12 fevereiro 2013

Violinos, violoncelos e pianos em canais que você precisa conhecer

Lindsey Stirling | Fonte: Pinterest

Não é segredo, para quem acompanha o NPQ, o fascínio que a blogueira que lhes escreve tem por instrumentos de cordas friccionadas. Já havia reparado, então, que, a cada vez que colocava uma música diferente em um vídeo do blog (normalmente instrumental), muita gente comentava elogios a respeito dos arranjos. Não é à toa que dediquei uma postagem inteira, há algum tempo, para falar sobre o 2Cellos, a dupla croata de violoncelistas que fala à minha alma em cada interpretação musical e vem conquistando um amplo espaço no ramo depois de ser descoberta por Elton John.

Desta vez, no entanto, para agradar os mais diferentes gostos musicais, trago ao conhecimento de vocês quatro dos meus prediletos canais no YouTube. Neles, três violinistas (uma acompanha de toda uma banda) e outro mais diversificado, com reinterpretações de canções famosas através do piano e do violoncelo. 

Lindsey Stirling
Lindsey é provavelmente a mais famosa, entre todas as outras indicações, e isso se deve ao fato de já ter sido participante do America's Got Talent, no ano de 2010. Violinista e bailarina com um rosto extremamente jovial (não aparenta, definitivamente, estar chegando perto dos 30, embora esteja), o que mais impressiona na moça é a sua intimidade com o instrumento, de modo a interpretar músicas conhecidas por todos nós com precisão, em seu violino, sem vacilar, e dançando, ao mesmo tempo, como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Com ela, acreditem, parece ser. Em seu caráter de artista completa, também é surpreendente a quantidade de dramatização que confere a suas apresentações cheias de remixes mashups, além de figurinos e cenários incríveis.

Seu canal conta com mais de 15 milhões de inscritos e, devido tanto a seu sucesso quanto a seu talento, a moça esteve em turnê pela Europa e Estados Unidos nos últimos meses.
Canal: LindseyStomp


Uma interpretação incrível que mistura algumas das músicas mais famosas de O Fantasma da Ópera, no violino, claro.



Porque a abertura de Game of Thrones é fantástica e, nesse vídeo, ainda mais. Lindsey vestida de Daenerys, para completar!

Taylor Davis
Taylor faz mais a linha da violinista clássica. Sem danças, cenários ou roupas diferentes, a moça se apresenta conforme mandam as regras, às vezes acompanhada no piano por Lara. Seu diferencial, entretanto, é a paixão que tem por temas de famosos jogos para video games, tais quais Assassin's Creed e Zelda, por exemplo, além de filmes, animes e séries conhecidos por todos nós, como O Senhor dos Anéis, Os Miseráveis e Os Vingadores. Acompanhado de uma sisudez típica de violinistas, o talento é visível a cada interpretação.
Canal: ViolinTay


Tão O Senhor dos Anéis, tão incrível!


Uma perspectiva da qual você nunca imaginou ouvir Os Vingadores, aposto.

Jun Sung Ahn
Jun é filho ilustre da terra do cara que está em alta no momento: Psy. Mas seus talentos, como as duas citadas anteriormente, voltam-se também à prática de tocar violino. E isso, mais uma vez, ele faz como poucos. Entre o seu repertório, nada de música clássica. O negócio do jovem coreano é pop. E os arranjos para trazer à seriedade do violino hits como Payphone (Maroon Five),  I Won't Give Up (Jason Mraz), Someone Like You (Adele), Price Tag (Jessie J.) e muitos outros, são os melhores e mais inusitados possíveis.

Os vídeos, neste caso, são gravados no estúdio (casa) do rapaz. Não tão versátil quanto Lindsey em se tratando se apresentações dramáticas, nem tão sério quanto Taylor, por outro lado, Jun é alegre e interpreta com pura dedicação. Às vezes, no entanto, permite-se a fazer gracinhas como tocar violino e dançar Gangnam Style, simultaneamente.
Canal: JunCurry Ahn


Uma interpretação extremamente emocionante de I Dreamed a Dream, uma das principais canções de Os Miseráveis.



Tornando a beleza de uma música mais pura e visceral através das lamentações agudas de um violino. Para os apaixonados, é um prato cheio.


Essa daqui vai de bônus, porque, bem, é O Hobbit.

The Piano Guys
Composto por uma dupla masculina, Jon Schmidt e Steven Sharp Nelson (sem contar todos aqueles que ajudam na composição das músicas e na produção dos vídeos, claro), este, violoncelista, e aquele, pianista, o grupo tem uma popularidade no YouTube semelhante à de Lindsey (lê-se extremamente popular).

Entre os musicistas citados nesta postagem, são os mais velhos e, apesar de talento não estar necessariamente ligado à idade, é notável que sua maturidade também conspira a favor de uma produção musical muito profissional e impactante. Como sempre alego me sentir em relação aos 2Cellos, a dupla de ThePianoGuys tem a habilidade surpreendente de tocar o íntimo de seu ouvinte com suas interpretações arrebatadoras. No canal, vão de hits populares em todo o mundo a mashups e música clássica.
Canal: ThePianoGuys


De David Guetta para o piano e o viloncelo. Essa é a música que coloquei na introdução de meu último vídeo e tenho divulgado amplamente pelas redes sociais do blog. À beira de um penhasco, para deixar mais emocionante.


Lindsey Stirling e ThePianoGuys se juntam para tocar o tema de Missão Impossível. O resultado. claro, não poderia ter sido melhor.

Conhece algum desses canais? Gostou de ouvir suas interpretações? Então compartilhe suas impressões comigo!

0 comentários: