13 fevereiro 2013

O Senhor dos Ladrões, de Cornelia Funke

Cornelia Funke é uma premiada escritora da literatura juvenil, autora também de Coração de Tinta, a escritora teve êxito também em sua primeira obra, O Senhor dos Ladrões. O livro conta a história de um grupo de crianças órfãs que vivem em um cinema abandonado, em Veneza. Esse livro é a minha primeira paixão italiana. Cornelia escreve de uma forma a descrever o ambiente que, se você fechar bem os olhos, consegue ver os pombos se alimentando na Piazza San Marco e consegue ouvir o barulho de suas asas batendo.

Próspero e Bo fugiram da casa de sua tia, que pretendia separá-los, mandando o mais velho dos meninos a um internato. As crianças fogem para Veneza, onde se juntam a outras crianças que são protegidas pelo renomado "Senhor dos Ladrões". Seus roubos estão sempre em jornais e é a partir deles que as crianças conseguem sobreviver. A história toma outro rumo quando Scipio, O Senhor dos Ladrões, é contratado para um serviço especial. Ele deve roubar uma asa de madeira na casa da fotógrafa Ida Spavento.

De uma forma envolvente, Cornelia consegue nos colocar dentro de seu cenário e nos leva a acreditar em sua realidade. É um livro lindo, de leitura fácil e descritiva que não te permite parar de ler.

Em 2006, foi lançado um filme, de mesmo nome, inspirado no livro. A adaptação cinematográfica é linda e não perdeu a magia da escrita da Cornelia Funke, abaixo, o trailer do filme, para deixá-los um pouco mais curiosos pela história.


Fernanda Evangelista

0 comentários: