futuro? Que os homens estão cada vez mais difíceis, que engordam cada dia mais e que, a cada ano que passa, você enfrenta uma gravidez de risco? Tudo isso é questionado por Tara, a personificação das inseguranças de uma mulher que quer ter um marido e uma família, mas envelhece e engorda mais a cada dia.

Katherine tem aversão a repetir os erros de sua mãe ou ser igual a ela. Delia (mãe de Katherine) ficou grávida e foi abandonada pelo namorado, é uma mulher que tem uma personalidade marcante, além de ser totalmente liberal. Katherine é organizada, certinha, mantém distância dos homens e em seu trabalho é conhecida como "Miss Gelo".

Fitan, dos três amigos, é o único que encontrou um rumo na sua vida. Ele trabalha com o que gosta, não tem vergonha de si mesmo e já encontrou o amor da sua vida, Sandro. Enquanto Tara sofre como capacho de seu namorado mão-de-vaca, arrogante, estúpido e idiota, Thomas por achar que com 31 anos já não é mais possível ficar solteira e arrumar um bom namorado - por isso deve agradecer o que tem e tentar ao máximo preservar/salvar a relação deles -, Katherine acha que os homens são todos iguais, que só desejam levá-la para a cama e depois disso "nunca mais".
Três amigos irlandeses desde a adolescência vivendo em Londres e passando pelo dilema do "É agora...ou nunca". Você já pensou que amanhã você pode nem mesmo estar aqui? Que podemos morrer a qualquer instante, que nossa vida pode dar uma reviravolta a qualquer momento? Será que vale a pena se contentar com o "mais ou menos" só porque é algo seguro?

Já queria ler esse livro há um bom tempo e, como vocês sabem, os livros da Marian Keyes que não possuem versão de bolso são extremamente caros, então sempre fui adiando a leitura dele. Mas, recentemente consegui-o por uma troca e fiquei super animada quando chegou do correio. Assim comecei a ler o tão aguardado livro. Preciso dizer que, quando demoro demais para ler algo, minhas expectativas vão aumentando com o tempo. Já me decepcionei em várias leituras por causa disso, contudo, felizmente, não foi o que ocorreu com o "É agora... Ou nunca". 

O livro, apesar de longo, é uma leitura gostosa e tranquila. Já li outros três romances dessa mesma autora e posso dizer que esse foi um dos que mais gostei. É um livro longo, mas a narrativa é encaminhada de tal forma que você nem sente a mudança de páginas. O romance segue bem a proposta da sinopse e ainda há o acréscimo de detalhes e situações surpreendentes. O desfecho pode ser que alguns considerem provável e típico, porém, pessoalmente, acho que não poderia terminar de forma melhor. Sinceramente, sinto como se conhecesse Fitan, Katherine e Tara como se fossem pessoas muito próximas de mim. Se você já leu algum livro da Marian Keyes, verá que segue o mesmo ritmo, é cômico, engraçado, inteligente ,e ao mesmo tempo, faz você repensar sobre si mesma. Você se encantará com os dilemas desses amigos, que o farão pensar sobre como leva a sua vida. Você a aproveita o suficiente? Nunca sabemos se o amanhã existirá para nós.

Se soubesse, se tivesse absolutamente certo de que o amanhã não existiria para você, o que faria hoje?



0 comentários: