04 janeiro 2013

Desventuras em série, de Lemony Snicket

Fonte: Flickr
Aqui não é o início da resenha em si, mas um comentário. A resenha abaixo é sobre todos os treze livros das Desventuras em série e, mesmo assim, não há spoiler de nenhum deles, nem do primeiro ou do último. A ordem completa da série está embaixo, após a resenha.

Desventuras em série conta a história que foi reunida por Lemony Snicket sobre os órfãos Baudelaire, os quais tiveram seus pais mortos em um incêndio. Como Violet, a mais velha entre os três irmãos, só tem apenas 14 anos, até que ela atinja a maior idade é necessário um tutor para os Baudelaire. O primeiro tutor deles, assim, acaba sendo o conde Olaf.

A partir daí, os órfãos só passam por diversas desventuras, já que o tutor está sempre tentando bolar um jeito de pôr as mãos na fortuna dos Baudelaire. Os pobres órfãos acabam tendo diversos tutores e nenhum lar, paralelamente, enquanto tentam descobrir mais sobre seus pais que, ao que tudo indica, escondiam mais segredos do que se podia imaginar.
“Uma das coisas mais difíceis da vida é pensar nos arrependimentos. Algo nos acontece, então fazemos o que não deveríamos ter feito, e anos depois, desejaremos que tivéssemos agido de outra forma.”
Trecho do segundo livro,"A sala dos répteis"
Os Baudelaire são forçados a amadurecer do jeito que nenhuma criança deveria ser, são obrigados a fugir e a passar por situações de vida ou morte. Várias vezes, ao longo dos livros, Lemony Snicket recomendará a você que largue esse volume e vá ler uma história feliz. Não posso negar, a história dos órfãos não é nenhum conto de fadas e nunca será.

Todavia, garanto que você, leitor, ficará fascinado com as invenções da Violet, com o conhecimento do Klaus e a capacidade de morder da Sunny. O que eu digo é: deem uma chance até o décimo terceiro livro, pois muitos leitores desistem antes do fim. Apesar de serem 13 episódios, todos são pequenos e rápidos, sem contar que Lemony Snicket escreve de um jeito único que eu, pessoalmente, adorei. No meio dessas desventuras o autor conseguiu reunir o pessimismo e o humor. Você se surpreenderá com como uma história de tanta desgraça, tal qual a dos Baudelaire, ainda pode ser boa e gostosa de se ler.
"Quando você se defronta com uma situação que é incapaz de controlar, é difícil admitir que não pode fazer nada."
Trecho do décimo livro, "O escorregador de gelo"
Abaixo segue a ordem dos livros e seus respectivos títulos.

Primeiro: Mau começo
Segundo: A sala dos répteis
Terceiro: O lago das sanguessugas
Quarto: Serraria baixo-astral
Quinto: Inferno no colégio interno
Sexto: O elevador Ersatz
Sétimo: A cidade sinistra dos corvos
Oitavo: O hospital hostil
Nono: O espetáculo carnívoro
Décimo: O escorregador de gelo
Undécimo: A gruta gorgónea
Duodécimo: O penúltimo perigo
Tredécimo: O fim





0 comentários: