25 março 2013

Curtas brasileiros, sim, senhor!

Cena de Tarantino's Mind | Foto: Cine e Entretenimento

Sempre que possível, gosto de conhecer e prestigiar as criações artísticas brasileiras. Na literatura, como os leitores deste blog já bem o sabem, sou tiete de carteirinha. No cinema, ainda tenho um longo caminho a percorrer para dizer com segurança que sou conhecedora de fato. E também a regra se aplica aos curtas-metragens, naturalmente.

Em uma dessas andanças pela internet, nestes dias, acabei conhecendo o site PortaCurtas, que já existe há 10 anos e exibe desde o começo produções brasileiras gratuitamente. Nele, é possível ainda que o internauta se cadastre e crie sua própria cinemateca de curtas (ao estilo Filmow), atribuindo notas e deixando comentários para que outras pessoas tenham a oportunidade de lê-los.

Divididos em categorias que vão desde cultura pop até cinema mudo, há exibições de curtas bastante prestigiados no meio cinematográfico e outros menos conhecidos que, por outro lado, podem ser tão interessantes quanto. 

Para quem estiver com tempo livre, o site ainda dispõe de um aplicativo de Roleta muito bacana, no qual um curta-metragem é selecionado aleatoriamente, conforme o gênero filtrado, para que você assista a ele.

Abaixo, aos interessados e curiosos, deixo alguns dos curtas dos quais mais gostei, seguidos de seus links no PortaCurtas.


Tarantino's Mind, de 2006

Selton Mello e Seu Jorge discutem casualmente, num bar, a obra cinematográfica de Quentin Tarantino e divagam a respeito das possíveis coincidências entre elas, além das inspirações que teriam levado o diretor a criá-las. Pulp Fiction, Kill Bill, Cães de Aluguel e alguns outros entram no papo.


Ilha das Flores, de 1989

Um dos documentários mais polêmicos e prestigiados em todo o Brasil. Ilha das Flores mostra diferentes retratos de uma sociedade consumista e repleta de contrastes sociais.



Dono de um título que dialoga com a obra de Machado de Assis, Olhos de Ressaca é um curta sobre a história de amor entre Vera e Gabriel, casados há 60 anos, que narra as memórias do romance de ambos de forma nostálgica e familiar, desde o início de tudo.


Ana Beatriz, de 2008

Ana Beatriz é a adaptação literária de um conto homônimo de Juliano Cazarré, quem, inclusive, faz a sua narração. Repleto de montagens que lhe renderam prêmios, o curta-metragem mostra a história do dia em que Ana Beatriz e Paulo Roberto, feitos um para o outro, muito curiosamente se conheceram.

Gosta de curtas? Já havia assistido a algum desses ou simplesmente apreciou a oportunidade de conhecê-los? Então não deixe de compartilhar seu comentário comigo.

0 comentários: