22 fevereiro 2013

Nada é para sempre, de Ali Cronin

Da autora de Skins, livro em que foi baseada a série de Tv, Nada é para sempre também é um livro voltado ao público jovem.

Ali Cronin retrata de forma muito fiel as inseguranças dos adolescentes e até mesmo as diferenças de personalidades entre eles. Ou como isso afeta cada um dentro de um grupo. São sete amigos de muitos anos, cada qual com sua persolidade e seu jeito. Tenho certeza de que você vai identificar uma amiga sua ou um amigo ali. Temos Ashley, a destemida, a experiente e a descolada;  Cass, que está presa em um relacionamento com Adam, que suas amigas dizem que não presta, mas ela própria não vê isso; Sarah, que sempre esteve esperando o garoto certo para a sua primeira vez, a garota que nunca mente para os pais e também, a narradora do livro; e das meninas, por último, temos Donna, que só quer aproveitar a vida e também é a melhor amiga de Ashley; Ollie é o mulherengo dos meninos; Rich é sempre misterioso e as meninas, intimamente, desconfiam que ele possa ser gay; Jack é a versão da Sarah de menino, está esperando a garota certa. Ambos são sempre os focos das zoações em grupos por terem esse pensamento.
"Não me faça perguntas e não mentirei para você."
Sarah, em uma viagem à Espanha, conhece Joe, que é mais velho e já está na faculdade. Logo suas dúvidas começam: Será que ele é o cara certo? Ele a ama?. E assim acompanhamos a história de Sarah com sua inseguranças e perguntas sem respostas. Talvez ela só tenha encontrado uma paixão de verão, ou talvez não.

Já de volta à Inglaterra, Sarah começa a entrar em conflito: quando está com Joe, tudo é perfeito, mas longe dele parece que ele não se importa realmente com ela. E a distância, física, de idade e de maturidade entre os dois não ajuda. Suas amigas não a  compreendem por inteiro, julgam sem saber. Não é como se elas estivessem no lugar de Sarah para poderem falar. Assim, as divergências começam nessa amizade.

O livro nos mostra o dia a dia desse grupo de adolescentes. As festas, os estudos, o quanto a amizade é importante em certos momentos. Ou o quanto muitas vezes podemos ficar bravos ou chateados com nossos amigos por tão pouco. Acredito que você vai se identificar com as situações pelas quais eles passam.

A série Garota Garoto vem para retratar o relacionamento de adolescentes, no sentido de namoro e amizade, amor e sexo. O livro não é explícito, mas também não é como se ele apenas deixasse subentendido o assunto. Fica claro que o sexo de fato acontece com os personagens. Acho que é na medida certa para adolescentes. A série terá seis volumes sendo que os três próximos tem previsão de lançamento para acontecer ainda esse ano, nos meses de março, julho e novembro, respectivamente. Os dois últimos só em 2014. A editora disponibilizou os contos exclusivos no site gratuitamente, o primeiro conto precede o primeiro livro. É possível baixá-lo aqui.

Ficou com vontade de ler? Então leia o primeiro capítulo do livro aqui, disponibilizado no site da Companhia das Letras.
Karine Pestana

0 comentários: